Alquézar

Alquézar

Ultimamente eu venho descobrindo um novo estilo de viagem passeio, cidade grande não me encanta mais, pontos turísticos cheio de gente não me chamam mais a atenção! Descobri que o que me encanta são os pequenos vilarejos, esses sim tem me conquistado cada dia mais! E Alquézar se encaixa perfeitamente nesse perfil de passeio, sendo assim claro que o local me conquistou! Não só pelo seu vilarejo, mas o rio vero e os cânios tiveram grande influência nessa conquista 😉

Não que essa minha preferência tire destinos grandiosos da minha lista, é apenas uma preferência e não precisa ser uma regra!

Alquézar entra na lista dos pequenos encantos que eu venho descobrindo pela Espanha e Catalunha. O vilarejo está entre os 50 pueblos mais bonitos da Espanha.

 

Alquézar

Alquézar é um pueblo vilarejo que faz parte da província de Huesca. Situado sob uma pedra, o povoado não tem mais do que 300 habitantes, por isso o local é tão pequeno e tão charmoso.

O nome vem do Árabe, que significa fortaleza. O povoado originou-se de um castelo que abrigava sua população dentro da fortificação, com o tempo a população foi aumentando (não muito), então foi necessário expandir para fora das fortificações até chegar no modelo que está praticamente intacto até hoje.

Com características medievais a grande atração de Alquézar é se perder pelas ruelas (não se preocupem, não são muitas).  É um layout tipicamente muçulmana, ruas estreitas e altas, para proteger a população do vento e sol! Isso é bem real, pois quando fui conhecer a cidade estava bem calor e ao andar pelas ruas você sente um ar mais fresquinho, já que o sol não bate direto em você!

Ao chegar em Alquézar a gente logo se depara com um belo contraste de cores. O verde das montanhas que cercam a cidade e o marrom das pedras que levantaram esse charmoso vilarejo espanhol. Após conhece-lo também listei entre os meus preferidos, mas acho mesmo que preciso conhecer todos para avaliar melhor (nada boba heim)!

Como Chegar

A única opção para chegar até Alquézar é de carro.

Está à 260 Km de Barcelona e 120 Km de Zaragoza.

Alquézar
Alquézar

O que fazer

A cidade de Alquézar não tem muitas atrações turísticas, a atração é a própria cidade!

Alquézar
Alquézar

Além de caminhar pela cidade, vá até a Plaza Major uma pequena praça considerada a mais importante da cidade. No passado era ali que moravam os mais nobres! Uma coisa que eu reparei no pequeno vilarejo é que tem bastante padaria, então quem sabe seja uma boa pedida parar e tomar um café!

Alquézar
Alquézar

O ponto mais alto da cidade é a Igreja Colegiada de Sta. Maria, lá é possível entrar e fazer um passeio guiado por um custo de  € 2,50. Enquanto meu marido ficou tomando uma cerveja eu subi até lá para ver o que tinha e quando cheguei não sabia que tinha que pagar, como estava sem carteira voltei e vou confessar que a preguiça falou mais alto e eu não voltei. Coloquei a cabeça pra dentro e dei uma espiada, me pareceu um lugar super bacana e interessante.

Mas se você não quiser subir, vá até a sua entrada apenas, lá tem um mirador – Mirador O’Bicón. É possível ver o cânion do rio vero, posso garantir que o lugar rende boas fotos e boas inspirações! Não só a vista mas toda a praça é uma gracinha.

Alquézar - Mirador O'Bicón
Alquézar – Mirador O’Bicón

Cânion do Rio Vero

Para mim, o cânion matou a pau e bastou isso para me conquistar por completo!

Para os fãs de trilhas, esse é o lugar perfeito! Para os não tão fãs assim, eu recomendo mesmo assim, difícil você não curtir! A trilha tem dificuldade baixa, embora ela tenha uma descida, consequentemente uma subida um pouco mais pesada, vi muitas crianças e até mesmo idosos fazendo o percurso, cada um no seu tempo e sendo feliz!

O ponto alto para mim foi a caverna e acho que aqui é um ponto interessante para a gente continuar esse relato.

Alquézar
Alquézar
Alquézar
Alquézar
Verão

Se você for visitar o local no verão ao chegar na caverna a sua aventura só está começando, a partir daqui você pode começar uma trilha pelo rio vero, onde realmente você vai acompanhar a rachadura do cânion.

Uma caminhada muito tranquila, que é possível fazer grande parte pela margem do rio, mas particularmente o bacana mesmo é fazer pelo rio! Essa opção é um pouco mais cansativa, pois em alguns momentos a água chega no seu joelho, mas tá verão tá muito quente e tá tudo bem! Uma opção também é ir intercalando, água e margem…

Alquézar
Alquézar – Trilha Cânio do Rio Vero
Alquézar
Alquézar – Trilha Cânio do Rio Vero

A água é muito gelada e exatamente por esse motivo que EU ACHO que só é possível fazer no verão!

Essa caminhada pelo rio, nós levamos algo como 1 hora para percorrer, o nosso final se deu quando a água ultrapassava o umbigo – não por que representava perigo, mas sim por que a água estava muito gelada. Eu não cheguei a passar da água do joelho, meu marido foi um pouco mais ousado e nadou um pouco mais, o que podemos dizer é que o caminho continua e aí vai da sua coragem!

Nós vimos alguns grupos fazendo com roupa neoprene (da pra imaginar o gelo da água), então esse pessoal estava mergulhando tranquilamente, acredito que esse pessoal tenha ido até algumas outras cavernas e esses passeios você tem que comprar ainda no vilarejo de Alquézar.

Alquézar
Alquézar – Trilha Cânio do Rio Vero

Ao voltar para a caverna inicial, esse é o ponto onde o pessoal tira os tênnis, e deixa secando enquanto come um lanchinho e toma sol! Ao longo do caminho também vimos algumas pessoas tomando sol! Ou seja, é uma ótima opção para se refrescar no verão europeu!

Alquézar
Alquézar – Trilha Cânio do Rio Vero
Inverno

Ainda existe uma esperança para aqueles que vão no inverno, se você quiser mesmo entrar na água avalie com as agências se com a roupa neoprene é possível!

Mas, se você não quer arriscar tem uma outra opção de trilha, que é praticamente o caminho de ida e volta até a caverna. Esse caminho é circular e te permite admirar paisagens incríveis. A trilha é super bem sinalizada e segura. Não vai se esquecer da água heim…

Alquézar
Alquézar – Trilha

Para Comer

Aqui a dica não é de um restaurante, mas sim de uma localização! Assim que chegar em Alquézar, irá visualizar uma grande sacada com várias mesinhas e restaurantes, um mais charmoso que o outro. A vista não é nada mal e não tem nada para te atrapalhar! É só escolher o que mais te agradou e enjoy 😉

Eu já fui no inverno e no verão, achei curioso as duas fotos do mesmo lugar de ângulos diferentes! Mas da para ter uma ideia de como muda de uma estação para a outra!

 

1 comment

Deixe uma resposta