Roteiro para conhecer Santiago caminhando

Santiago, a capital do país do vinho é uma cidade perfeita para as férias. Ordenada e segura, a 50 minutos do mar e cercada de imponentes montanhas brancas cheias de neve, tem grande variedade de atividades dentro e fora da cidade sem importar a estação do ano.

É um destino para pessoas que gostam de cidades grandes, de cultura, variedade e de história. Santiago é meu tipo de cidade perfeita, é claro que como todas a grande capitais tem alguns problemas, mas ainda assim continua sendo um exemplo para América Latina. É jovem, dinâmica, moderna e boemia é tudo em um lugar só, isso é fantástico!.

O Passaporte com Pimenta preparou uma lista com 7 pontos turísticos importantes dentro da cidade de Santiago, ótimos para caminhar e de baixo custo.

1. Centro Histórico do Santiago

O Centro histórico tem muitos pontos interessantes para visitar, se prepare usando um bom par de tênis e roupas confortáveis, pois a caminhada é longa e egotadora.

Palacio de la Moneda, Santiago de Chile
Palacio de la Moneda, Santiago de Chile

Começamos pelo Palácio de la Moneda, esta construção é a antiga casa da moeda mas hoje é a residência presidencial. As portas do Palácio estão fechadas para o público, mas você pode ficar bem na frente dele e tirar as fotos que você quiser.

Centro histórico, Santigo de Chile
Centro histórico, Santigo de Chile

Alguns quarteirões a mais desde o palácio de la Moneda está a Praça de Armas, com uma arquitetura muito rica pois conta com construções de influência europeia, coloniais e republicanas, dos séculos XVIII e XIX.

Untitled design (2)
Catedral Metropolitana de Santiago, Chile

Embora esse lugar seja chamado de Centro Histórico, não é só um destino cheio de prédio antigos para turistas curiosos. O centro de Santiago ainda tem muita importância para o povo chileno, pois é aqui onde ficam empresas, comercio, universidades e escritórios públicos.

Centro Historico, Santiago de Chile
Centro Historico, Santiago de Chile

Como Chegar: Metro La moneda
Valor entrada: Livre

2. Cerro Santa Lucia

O Cerro Santa Lucia é uma pequena montanha localizada em pleno centro da cidade. Uma mistura entre arquitetura colonial e verde natural dão ao lugar um charme que faz como que seja o  destino perfeito de calma quando você quer escapar dos barulhos da cidade.

Cerro San Cristobal, Santiago de Chile
Cerro Santa Lucía, Santiago de Chile

Na parte alta do cerro tem um castelo onde geralmente fazem eventos como casamentos e festas muito romântico. Você pode subir ate o topo, não é uma caminhada muito exigente, e da para ter uma ótima vista do centro da cidade.

Cerro Santa Lucía, Santiago de Chile
Cerro Santa Lucía, Santiago de Chile

Nos anos que morei em Santiago o Cerro Santa Lucia foi sem dúvidas meu destino favorito, você não precisa pagar nada para curtir esse cantinho em pleno centro da cidade. Cada detalhe da construção, a fonte de água, as escadas, as arvores… é tudo muito lindo.

Cerro Santa Lucía, Santiago de Chile
Cerro Santa Lucía, Santiago de Chile
DSCN2806
Castillo Hidalgo, Santiago de Chile

Como Chegar: Metro Santa Lucia
Valor entrada: Livre

3.Parque Forestal

Muito perto do Cerro Santa Lucia esta o Parque Forestal. Um parque muito bonito e grande que conecta o centro da cidade com alguns pontos importantes da cidade Santiago como o Museu Bellas Artes e o Mercado central.

SAM_2831
Parque Forestal, Santiago de Chile

As paisagens mais lindas são no inverno, como de filme, mais um parque lindo em Santiago enfeitado com monumentos e obras de artes de reconhecidos artistas latinos.

SAM_2791
Parque Forestal, Santiago de Chile

Como Chegar: Metro Bellas Artes
Valor entrada: Livre

4. Patio Bellavista

Localizado o centro da cidade é um destino obrigatório para que esta fazendo turismo em Santiago. Muito próximo de outros pontos turísticos como o Centro Histórico, Cerro San Cristobal, Bairro Lastarria e Bellas Artes.

Patio Bellavista, Santiago de Chile
Patio Bellavista, Santiago de Chile

O Patio Bellavista é um local muito agradável e charmoso, cheio de lojinhas de artesanato, música, flores e muitas cores. Provavelmente é o melhor lugar para comer e beber graças a grande variedade gastronômica.

DSCN2732
Patio Bella Vista, Santiago de Chile

É o lugar perfeito para jantar ou combinar com amigos. São mais de 60 lojas e restaurantes que oferecem desde o crepe francês e os pratos mais sofisticados ate lanches e comida típica chilena.

Untitled design
Patio Bella Vista, Santiago de Chile

O Patio Bellavista é, para mim, o melhor destino para a vida noturna. Mas seja cuidadoso com as horas, geralmente nos finais de semana costuma estar muito cheio e se você chega muito tarde é provável que ache tudo lotado.

Como Chegar: Metro Baquedano
Valor entrada: Livre

5. Cerro San Cristobal

Desde o centro da cidade, se você olhar para cima, poderá ver o monumento da Virgem Maria no alto de uma montanha. Essa montanha é o Cerro San Cristobal.

Cerro San Cristobal, Santiago de Chile
Cerro San Cristobal, Santiago de Chile

Você pode subir nele caminhando (leva uns 50 minutos), de carro ou de teleférico. A vista da cidade desde lá é impressionante ainda mais no inverno, onde a cordilheira do andes fica branca e perfeita.

Santiago de Chile
Vista de Santiago de Chile desde o Cerro San Cristobal

Mas o Cerro San Cristobal não é só a vista, além disso tem muitas coisas no meio do caminho, como um zoológico, piscinas e restaurantes. Fique ligado nas programações pois se você gosta de festa e balada, alguns dias do mês eles costumam fazer umas festas muito boas.

SAM_1264
Piscina do Cerro San Cristobal, Santiago de Chile

Como Chegar: Metro Baquedano
Valor entrada: Livre, só precisa pagar se você quer subir no teleférico ou entrar no zoológico

 6. Sky Costanera

O Costanera center é o prédio que aparece na foto postal da capital chilena. Como você já deve saber, este é o prédio mais alto de América Latina. São 62 pisos e 300 metros de altura que você tem que subir para apreciar a melhor vista panorâmica de Santiago.

Mirador Costanera, Santiago de Chile
Mirador Costanera, Santiago de Chile

E então você fica pensando: Estou num dos países mais sísmicos do mundo, num prédio de 300 metros… (wtf) Com elevadores super rápidos, você nem sente quando esta subindo, e depois de menos de um minuto você esta lá, uma vista de 360 graus de frente para a cordilheira e uma cidade muito organizada.

DSCN7687
Sky Costanera, Santiago de Chile

Você pode ficar o tempo que você quiser, tem guias que contam alguns dados importantes e tem wifi. Mas não tem restaurantes nem cafezinhos, nada. É só para ver mesmo. Então a recomendação é ir, ficar um tempinho e depois aproveitar e descer ao Mall Costanera, um dos maiores shoppings da cidade.

Se ficou com vontades de subir para a cordilheira para esquiar ou curtir do friozinho da neve confira nosso post sobre o Valle Nevado

Como Chegar: Metro Tobalaba
Valor entrada: 5.000 pesos chilenos

 7. Parque Bicentenario

É um dos parques mais lindos que tem a cidade, gostoso para caminhar, sempre tem alguma atração ou evento cultural. A paisagem da cidade desde o parque é muito linda, pois da para ver as montanhas e de longe os prédios do centro financeiro da capital chilena.

Parque Bicentenario, Santiago de Chile
Parque Bicentenario, Santiago de Chile

Neste parque, a prefeitura do bairro Vitacura, costuma fazer muitos eventos culturais como exposições de arte, shows musicais e palestras. Em cada cantinho tem esculturas diferentes que fazem os visitantes tirar foto com cada monumento.

Parque Bicentenario, Santiago de Chile
Parque Bicentenario, Santiago de Chile

Como Chegar: Ônibus, não tem metro perto do parque.
Valor entrada: Livre

Sou suspeita de falar de Santiago pois morei 2 anos lá e tenho um carinho muito grande por cada cantinho dessa cidade, mas se você esta pensando no Chile como seu próximo destino de viagem, fique tranquilo, pois verdadeiramente é uma cidade que vale a pena conhecer e sempre voltar.

2 comments

    1. Ju, que bom que esteja gostando =D

      Sobre os museus, a Maria (autora do post) indicou o seguinte: Eu achei interessante a casa de Pablo Neruda para quem gosta de literatura fica muito perto do cerro San Cristobal no centro da cidade.
      Meu favorito é o museu da memória! O tema dele é a ditadura do Pinochet então é bem forte, muito triste, mas muito legal.

Deixe uma resposta