5 Coisas que acontecem no intercâmbio

Intercâmbio, para nossas gerações, não é uma simples palavra, hoje graças as novas tecnologias, redes sociais e o mundo globalizado, o intercâmbio virou um conceito mais próximo para todo mundo e para todas a idades, exemplo disso são todos os apaixonantes depoimentos no nosso Blog.

Untitled design (12)

Sem importar o motivo ou propósito do intercâmbio, o tempo ou o país, com certeza vai mudar a sua vida, depois da primeira experiência fora, você nunca mais será o mesmo.

Hoje nomeamos 5 pontos chave que, se você esta em duvida para decidir, irão te ajudar para dar o empurrãozinho que faltava.

Quebra de Paradigmas

Geralmente sem conhecer o país ou as pessoas que moram ali, nós, temos a tendência de julgar e de dar avaliações sobre coisas que muitas vezes nem conhecemos.

A maioria dessas vezes, são pensamentos errados, super positivos ou super negativos, mas nem tudo isso é verdade. As experiências são únicas e pessoais, você pode achar pessoas que amam e outras que odeiam o mesmo lugar.

Untitled design (16)

Quando você vai morar em outro país, numa outra cultura, todos os paradigmas que tinha na cabeça serão apagados e você ira comprovar pelos seus próprios olhos como é viver nesse lugar. Ira se apaixonar pelas coisas novas e diferentes. A diversidade do mundo vai te fascinar. Você ira entender e respeitar as costumes religiosos e culturais não só dos locais mas também dos outros estrangeiros.

IMG_20150908_204105

Provavelmente você perceba que os ingleses não são tão frios como tinham te falado, ou que nem todos os franceses são cheirosos. Você vai ver que a comida é tão boa como te falaram, ou se o inverno é tão frio como nos filmes. Você esta ali para viver e contar a sua própria historia, fazer os seus novos amigos e ter a sua própria experiencia.

Aprende a ser livre e se virar sozinho

Este é provavelmente o fato mais importante e apaixonante do intercâmbio.

Você esta sozinho,  mesmo que você esteja morando com uma família ou numa escola, as escolhas agora dependem de você, e esse fato só produz uma mistura de medo e liberdade.

Untitled design (14)

Agora você pode sair e chegar na hora que quiser, pode ir passear sem pedir permissão para ninguém, e essa autonomia é o sonho de todo mundo.

Mas mesmo que seja gostosa aquela liberdade chega com responsabilidades. As escolhas são inteiramente suas, então se der errado, pai ou mãe não estarão mais para te tirar do problema, é você e o mundo.

Machu Picchu, Peru
Machu Picchu, Peru

Quando você passa por aquelas situações incomodas, que te pedem energia extra e coragem para ser solucionadas, você se sente mais forte, amadurece com cada aprendizado, você olha para trás, e consegue ver que se virou sozinho. Não tem sensação mais legal do que sentir isso.

Você vira uma pessoa mais confiante, começa a gostar da solidão e do tempo para você, pois percebe que é capaz de fazer coisas que nunca tinha imaginado que poderia fazer.  E não tem escola ou faculdade que ajude a desenvolver isso de um jeito tão rápido e efetivo como um intercâmbio.

 

Aperfeiçoa o idioma

A grande maioria dos intercâmbios são propostos para aprender ou aperfeiçoar um idioma.

261922_240783372600892_811538_n
Turma do curso, dia da cultura Índia.

Não importa a complexidade do idioma ou quanto você estudou antes de chegar lá. As pessoas falam tão rápido, e com tantas gírias que vai levar um tempo para se acostumar.

russia
“Oi” em russo

Então você chega lá com essas bondades de ir na escola para aprender, mas depois percebe que o lugar onde você vai aprender a dominar o idioma é no dia dia.  No supermercado, no metro, no restaurante, no médico, no banco e assim.  Depois você estará falando do mesmo jeito que eles e vai perceber que a diferença do idioma aprendido no livro e na vida real é grande.     

 

Começa valorar todas as coisas que tem em casa

Quando você chega num lugar novo é normal que você tire foto de todo que você acha lindo, se encante por ruazinhas estreitas e coloridas, por prédios gigantes ou paisagens naturais, pode ser que se apaixone por comidas diferentes, pois seus olhos e todos os seus sentidos estão experienciando uma experiência única e diferente.

Untitled design (17)

Então só de pensar no pão de queijo e a coxinha de casa, você tem vontades de chorar, se esta assistindo o jogo de futebol, bate a saudades de escutar o Galvão na narração pois o jogo não é o mesmo com os comentários frios e sem emoção patriótica.

Estrada de Alto Paraíso de Goiás
Estrada de Alto Paraíso de Goiás

Mas quando você volta para casa, e fica imaginando como é ser turista no seu próprio país, percebe que aqui também tem coisas lindas dignas se de apaixonar, variedade e riqueza que antes de você sair do país não tinha nem percebido.

Faz amizades verdadeiras que perduram depois do intercâmbio

Quando você esta fora do seu circulo social, amigos da vida toda, conhecidos e familiares, você fica mais disposto para conhecer pessoas, você não tem preconceitos, não se importa de onde é, onde mora ou qual é a inclinação política. Você só quer ter amigos.

Untitled design (13)

Sem importar a duração do intercâmbio, os laços de amizade que se formam são incrivelmente fortes, você encontra melhores amigos, que viram sua família nesse país. São aqueles que dividem com você as experiências. São eles que te ajudam a suportar um dia ruim ou as saudades de casa.

amigos
Intercâmbio Russia, 2011

 

Intercâmbio é uma das melhores coisas que podem acontecer na vida de uma pessoa, pois não é positivo só para você, muitas outras pessoas estão se beneficiando com seu intercâmbio, você vira uma pessoa mais tolerante.

Acredito que se todas as pessoas do mundo fizessem um intercâmbio, sem importar idade, destino ou duração, o mundo seria um lugar melhor. Seria mais fácil entender  que a nossa verdadeira riqueza é a grande diversidade do mundo. 

 

Deixe uma resposta