Final de semana em Rio 2016

Por estes dias, o nosso Brasil esta tendo um dos eventos esportivos mais importantes do mundo: Os Jogos Olímpicos Rio 2016, e nós não poderíamos ficar sem viver um pouquinho dessa experiência. Mais um evento riscado da minha Bucket List.

Confesso que uma viagem dessa não estava nos planos, mas depois da fantástica abertura do Rio 2016 meu coração e o do meu namorado estava gritando sem parar: Vamos para Rio agora!

Então este post é sobre a nossa inesperada aventura em Rio 2016. De longe, uma das mais incríveis e diversas viagens que já fiz e nem sequer foi planejada.

Vamos para Rio:

Meses e dias antes de começar o tão esperado evento só saia nas noticias as calamidades sociais, os gastos desnecessários, a corrupção e todos os problemas que foram gerados por trazer os Jogos Olímpicos para o Brasil.

Para ninguém é um segredo a lamentável situação política, econômica e social pela qual está atravessando o Brasil, mas para ser sincera, acho que pelo fato de ser estrangeira, sou muito mais positiva e não critico tanto. (coisa que não faço com meu próprio país)

Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro, Brasil

Para minha surpresa e a do mundo inteiro (…sim o mundo inteiro) na noite da sexta feira 5 de agosto,  sentada de frente para a TV, assistindo um dos shows mais lindos que já vi. Fiquei ansiosa para saber o que o Brasil iria mostrar para o mundo, mas nunca imaginei que fosse uma coisa tão linda e bem feita, e então o arrependimento chegou por não ter assistido o espetáculo ao vivo.

Foi assim que meu namorado e eu começamos pensar: Quando será que os Jogos Olímpicos voltarão para o Brasil? Quando será que nós poderemos ir de novo?… por muita sorte que tivéssemos seria no mínimo mais uns quatro anos e em Tokyo… um pouquinho longe né?

Alguns amigos próximos iriam viajar para o Rio e então a gente viu que não era impossível. Entramos no site das entradas para os jogos e embora algumas fossem muito caros como natação, tinha algumas mais aceitáveis como volei, atletismo e ginástica.

Como chegamos

Como não estávamos de férias, teríamos que viajar só no final de semana e aproveitar o máximo de tempo para todas as coisas, então fomos de ônibus desde São Paulo até Rio na noite da sexta feira.

Dormimos no ônibus e quanto acordamos já estávamos no terminal rodoviário do Rio.

Com wi-fi, ponto de informação e ponto para carregar bateria do celular a Rodoviária do Rio estava lotada de pessoas, parecia muito organizada, cheia de segurança e preparada para um evento mundial.

Compramos os cartões de transporte especiais para as Olimpíadas, validos por um dia por um valor de 25 reais e começamos o nosso passeio.

O Rio que não conhecia

A primeira vez que fui ao Rio, conheci o Pão de Açúcar, o Cristo redentor, as lindas praias de Copacabana, Ipanema, o bairro de Lapa, etc. Mas desta vez pelas coisas do destino fomos ao centro do Rio, um centro  linda muito colonial e com uma perceptível influência portuguesa nas construções.

Centro de Rio de Janeiro, Brasil
Centro de Rio de Janeiro, Brasil

Caminhando pelo centro achamos um parque muito lindo cheio de bichos como patos, gatos e cutias: Campo de Santana. Um lugar perfeito, enfeitado de monumentos, escondido no centro da cidade e cheio de calma e paz.

Parque .. Rio de Janeiro
Parque Campo de Santana, Rio de Janeiro

Depois de caminhar no parque fomos na tradicional padaria Colombo, um lugar perfeito para tomar um cafezinho e um docinho.

Padaria Colombo, Rio de Janeiro
Padaria Colombo, Rio de Janeiro

Boulevard Olímpico:

Boulevard Olímpico, Rio 2016
Boulevard Olímpico, Rio 2016

Este lugar foi um dos que mais gostei do Rio 2016. São quase 3 km de Boulevard, onde todo o mundo pode vir, a entrada é liberada e esta cheio de eventos e atrações, shows musicais e apresentações culturais.

É aqui onde esta a Tocha Olímpica da cidade.

Igreja da Candelária, Rio de Janeiro, Brasil
Igreja da Candelária, Rio de Janeiro, Brasil

Localizado no Píer Mauá, uma perfeita paisagem de mar e ambiente de festa.

Uma das maiores atrações era o Museu do Amanha, pela quantidade de pessoas, o museu estava aberto só para quem tivesse comprado entradas pelo site, assim ficamos sem entrar. Mas só por fora é lindo de mais, é sem dúvidas uma construção que muda o resto dessa parte da cidade.

Museu do Amanhã
Museu do Amanhã
Museu do Amanhã
Museu do Amanhã

No Boulevard você podia saltar de bungee jumping, subir de Balão. Também tinha o mapa da cidade feito em Lego e bem do lado do Museu do Amanhã estava o 14-bIS utilizado na cerimônia de abertura dos jogos.

Boulevard Olímpico, Rio 2016
Boulevard Olímpico, Rio 2016

Um verdadeiro boulevard cheio de pessoas de todas as nacionalidades que você pode imaginar, e muitas coisas divertidas para fazer.

Estação VLT, Rio de Janeiro
Estação VLT, Rio de Janeiro

Cidade Olímpica

Muito longe dos lugares tradicionais da Cidade Maravilhosa, estava a Cidade Olímpica. Deu mais ou menos uma hora de viajem de trasporte público para chegar. Foi aqui que assistimos a final de ginástica.

Vinicius, Mascote oficial do Rio 2016
Vinicius, Mascote oficial do Rio 2016

Um espaço muito grande e incrivelmente organizado cheio de espaços para os jogos, pequenos estádios, quadras de tênis, construções modernas e muito bonitas. Pessoas caminhando, tirando fotos, curtindo do espetáculo de todos os países falando todos os idiomas, fazendo do esporte uma verdadeira festa.

Cidade Olímpica, Rio 2016
Cidade Olímpica, Rio 2016

 

Jogos

Rio 2016
Cidade Olímpica, Rio 2016

A sensação de estar lá, nesse lugar que você sempre imaginou e viu da TV da sua casa, é muito bizarra. A sensação de ver os esportistas olímpicos na vida real e fazer parte dessa grande historia é umas das coisas mais legais que já senti na minha vida. É só admiração e inspiração por aqueles que seu propósito na vida não é mais que bater records.

Atletismo

O primeiro esporte que vimos foi o Atletismo,  vimos a emocionante carreira do inglês Mo Farah, que caiu e mesmo assim ganhou a medalha de ouro, eventos aconteceram na hora marcada, sistemas de ingresso, informação e segurança muito alta.

Estadio de Atletismo, Rio 2016
Estadio de Atletismo, Rio 2016

Volleyball

No dia seguinte no Maracanazinho, fomos ver Volei Feminino: Holanda Vs Servia, um jogo muito emocionante e uns espectadores muito animados.

Volley, Rio 2016
Volleyball, Rio 2016

Ginastica

Pois é, pelas fortunas da vida fomos na final da ginástica individual e com muita emoção vimos o Arthur e Diego subir no pódio.

Eu não sou brasileira mas aprendi a querer este país e posso falar que as lágrimas saíram com as bandeiras verde-amarelas e toda a tribuna gritando e batendo palmas de felicidade.

Ginastica, Rio 2016
Final de ginástica Masculina, Rio 2016

As olimpíadas ainda não acabaram, mas já estou sentindo saudades do tempo tão legal e da energia festiva e agradável dos cariocas, saudades de encontrar pessoas de outros países, tentar adivinhar o idioma que falam e torcer por seleções estrangeiras.

O mundo inteiro agora passou os olhos no Rio e no Brasil, quanta diversidade cultural, idiomas, esportes, raças, cores, costumes e crenças religiosas foram reunidos no Brasil e nós estivemos aqui para viver o acontecimento que com certeza ira fazer história do país e da América Latina.

Brasil demonstrou a potência que tem e foi exemplo para muitos países. Fico pensando no que o Brasil poderia chegar a ser se não tivesse corrupção.

Rio 2016
Cidade Olímpica, Rio 2016

 

2 comments

Deixe uma resposta