Um tesouro da Catalunha – Congost de Mont-Rebei

Desfiladero de Mont-rebei

Sabe aquele lugar que você vai visitar e não está com muita expectativa, mas ao chegar lá você se apaixona? Congost de Mont-Rebei me conquistou! Roubou meu coração e ganhou o meu sorriso por um domingo inteiro, pois para cada lado que eu olhava eu não conseguia conter aquele ar de boba apaixonada!

Escondido entre as montanhas pré-Pirineus, o destino está fora da rota dos turistas que optam por conhecer as metrópoles da Espanha. Mas, talvez, depois desse post você queira incluí-lo na sua wish-list.

Era um domingo qualquer, desses que meu marido e eu levantamos cedo e partimos para mais um passeio de exploração pela região. A estrada como sempre já havia me cativado. Campos e mais campos de plantação de trigo me faziam imaginar que estava atravessando uma mina do tesouro encantado. O dourado do grão na sua quantidade abundante espalhada por um campo de perder de vista me remeteu ao ouro. Este por sua vez me remeteu a uma joia e sem pensar em bem materiais, sentia que estava no caminho certo. Seguindo ao encontro de algo muito precioso.

Congost de Mont-Rebei - Catalunha
Congost de Mont-Rebei – Catalunha

Ao estacionar o carro, como dois europeus pegamos nossas mochilas com água e comida. Afinal, seriam 3 horas de caminhada. Eu, um pouco sem preparo físico, estava psicologicamente preparada para 3 sofridas horas de caminhada. Engano meu, a beleza seria tanta que eu não iria nem sentir passar.

Começamos. Até então nada de mais, atravessamos uma ponte, um mato um pouco mais alto do que o desejado que incomodava a canela. Um pouco de longe eu avistava a água e alguns aventureiras que iriam fazer o mesmo percurso a remo.

Leia também: Siurana, entre os mais bonitos pueblos da Espanha!

Atravessamos um pequeno trajeto de mata fechada. Propositalmente, eu penso, para que então a surpresa ao sair de lá fosse ainda maior. A mata se abriu e me deparei com uma água verde leitosa que eu nunca tinha visto na vida. Fico me perguntando se algum dia irei encontrar aquela água em outro lugar?

Desfiladero de Mont-rebei - Catalunha
Congost de Mont-Rebei – Catalunha

Tive que parar e ficar admirando. Logo imaginei que as três horas de caminhada iriam subir para no mínimo quatro. O rio que iria cortar os canyons ainda estava na mesma altura que a minha, estávamos lado a lado. Eu iria acompanhá-lo o tempo todo e seria um prazer tê-lo ao longo dessa caminhada.  Aquela imensidão verde da água pouco a pouco ganhava pontinhos coloridos dos caiaques deixando a paisagem ainda mais deslumbrante.

Conforme seguíamos o caminho, o rio ia ficando para baixo e o desfiladeiro mais alto. Consequentemente, mais emocionante. As montanhas que serviam de passagem, na verdade eram pedras escavadas, esculpidas especialmente para transformar aquela experiência ainda mais especial. Os caminhos construídos definiam a silhueta da pedra, que sem proteção alguma poderia ser um passeio torturante para qualquer um que sofre de vertigem ou tem medo de altura.

Desfiladero de Mont-rebei - Catalunha
Congost de Mont-Rebei – Catalunha

Ao alcançar o ponto mais alto, você estará a 30 metros de altura do rio que corre calmamente lá embaixo. De lá, a paisagem se transforma, nem mais ou menos bonita, apenas diferente. O rio parece ficar estreito ao passar entre as altas rochas que foram divididas pela água.

Leia também: Montserrat, um bate-volta de Barcelona

Eu disse que o caminho talvez fosse um pouco mais demorado, para os momentos de contemplação. Calculei que esse tempo seria ainda maior ao avistar os banquinhos que foram estrategicamente colocados na beira do penhasco. Para descanso ou para admirar, tanto faz, use-o como quiser só não deixe de curtir cada vista deste lugar mágico.

Desfiladero de Mont-rebei - Catalunha
Congost de Mont-Rebei – Catalunha

Era hora de voltar. Embora não tivéssemos sentido as pernas doerem em nenhum momento, sabíamos que tudo que vai volta. Se quiser continuar, o parque oferece outras duas trilhas que são um pouco mais longas. Optamos pela trilha: Camino del Desfiladero. Ao entrar no parque você pode pegar o mapa do local que contém todas as trilhas e o mapa. As rotas são muito bem sinalizadas ao longo de todo o trajeto. Para entrar no parque, tem um custo de €4, por carro. O local oferece toda estrutura de banheiro e espaços para piquenique. Tá aí uma boa ideia para você fazer assim que retornar do seu passeio.

Desfiladero de Mont-rebei - Catalunha
Congost de Mont-Rebei – Catalunha

Para quem estiver em Barcelona, serão 236 Km que é possível fazer apenas de carro. Se estiver na região na época da primavera e verão saiba que por aqui escurece mais tarde nesse período. Aproveite o dia com  mais de 10 horas de luz. Saindo de Barcelona, siga essa estrada.

Desfiladero de Mont-rebei - Catalunha
Congost de Mont-Rebei – Catalunha

Além do passeio e da paisagem, eu fiquei fascinada pela quantidade de crianças e idosos que estavam realizando essa trilha. Só provou que mesmo sendo um penhasco sem proteção, o local é seguro e um verdadeiro tesouro.

13 comments

  1. Caramba que lugar fantástico, nunca tinha ouvido falar.
    É a melhor sensação quando vamos sem muita expectativa e nos surpreendemos tanto né. Amei o post, deu pra sentir nas palavras o quanto você ficou apaixonada pelo lugar.

    1. Que bom que gostou =D Muito obrigada! A trilha fica dentro de um parque e é muito segura. Encontrei com muitas famílias ao longo do trajeto. É sim, no final do trajeto você vai pegar cerce de 15 minutos de estrada de terra que é só seguir as placas que você chega lá de primeira. 😉 Mas é só colocar no Maps e seguir.

Deixe uma resposta