Cordes-sur-ciel o vilarejo mais bonito da França

Em 2014 Cordes-sur-ciel foi eleita pelo programa Le Village préféré Fraçais como o vilarejo mais bonito da França, sendo assim você pode imaginar o que vem por aí né ?

Cordes foi construída entre 1.222 e 1.229 no topo de uma montanha, além das sua defesa natural em forma de falésias, o vilarejo medieval também conta com a construção de dois muros que protegem várias ruelas charmosas que dão vida a uma cidade que mais parece um labirinto. Foi a primeira e a mais importe cidade fortificada da época.

Localizada a 85 Km de Touluse, é possível chegar até Cordes de ônibus ou de carro, independente da sua opção você terá que parar o carro nos pés de Puech de Mordagne é usar todo o seu fôlego para subir até o topo da cidade, o fôlego não é só para a caminhada, mas também para o caminho que é lindo.

Fato que existe uma subida bem malandra, porem o passeio é praticamente essa caminhada. Não tem outra maneira de conhecer Cordes que não seja na caminhada. Sobe e desce, para uma lado e para outro, se perde se acha… mas uma coisa eu te garanto: Vale a pena!

Cordes-sur-Ciel - França
Cordes-sur-Ciel – França

É difícil usar adjetivos diferentes de Albi, pois as duas cidades parecem vilarejos de filmes! Nós chegamos em Cordes já no final do dia, por volta das 16:00 e a ideia era realmente chegar até o pico e voltar, em passos rápidos, afinal nós tínhamos reserva para um jantar fora da cidade, mas não foi possível passar por esse lugar tão encantador como um furacão, mudanças de planos e lá ficamos até às 21:00.

A subida foi lenta, mas de forma alguma pelo cansaço e sim pelas inúmeras fotos que fomos tirando a cada novo passo a cada curva! Acho que quem construiu essas casinhas pensou estrategicamente na localização de cada uma, junto com a sua arquitetura mais as suas cores! Era impossível fazer uma curva na cidade labirinto e não soltar algo como: Nossa que lindo!

Cordes-sur-Ciel - França
Cordes-sur-Ciel – França

Para chegar até o ponto mais alto, vamos avistar casas e mais casa, uma mais charmosa que a outra, e ao chegar no topo vem a recompensa (como se ela ainda não tivesse vindo) inúmeros restaurantes bonitinhos, com as suas mesinhas na praça te convidando para degustar da gastronomia francesa. Mais alguns passos e temos uma bela vista de toda a cidade, busque o seu lugar na grande sacada e se prepare para uns par de cliques novamente.

Cordes-sur-Ciel - França
Cordes-sur-Ciel – França

O que não falta por lá também são lojinhas, desde artesanato local até açougues e vendas de foie gra, que inclusive tem uma loja que já ganhou vários prêmios como o melhor da França (responsabilidade né ?). Se você fala francês ou não, não importa. Seja simpático, sorriso no rosto e comece a conversa com um bom Bonjour, assim com certeza você será acolhido por esse povo que é sim muito simpático.

Como você já deve ter percebido pelas fotos, salto alto é algo que você deve esquecer, o local pede um sapato confortável para que nada estrague o seu passeio!

Cordes-sur-Ciel - França
Cordes-sur-Ciel – França
Cordes-sur-Ciel - França
Cordes-sur-Ciel – França

As lojinhas começaram a fechar por volta das 19:00 e então decidimos que jantaríamos por lá e entre tantas dúvidas do qual restaurante escolher, escolhemos o Terrase sur ciel, não sei se foi a melhor escolha, mas sem sombra de dúvidas não nós arrependemos e o jantar + a vista + o atendimento fechou com chave de ouro aquele dia incrível que vivemos nos vilarejos franceses: Cordes e Albi.

O restaurante tinha vista para os campos de plantações, a dona do restaurante nos atendeu arranhando um português e sem cara feia quando viu que não iria rolar, partiu para o inglês mesmo.

A escolha do prato foi unanime e todo mundo optou pelo pato, que estava divino (A fome era tanta e a cara tão boa, que me desculpem, mas não rolou nem foto).

Ao finalizar nosso jantar, hora da caminhada e tudo que sobe desce então lá fomos nós descer com as ruazinhas todas vazias só aguardando mais uma porrada de cliques.

Cordes-sur-Ciel - França
Cordes-sur-Ciel – França
Cordes-sur-Ciel - França
Cordes-sur-Ciel – França

Cordes sur Ciel é o significado de Cordes no céu, a cidade leva esse nome devido ao fenômeno sazonal que ocorre na primavera e outono, muita névoa se forma no pé da Puech de Mordagne fazendo com que a cidade tenha uma aparência de estar acima das nuvens, algo como estar flutuando – Cordes no céu!

Se você ainda não leu nosso post de Albi, clique aqui! É possível fazer as duas no mesmo dia com bastante tranquilidade (apenas se atente no inverno com o horário que escurece).

 

1 comment

Deixe uma resposta