Descubra Saint Paul de Vence – A Cotê d’Azur com a graça das vilas francesas

Saint Paul de Vence - França

Ao cruzar o muro e atravessar o portão de entrada de Saint Paul de Vence foi como segurar uma obra de arte em minhas mãos. Posicioná-la diante dos meus olhos e dedicar algumas poucas horas para apreciá-la.

O cinza das pedras se misturava com o cinza de um dia nublado, mas a Vila dos Artistas (como é conhecida) não estava na seleta lista dos 1.000 lugares para visitar antes de morrer à toa. Eu iria em busca da magia daquele pequeno vilarejo.

Saint Paul de Vence - França
Saint Paul de Vence – França

Não demorei muito para descobrir que o fascínio de St. Paul de Vence estava escondido entre as vielas e os pitorescos becos da vila. A impressão de estar admirando uma obra de arte não se deu simplesmente pela beleza e charme do local, mas o contexto artístico está no ar que a gente respira pelo povoado.

A beleza dos arredores e a singularidade de cada cantinho desse lugar inspirou inúmeros artistas e hoje em dia passou a ser endereço fixo daqueles que resolveram se instalar na aldeia. Das mais caras as mais baratas, das tradicionais às contemporâneas, as galerias de arte estão espalhadas por todos os lados e merecem serem apreciadas.

Como um traço reto em sua tela, comece a explorar e caminhar lentamente pela Rue Grande, embora seja considerada a rua principal permita-se descobrir cada beco que avistar. Dedique atenção para os detalhes e perca-se no labirinto de ruas encantadoras. Jardins, fontes, portões, varandas e janelas maravilhosas e você rapidamente irá entender o porquê Saint Paul de Vence é um tema favorito para os fotógrafos.

Foi em 1388 que a vila se tornou uma cidade fortificada, devido a sua posição estratégica no topo de uma montanha. Hoje sua tal localização estratégica vira um presente para os que gostam de uma bela paisagem. Nos dias de sol é possível avistar o mar mediterrâneo como plano de fundo. Basta caminhar pelas ruelas rente ao muro e de tempos em tempos encontrará os mirantes para admirar uma outra versão desse vilarejo.

St. Paul de Vence faz jus a sua reputação, considerada uma pequena aldeia francesa e com pouca estrutura para receber os milhares de turistas que invadem a vila no verão a dica é para que você chegue cedo. No caso de estar de carro vá com paciência para encontrar uma vaga no estacionamento.

Leia também: Cassis: o essencial para conhecer e se apaixonar pela Cotê d’Azur

Outra opção é contratar serviços de excursões que podem ser adquiridas em Nice ou Cannes.

Saint Paul de Vence - França
Saint Paul de Vence – França

A dica é certa: prepare a câmera fotográfica para o percurso. Aposto que não é todo dia que você serpenteia as montanhas dos Alpes de Cotê d’Azur. Ter o mar mediterrâneo brincando com a paleta de cores do azul ao verde, conforme você vai subindo rumo ao seu destino final, é mesmo só um rascunho da beleza que te aguarda lá em cima.  

Eu visitei a região na primavera, no mês de Abril. A luz do dia me acompanhou até às 20:00 e assim foi possível unir Cannes e Saint Paul de Vence no mesmo dia e sem pressa.

Leia também: Cannes

2 comments

  1. Maytê!!!

    Estou completamente encantada com Saint Paul de Vence! Claro que já a conhecia de nome, mas nunca tinha parado para prestar atenção nela. Que erro terrível!

    A cidade é linda e eu me sentiria absolutamente em êxtase percorrendo suas ruas, sem pressa, parada num tempo e num mundo absolutamente meus! 🙂

    beijuuussss

Deixe uma resposta