Monastério de Poblet – Catalunha

Ir até o Monastério de Poblet me abriu a mente para algo que dificilmente eu paro para refletir, estilo de vida, o que e como cada pessoa escolhe para sí mesmo! É engraçado como somos egoístas de acreditar que o melhor estilo de vida é o qual nós levamos. Não existe um certo ou um errado, existem apenas estilos de vida diferentes! Imaginar que uma pessoa optou que o resto da sua vida ela irá se dedicar para as orações, é um tanto quanto curioso. Confesso que antes desse passeio esse estilo de vida, de pessoas que optam levar uma vida totalmente afastada da sociedade, para mim era algo inimaginável.

Cheguei lá por indicação de uma amiga, foi muito interessante fazer esse tour e ver de perto como vivem os monges e finalizar o passeio com um almoço super delicioso dentro do próprio monastério.

Poblet está à 120 Km de Barcelona, localizado aos pés das Montanhas Prades, nós que fomos de Prades até Poblet aproveitamos a vista do caminho até lá que é super bonita, pois vamos cortando as montanhas.

O Monastério foi fundado em 1151, por monges cistercienses (é uma ordem monástica católica reformada) da França. Em 1835,  foi fechado devido a desamortização da Espanha e ainda no mesmo ano, o mosteiro foi saqueado, todas as valiosas pinturas e móveis foram roubados. Também partes do mosteiro foram destruídos devido a incêndios. Em 1940 o mosteiro foi refundado por monges italianos da mesma ordem e reparação e uma reconstrução começou, assim a vida monástica voltou para a abadia.

O Monstério de Poblet é um dos maiores e mais completos abadias cistercienses do mundo e o maior mosteiro habitado da Europa

Em 1991 foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Em um passeio guiado pelos aposentos interno é possível conhecer áreas ainda muito bem conservadas, que incluem a igreja, cozinha, refeitório, claustro, sala do capítulo, dormitório, biblioteca. Alguns já não mais utilizados.

Monastério de Poblet - Catalunha
Monastério de Poblet – Catalunha

O tour começou pelo claustro, um lugar como você deve imaginar calmo e iluminado para que os monges possam encontrar a sua paz, ou como disse o guia: Um encontro com si, juntamente com o criador.

A arquitetura do local é no estilo gótico. Seguimos então para conhecer a antiga cozinha e refeitório onde é possível visualizar uma fonte, local onde os monges lavam as mãos antes da alimentação. O grupo se reúne para as alimentações em silêncio para escutar a palavra de Deus que é proclamada no inicio de cada refeição.

Monastério de Poblet - Catalunha
Monastério de Poblet – Catalunha

O atual refeitório é possível olhar apenas pelo vidro, não é permitido a entrada, porem já é possível visualizar como é feita a organização para esse momento. Seguimos então para o próximo aposento que é a sala do capítulo, local onde os monges se encontram para se discutir tanto as regras da ordem como questões relacionadas com a administração do mosteiro.

Esse é um dos poucos lugares dentro de um monastério onde os monges se comunicam uns com os outros.

Monastério de Poblet - Catalunha
Monastério de Poblet – Catalunha

Seguimos então para a biblioteca, onde também não é permitido entrar, permitido apenas observar por um vidro. Local onde os monges passam a maior parte do seu tempo, já que a vida deles é dedica a leitura e também as orações.

Antes de passar para o segundo piso, passamos pela igreja que é super rica nos detalhes! A parte superior do altar é toda trabalhada na pedra formando as esculturas de diversos santos importantes para a região. Por fim, passamos para a parte superior onde eram os antigos dormitórios.

Monastério de Poblet - Catalunha
Monastério de Poblet – Catalunha

Para finalizar o passeio, nós almoçamos no restaurante do Monastério que foi construído para que os monges possam receber os seus familiares em datas especiais. Para esse almoço é necessário fazer reserva,  você pode reservar o tour guiado mais o almoço e ter desconto no valor do almoço que vale muito a pena, pois o restaurante é muito bom.

Não deixe de passar na lojinha para ver os produtos que são feitos ali mesmo, eu comprei um aceto balsâmico incrivelmente delicioso.

O monastério de Poblet pode ser feito em duas horas, mais o almoço. No mesmo dia você pode ir até Siurana ou passar por MontSerrat e seguir viagem para Poblet.

 

Deixe uma resposta