Besalú

Besalú

Eu tenho falado muito sobre os pequenos tesouros que venho encontrando pela Catalunha, nessa mesma linha, Besalú foi mais uma dessas descobertas! Um pequeno vilarejo – um pueblo que não tenho dúvidas que encanta qualquer turista que passe por ali.

Foi em um passeio de final de semana que eu descobri essa pequena e acolhedora cidadezinha!

Besalú

A cidade velha é  declarada bem cultural de interesse nacional, pelo seu grande valor arquitetônico. A origem da cidade foi o castelo de Besalú que está documentado no séc X , construído no topo de uma colina onde existem as ruínas da igreja de Santa Maria, da Idade Média.

O layout atual da cidade não corresponde fielmente ao seu estado original, mas permite a releitura da Idade Média com a existência de alguns edifícios importantes (vamos falar deles mais pra frente) a cidade leva o título de um dos mais importantes conjuntos medievais da Catalunha.

Como Chegar

Localizada na província de Girona, a 130 Km de Barcelona, para chegar até lá as únicas opções são: Carro ou Ônibus, porem as opções de ônibus são péssimas, pois dão uma volta enorme para chegar até o destino, ou seja, sobrou praticamente a opção de ir de carro.

Você pode optar por fazer um bate-volta de Barcelona, ou outra opção é planejar uma viagem pela província de Girona. Tenho certeza que a última opção é a melhor e você não vai se arrepender 😉

Você não levará mais de um dia ou até meio período para conhecer esse pequeno vilarejo, a cidade oferece visita guiada todos os dias, 12:00 (em catalão) às 17:00 em (em espanhol) é bom verificar os horários antes de partir, pois podem alterar nas diferentes estações do ano.

Atrações

Muito provável que o seu passeio comece pela ponte, que acaba sendo o cartão postal de Besalú e muitas vezes até da Catalunha, já que várias empresas utilizam essa imagem para vender a Catalunha.

A ponte medieval é do século XI e ao longo da história, foi reconstruída e reformada diversas vezes. Abuse das fotos nesse ponto e aposto que será difícil errar!

Besalú
Besalú

Outros pontos relevantes na cidade são as igrejas: Sant Vicenç de Besalú, Sant Pere de Besalú e Santa Maria de Besalú, exceto a última igreja que eu não fui, as outras duas não são possíveis entrar e existe um vidro onde você pode visualizar as igrejas.

 

Besalú
Sant Vicenç de Besalú

Besalú tem muitas influências judaicas e por isso uma das atrações principais é a Sinagoga de Besalú, onde existia o ritual dos banhos judaicos. Destacado pelo seu excelente estado de conservação é o terceiro em grau de importância, dos dez que existem na Europa

Uma cidade tão pequena e uma atração tão incrível, o Museu de Miniatura, são mais de 2.000 peças na exposição fixa. Quando falamos miniatura, é miniatura mesmo rs … imagina ver uma exposição com lupa, esse é o caso! Trabalhos feitos dentro de uma casaca de nozes, elefantes se equilibrando na ponta de um agulha e até camelos passeando dentro da agulha! Incrível o trabalho desses artistas.

Besalú
Micromundi – Besalú
Besalú
Micromundi – Besalú

Onde comer

Não precisei buscar muito para encontrar boas indicações de restaurantes em Besalú, mas foi quase que unanime as indicações do Amb els 5 sentits e lá fui eu pesquisar sobre o tal e acabei por fazer a minha reserva por lá também.

O restaurante é super pequeno (5 mesas), você é atendido pelo dono e é o próprio quem prepara a sua comida, por isso você pode imaginar que todo o processo é muito lento, mas vale a pena e assim você vai degustando toda a comida sem pressa de ir embora!

Lá funciona com menu fechado, por  € 16 com 5 pratos e bebida a parte! O mais bacana é que o menu é definido de acordo com a o que tem na feira, ou seja tudo fresquinho!

Indico que façam reserva.

Aqui eu deixo um vídeo que mostra um pouquinho do meu passeio por Besalú

Se você quer conhecer um pouco mais dos tesouros que já descobrimos por aqui, segue a minha lista 😉

Siurana

Monastério de Poblet

Congost de Mont-Rebei

Girona
Booking.com

2 comments

  1. oi Maytê… Tem toda razão! Basalú é uma graça de cidade.

    Eu passei alguns dias em Girona (cidade que adoro) e fomos de ônibus para Besalú. Passamos apenas uma manhã percorrendo as vielas da pequena cidade porque quase tudo estava fechado, acredita? Até o posto de informação turística, mesmo com o aviso na porta indicando que deveria estar aberto.

    Perguntamos aqui e acolá e ninguém soube responder porque alguns lugares, inclusive os banhos judaicos, que estava doida para visitar. De qq forma valeu cada hora que passamos na pequena cidade medieval.

    O texto está ótimo! Parabéns!
    beijos Ana

Deixe uma resposta