Estudar uma Pós-Graduação em Barcelona na Espanha

Pós Graduação Barcelona

Hoje o #Partiu conta a história de um colega da blogosfera, o Christian do blog TurMundial.  Ele colocou o pé na estrada para estudar e ampliar seu conhecimento, se você pensou em um intercâmbio de línguas, se enganou. Christian se mudou para Barcelona para realizar uma Pós-Graduação. Confira como foi todo o processo para essa mudança.

Por: Christian Gutierrez


Muitas pessoas saem do país para fazer um intercâmbio, aprender uma nova língua, mas você já pensou em ir para fora do Brasil fazer uma Pós-Graduação ou Mestrado?

Nesse post vou contar como foi minha experiência em fazer uma pós-graduação em Marketing na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona na Espanha.

No começo eu tinha muitas dúvidas, como faria para fazer a inscrição, como validar minha graduação, em que país poderia concluir esses estudos, como conseguir o visto de estudante, como seria morar fora, como seria morar com estranhos, eram tantas perguntas que deixa a gente até meio louco, mas temos que colocar uma ordem em tudo isso e ir atrás do sonho.

Primeiro decidi o país onde eu queria ir, como sou descendente de espanhol e já sabia falar a língua, decidi que iria para a Espanha, mas aí veio a próxima dúvida em qual cidade eu iria morar e estudar? Pensei primeiro em ir para Granada na terra dos meus avós, até cheguei a conversar com as pessoas da Universidade de Granada, escolhi o curso e até já estava aprovado, mas apareceu uma outra ideia, a de morar numa cidade com praia, pois antes morava em São Paulo, e o que faz falta em São Paulo é uma praia, então pensei vou para Barcelona, pronto tinha decidido o país e a cidade.

Pós Graduação Barcelona
Barcelona

Então comecei a pesquisar sobre as universidades de Barcelona, fiz muitas pesquisas mas não sei porque naquele momento escolhi a Universidade Pompeu Fabra, nem sabia que ela era uma das melhores faculdades da Espanha, em 2016 ela foi escolhida como a melhor universidade.

Acho que escolhi essa universidade pois tudo poderia ser feito pela internet, o que facilita demais, a inscrição, o envio dos documentos, o pagamento poderia ser feito por transferência bancária, depois de feita a inscrição os passos seguintes eram: enviar meu currículo, enviar os documentos da faculdade que tinha feito, isso tudo por internet e depois teria uma entrevista, mas como estava no Brasil nem foi preciso fazer a entrevista, depois de alguns dias chegou a resposta da Pompeu Fabra falando que eu tinha sido aprovado.

Depois disso tive que ir atrás de legalizar os documentos da minha faculdade no Brasil e fazer as traduções juramentadas.

Pós Graduação Barcelona
Barcelona

E enfim fazer o pagamento do curso, uma dica muito importante para quem tem a cidadania europeia os preços são mais ou menos uns 70% mais barato que para os não europeus.

A última coisa que fiz foi o visto de estudante, na época eu ainda não tinha a cidadania espanhola, fiz todo o processo juntei todos os documentos, mas mesmo assim o visto demorou muito para sair, queria chegar um mês antes do curso para melhorar meu espanhol, mas só consegui o visto para a semana em que começava o curso, mas no final deu certo.

Falarei agora mais da vida na Espanha, logo que cheguei em Barcelona fiquei em uma hospedaria que reservei por um mês (reservei do Brasil).

No primeiro mês estava fazendo a pós-graduação no período noturno e de manhã estava fazendo um curso de espanhol para melhorar o espanhol.

Depois tive que ir atrás de um apartamento compartilhado, isso pode ser rápido ou lento, pois você visitará vários apartamentos, mas o pessoal que decidirá se você será escolhido ou não, é quase um emprego rsrs, visitei umas 7 casas, até que, enfim fui escolhido, era um apartamento bom, com tudo e um quarto até que grande, perto do metrô e da Igreja da Sagrada Família, pagava mais ou menos 400 euros por mês com tudo incluído (gás, luz, internet, água, e aluguel).

Morar com outras pessoas pode ser muito legal mas pode ter alguns problemas, como seus amigos do apartamento não limparem a casa, brigas por espaço na geladeira, etc, convivência com pessoas diferentes de você né…

Na primeira casa que morei, tinha um holandês que morava junto, juro ele deixou um frango assado no forno, por mais de um mês, acredite se quiser e me recusei a tirar pois ele era muito folgado, então imagina a maravilha né?

Na outra casa no final da minha estadia, tiveram 2 suecos que eram muitos fedidos, o pior era que para lavar a minha roupa tinha que passar pelo quarto de um deles, e o cheiro era terrível, parecia que alguém tinha morrido ali há uns 5 meses.

Mas fiz grandes amizades com um italiano que também morava no mesmo apartamento, somos amigos até hoje.

Pós Graduação Barcelona
Pós Graduação Barcelona

Fiz muitos amigos na faculdade, no curso de espanhol e com o pessoal que dividia o apartamento comigo, alguns desses tenho amizade até hoje, mas ás vezes sentia falta da família e amigos, normal né?

Quem faz uma pós-graduação na Espanha pode fazer um tipo de estágio que eles chamam de becas, consegui fazer esse estágio em um escritório da Mapfre, o salário é pequeno mais foi muito importante para mim, naquele momento e para o meu futuro.

Fazer uma pós em outra língua no começo é bem difícil pois tinha que prestar muita atenção no que os professores falavam, mas com o tempo foi ficando mais fácil.

Outra coisa difícil foi fazer o trabalho do final de curso, até pedi para uma amiga da faculdade revisar, por causa do espanhol.

A maioria dos professores eram muito bons, o curso foi excelente, e a faculdade é muito boa, super recomendo.

Aproveitei bem a vida em Barcelona, a cidade tem muitas festas, bares, restaurantes, além das praias e montanhas perto da cidade.

Pós Graduação Barcelona
Pós Graduação Barcelona

Fui visitar outros países, como a França, a Itália, e a Suécia, além de muitas cidades da Espanha, como Madrid, Puigcerdá e Ibiza.

Passei por muitas experiências boas e ruins, as boas foram muito maiores, em comparação com as ruins, e elas ajudam você a vencer na vida.

A vida de estudante na Europa é muito boa, foi uma experiência muito importante, valeu cada centavo que investi nisso.

Depois do curso voltei para o Brasil, com essa experiência de vida, acabei sendo recontratado pela mesma empresa multinacional em que estava antes, e ainda com um grande crescimento de cargo e de salário, pois no Brasil as empresas dão muita importância para estudos fora do país, ainda mais quando se é uma universidade tão bem conceituada.

Pós Graduação Barcelona
Pós Graduação Barcelona

Espero ter ajudado um pouco na sua decisão de estudar fora.

O Christian mora até hoje em Barcelona e em seu blog TurMundial tem muitas dicas da cidade e também de outras viagens. 😉

Deixe uma resposta