Siurana, entre os mais bonitos vilarejos da Espanha!

Siurana

Quando o quesito é: vilarejo a Europa dispara na frente de qualquer outro continente. Fica difícil dizer qual país leva a melhor nessa, mas posso garantir que a Espanha não brinca em serviço. Siurana, que está na região da Catalunha, sabe bem o que é ser bela, já foi listada entre os 100 vilarejos mais bonitos da Espanha.

Desde que me mudei pra cá (nov. 2015) o meu foco é: conhecer tudo o que eu puder.

Essa foi a minha primeira escapada rural (como é chamado esse tipo de passeio por aqui) e toda vez que recebo os amigos do Brasil, logo já quero levá-los para conhecer esse encanto de cidade. Ops, cidade não, pobles ou pueblos (como chamamos os pequenos vilarejos por aqui).

Siurana, foi a minha primeira escapada rural (como é chamado esse tipo de passeio por aqui) e toda vez que recebo os amigos do Brasil, logo já quero levá-los para conhecer esse encanto de cidade. Ops, cidade não, pobles ou pueblos (como chamamos os pequenos vilarejos por aqui).

Para mim, esse passeio foi uma mistura de sentimentos. Como já disse, era o primeiro lugar que eu iria conhecer fora da minha cidade, Lleida (estava animada). Era ano novo (01/01), e após 27 anos foi a primeira virada que havia passado longe de amigos e familiares (estava um pouco chateada). Já havia feito muitas pesquisas do que tinha para conhecer na região e inúmeros sites indicavam Siurana, como um dos mais belos pobles da região (estava ansiosa).

Quer conhecer outro pueblo da Espanha? Alquézar, além de um lindo vilarejo oferece uma trilha inesquecível na rachadura dos cânios.

Siurana
Siurana – Catalunha – Espanha

Localizada no alto de um penhasco, o caminho para chegar até lá já me dava indícios de de que eu seria surpreendida. A estrada ia contornando a montanha, a cada curva o pico parecia estar mais longe. A montanha era feita em camadas, hora apareciam árvores, hora surgiam as pedras que para uma pessoa leiga em geologia como eu, defini como um barranco de terra, e a última camada de pedra calcária (não matei essa aula de geografia).

Siurana
Siurana – Catalunha – Espanha

Até chegar ao topo, perdi as contas de quantos carros eu vi parados na beira da estrada. Quase no topo, me dei conta que aqueles carros eram dos esportistas, que estavam escalando aquele penhasco.

Já no topo, descobri que essa região é muita conhecida pelos amantes da escalada. Aliás o destino é conhecido no mundo todo como o lugar perfeito para a prática desse esporte.

Siurana
Siurana – Catalunha – Espanha

A localização estratégica de Siurana foi muito importante do ponto de vista militar, e adiou por várias décadas o avanço dos cristãos, foi também a última fortaleza muçulmana da Catalunha.

Hoje, sem guerras, o privilégio da sua localização fica por conta da bela paisagem que gira em torno de todo vilarejo.

Siurana
Siurana – Catalunha – Espanha

Ao passear pela “vila de Siurana” (são menos de 50 habitantes), sem muito medo de me perder nas 4 ou 5 ruazinhas de pedra que eu encontrei, fui andando e descobrindo cada cantinho.

Leia também: Cordes-Sur-Ciel, um vilarejo da França que foi eleito um dos mais belos do país.

Em um deles (um pouco mais escondido), fui andando, andando e cheguei no que me pareceu ser um privilegiado mirador. Quando me dei conta, estava sob o teto de um restaurante (me pareceu algo comum), e exerci a única atividade que eu podia exercer diante daquele mirador , “mirei”. Resolvi sentar e admirar. Meus olhos foram longe, tentaram captar cada detalhe daquela paisagem. A montanha que o carro subiu e principalmente o efeito que a estrada dá ao modelar cada curva do penhasco.

Siurana
Siurana – Catalunha – Espanha

Meus olhos, só não conseguiram captar os pontinhos que se mexiam entre as pedras, mas eu sabia, os escaladores estavam lá.

Diante do frio (do alto da montanha) e daquela vista, senti, que era uma pessoa de sorte. Começar meu ano diante de um lugar desse e com a temperatura abaixo dos 20° (odeio o calor) só podia ser o começo de um ano incrível que vinha pela frente. E foi mesmo!

Siurana
Siurana – Catalunha – Espanha

Voltei para a minha exploração do espaço. Cheguei na igreja romana, que independente do que aconteceu no passado, ainda se encontra quase que inteira. Ela só escondia mais uma bela paisagem do local. Fui desviando das inúmeras pedras que haviam no caminho  até chegar ao pico da montanha.

Aqui os olhos não precisaram ir tão longe. O meu olhar enquadrou a paisagem perfeita: montanhas (dessa vez verdes) cortadas por um rio (azul) e a mesma igreja romana que cobria a vista, dessa vez ela fazia parte do cenário, era a peça fundamental para aquilo tudo parecer um quadro, estava cravada nas pedras, como se fosse parte daquela natureza.

Siurana
Siurana – Catalunha – Espanha

Novamente, resolvi sentar e abusar daquela vista. Sem pressa e cheia de planos para um ano inteiro que eu tinha pela frente.

Hoje (dez.2016), atualizando esse relato, após ter conhecido mais de 10 vilarejos pela região, Siurana continua sendo um dos mais impressionantes que já visitei. Pela beleza que rodeia o local e também pelo tamanho e simplicidade do poble catalão.

Se você se interessou pelos pobles da Catalunha, leia também sobre Besalú.

Como Chegar

Siurana está localizada a 147 Km de Barcelona, para chegar até lá, é necessário ir de carro.

Tarragona, uma outra importante cidade da Catalunha se encontra a 50 Km do vilarejo.

Você levará meio dia para conhecer Siurana. Conheça o Monastério de Poblet na outra metade do seu dia, são 45 km de distância.

 

4 comments

  1. Bom dia! Adorei o post! Temos a cidadania italiana e pretendemos morar na Espanha como aposentados, o difícil é escolher a cidade, o norte da Espanha é a nossa pretensão,Abc.

    1. Olá Elvira, muito obrigada! Excelente escolha, a região da Catalunha é um lugares belíssimos e para ajudar estamos do lado da França com uma variedade enorme de lugares bacanas para conhecer. Te indico entrar na nossa categoria da Espanha para conhecer todos os destinos que já escrevemos e seguir nossa página no Facebook para acompanhar os novos posts 😉 Viver por aqui como aposentado é estar no céu, o país tem uma série de benefícios e oferece viagens a um custo muito baixo para esse grupo de pessoas. Espero que de td certo para vocês 😉

Deixe uma resposta