Cadaqués: um pequeno paraíso na terra

Cadaqués

Algumas curvas e o mar mediterrâneo separam esse pequeno paraíso do resto do universo: Cadaqués. Uma das vilas mais pintadas do mundo, aparece como destino no livro: 1.000 lugares para conhecer antes de morrer e serviu de refúgio para Salvador Dalí.

Uma vila de pescadores, localizada na Costa Brava na Catalunha deveria ser passagem obrigatória de todos os seres-humanos. Se dizem que quando passamos dessa para uma melhor nós vamos para o paraíso, pois bem, muito provável que esse tal paraíso seja aqui, em Cadaqués.

Longe dos holofotes turísticos internacionais o local é a menina dos olhos dos catalães. Ibiza pra quê? Deixa ela para os gringos. 😉

Para chegar só há duas maneiras: carro ou barco.

Se você ainda não tem um barquinho para chamar de seu e atracar no mediterrâneo, talvez te reste uma única opção, o carro.

Não fique triste, o trajeto é tão cativante quanto as águas do mar. Aqui o “sacolejo” do barco pode ficar por conta das inúmeras curvas que serpenteiam as montanhas que escondem o nosso pequeno paraíso.

Cadaqués
Cadaqués

Descobrir as ruelas desse vilarejo é uma grande atração. Outra opção bastante óbvia é: curtir a praia. Minha passagem pelo paraíso foi breve (será que não fui uma boa menina?) e a opção de tomar um banho de mar passou um pouco longe dos meus planos. Sendo assim, meio período para explorar vilarejo foi suficiente para me apaixonar e querer voltar por um final de semana inteiro.

Cadaqués
Cadaqués

Salvador Dali que nasceu na região, escolheu a cidade para ser o seu local de veraneio (ele com certeza foi muito bom com o cara lá de cima para merecer isso), hoje a casa virou museu e o próprio ganhou uma estátua localizada de frente pro mar mediterrâneo.  

Cadaqués
Cadaqués

Confesso que a única coisa que passou pela minha cabeça foi mesmo explorar aquele pedacinho da terra. Flanei sem rumo e sem direção por toda a orla. Quando me dei conta, havia andado de uma ponta a outra.

Leia também: Besalú, mais um vilarejo da região.

Cadaqués
Cadaqués

Olhar a cidade de frente é fascinante. As casinhas que estão todas desalinhadas deixariam qualquer perfeccionista maluco, mas a mim, me encantaram. Branco e azul, são as duas cores que vão enxergar, como se fosse a Grécia as casas estão todas decoradas com portas e janelas do mesma tom, a cor do mar.

Cadaqués
Cadaqués

Ops, me enganei com as cores. O laranja dos telhados também estão a vista e são os próprios que mostram todo o desalinhamento e o charme das construções.

Já sobre o mar, o que era pra ser de uma única cor também vira uma aquarela. As pequenas embarcações dos pescadores tomar conta das águas e me levam a uma reflexão: como será que é sair para o trabalho e voltar para a casa todos os dias com essa vista?

Eu não sei pescar, mas se alguém estiver precisando de estagiário eu estou me candidatando.

Cadaqués
Cadaqués

Em pouco tempo é possível compreender o motivo da vila ser fonte de inspiração dos artistas. Eu que não tenho o dom da pintura me contento com os portas retratos e a lembrança de um paraíso.

A vila está localizado a 170 Km de Barcelona e 73 Km de Girona.

Cadaqués
Cadaqués

1 comment

Deixe uma resposta