A paz que eu encontrei em Sófia

Sófia

 

Sófia foi um achado! Sou o tipo de pessoa que passa horas em busca de passagens baratas e então encontrei: a capital da Bulgária. Oi? Onde fica? Sem saber muito ou quase nada sobre a cidade, fiz uma pesquisa rápida, me senti segura, comprei as passagens e sem nenhuma expectativa embarquei.

Mal sabia que iria me surpreender e que essa viagem seria uma aula de história. A maior lição que eu tirei dessa viagem foi a relação de respeito entre diferentes religiões e povos, coisa que está tão rara hoje, não é mesmo?

Fomos muito bem recebidos, esse era o primeiro sinal de que a paz e o respeito estavam presentes na cidade. Sem problema algum para nos comunicar, comemos maravilhosamente bem, andamos por tudo e conhecemos a cidade em apenas 2 dias e meio. Tudo perto, descobrimos Sófia andando, ou seria patinando? Com tanta neve caindo a gente mais “sambou” em cima da neve do que andou.

Sófia
Sófia

O Hotel Nikky super bem localizado, facilitou todos os nossos passeios.

Não acho que o destino seja atrativo para as crianças. Embora seja uma cidade universitária e esteja repleta de bares, a cidade não é muito cativante para aqueles que buscam agito e badalação. Se você busca história e se interessa por igrejas, Sófia pode ser um destino atraente.

Um destino barato para se visitar. Suas igrejas na maioria contam com entradas livres as que cobram, tem um custo baixo, algo em torno de 2 a 4. Algumas cobram para serem fotografadas, uma taxa simbólica de mais ou menos 1. Além dos templos religiosos, a cidade conta com parques e na sua maioria atrações a céu aberto.

Leia mais: Uma viagem gastronômica por Sófia

Foi na Bulgária que eu tive a minha primeira experiência com uma ópera. Gosto muito de de conhecer os teatros, geralmente são verdadeiras obras de arte as salas dos teatros europeus. Mas, nessa viagem foi um pouco diferente. Ao buscar o teatro da cidade, descobri que o valor de um espetáculo era muito barato, (15 o casal) – Teatro de Sófia – Ópera e Ballet. Porque não viver essa experiência não é mesmo?

Sófia
Teatro de Sófia – Ópera e Ballet

Bom, descobri que ópera não é minha praia. Foram 3 horas de espetáculo, não imaginava que envolvia uma história por trás e muito menos uma encenação. Algo como um teatro cantado (diferente dos musicais que estamos acostumados). Foi muito curioso descobrir essa arte, mas após uma hora, aquela cantoria em italiano soou como uma canção de ninar para os meus ouvidos. Cai no sono! =x

Existe uma outra opção de teatro, o Teatro Nacional Ivan Vazov. Situado dentro do parque da cidade a sua cor vinho de sobressaiu naquele parque que tinha uma única cor: o branco da neve. O maior e mais antigo teatro da cidade foi construído em 1906 por arquitetos franceses no estilo neo-clássico, ao se aproximar notamos o mármore esculpido na sua fachada, é Apolo rodeado das ninfas.

Sófia
Teatro Nacional Ivan Vazov – Sófia

Em um outro post eu comento sobre os inúmeros centros religiosos da cidade. Sófia pintada com a cor da paz e com um povo tão tolerante e respeitador, me deixou com um fio de esperança, nosso planeta ainda tem salvação com relação aos terroristas. A quadra da tolerância abriga três templos religiosos de diferentes credos praticamente um ao lado do outro, sem que haja qualquer tipo de problema.

Leia mais: A história de Sófia através dos seus templos religiosos

A neve estava lindamente enfeitando o Parque do Palácio National, local que abriga um centro de eventos que é um dos maiores da mundo. Nos serviu apenas de passagem para o próximo parque, South Park era o nosso próximo destino.

Sófia
Parque do Palácio National – Sófia

Sem pressa alguma tiramos algumas horas para passear e curtir o parque, embora a paisagem fosse exatamente a mesma para os quatro cantos: neve, muita neve, o local estava lindíssimo. Além de admirar voltamos a ser criança e aproveitamos a neve para brincar em um dia um tanto quanto gelado.

Janeiro é o mês mais frio na Bulgária e foi exatamente nesse mês que fizemos nossa súbita passagem pelo país. Ao mesmo tempo que a neve deu uma cara diferente para o nosso passeio ela também estragou um pouco. Se torna muito cansativo andar na neve, você fica tenso e toda hora escorrega, podendo cair e machucar.

Sófia
South Park – Sófia

Ao longo de dois dias e meio, fomos recebidos com muita neve. O branco, cor da paz e a tolerância que eu vi naquele país, me permitiu apelidar a cidade de: Sófia, a capital da Paz!

Se você for em qualquer outra estação, primavera, verão ou outono, com certeza conhecerá uma outra cidade que não essa das minhas fotos.

Mas uma coisa eu tenho certeza, Sófia vai te surpreender.

Sófia
Sófia

Deixe uma resposta