Como se planejar para esquiar no Valle Nevado- Chile

Valle Nevado

O Brasil é um país tropical e foi privilegiado com praias e florestas! O inverno rigoroso e os floquinhos de neve passam longe do nosso território. Na verdade não tão longe assim, o Valle Nevado é uma ótima pedida para quem quer fazer boneco de neve, anjinho ou esquiar.
Embora os preços sejam mais altos na alta temporada, é entretanto ainda uma das melhores opções com relação a custo x benefício para nós brasileiros. Sempre será mais barato do que ir até América do Norte ou cruzar o oceano para chegar na Europa.

O Valle Nevado é o complexo de esqui mais conhecido da América do Sul. Embora existam outras estações como El Colorado ou Farellones, o Valle é mesmo a primeira opção dos turistas em busca dos esportes de inverno e também a mais movimentada.
Para desfrutar desta linda paisagem é importante conhecer algumas dicas, que podem ajudar a fazer da sua experiência ser ainda melhor. Valle Nevado tem tudo o que você precisa, é um tipo de viagem para todas as idades e qualquer tipo de companhia.

Valle Nevado

Quando ir

É considerada alta temporada o período de Julho a Setembro, mas o tempo é mesmo maluco e em anos de neve abundante você corre o risco de chegar lá em Outubro e encontrar as montanhas cobertas de neve. Se quer garantir a brincadeira é bom se planejar para a alta temporada e reservar um pouquinho mais de dinheiro para tal.
Se você está no Chile fora da temporada, não custa pesquisar como está a temperatura na estação, quem sabe dá sorte e tá nevando por lá? A estação fica aberta o ano todo.

Valle Nevado
Valle Nevado

Como chegar em Valle Nevado

Saindo do Brasil o seu vôo vai parar em Santiago do Chile, são apenas 40 quilômetros de distância para a estação.

Você pode alugar um carro (não se esqueça de pedir correntes para as rodas) no aeroporto de Santiago e seguir para Valle Nevado. Ou pode optar pelos inúmeros pacotes turísticos que incluem o transporte até lá, muitos já incluem hospedagem também.
Uma coisa é certa, se o seu destino final é a estação de esqui, você não vai escapar das 60 curvas que te levam até o topo da montanha. Se for do tipo que passa mal, se prepare para fortes aventuras.

Valle Nevado
Valle Nevado

Vale a pena fazer um bate volta desde Santiago

Depende! Fazer um bate volta significa pouco tempo de diversão. Lembre-se que ao chegar na estação será necessário fazer a locação das roupas e dos equipamentos (encontrar a bota, calça-lás e pegar o esqui) pode levar no mínimo uma hora.

Se você ainda não comprou os tickets pode perder mais uma hora na fila.

Entrou na pista de esqui, você vai levar bons tombos até pegar o jeito e conseguir brincar de verdade.
Mas para quem nunca esquiou, tudo isso já vale a pena como experiência!

Valle Nevado
Valle Nevado

Ficar na estação por 3 dias (ou mais) vale a pena?

Se você é esquiador de primeira viagem, saiba que esquiar cansa. As vezes machuca e a dor no corpo é semelhante a dor de primeiro dia de academia. Talvez você não consiga esquiar três dias seguidos.

Aproveite os outros dias para explorar o local e as inúmeras atividades.

Valle Nevado
Valle Nevado

Curso de Esqui e Snowboard

Sim! Você pode pagar um cursinho básico no qual te ensinam como parar ou controlar o esqui. Mas eu não achei suficiente, não sou muito boa com esportes. Há também  professores particulares, mas o conselho que mais escutei e que aplica para a vida foi: só vai aprender caindo algumas vezes. Esses aulas são pagas à parte e geralmente por hora, você pode adquirir junto com o seu ticket na entrada do parque.

Algumas pistas de esqui são para principiantes. Mesmo que você se ache muito bom para os esportes, é melhor começar por aquela simples. Ganhe confiança e evite acidentes. 😉

Valle Nevado
Valle Nevado

Onde ficar

Você tem duas opções: Montanha ou Cidade. Simples assim. Se quiser acordar todos os dias com aquela paisagem branca infinita na sua janela, tem os 3 hotéis do complexo Valle Nevado (Puerta del Sol, Tres Puntas e Valle Nevado).  Alguma opções bastante próximas são Lodge Cordillera, ou mesmo Valle Blanco, que são aproximadamente 7 prédios de apartamentos para alugar em temporada.

Se você preferir alternar a subidas na neve com um pouquinho de cidade, pode ficar hospedado em Santiago. Cidade maravilhosa, com muitos hotéis que oferecem pacotes com o transporte e a entrada ao Valle Nevado. Alguns dos mais recomendadas são o Hotel Manquehue e o Acacias de Vitacura, que ficam pertinho da cordilheira, mas ainda na cidade.

Valle Nevado
Valle Nevado

O idioma

Todo ano Valle Nevado recebe muitos turistas brasileiros, não é difícil achar guias, pessoas ou até avisos em português. Se você se arriscar no espanhol, os locais vão tentar falar um portunhol. Mesmo que os chilenos sejam famosos pelo atendimento ruim, adoram os turistas do Brasil.

Valle Nevado
Valle Nevado

Preparação física

São aproximadamente 3 mil metros de altura, então para que não está acostumado, pode sofrer um pouquinho de dor de cabeça. Se nunca esquiou antes, tenha cuidado em não exagerar com o seu corpo. Não queremos um dia de diversão por 4 dias em cama com dor e sem poder fazer nada, não é mesmo?

Roupa e acessórios

Para esquiar precisa sim de roupas especiais que podem ser alugadas em qualquer lugar. Geralmente em Santiago as roupas e acessórios são mais baratas que na cordilheira. Tenha muito cuidado especialmente com as roupas das crianças, tamanhos pequenos são difíceis de achar. Se você não for esquiar e está indo apenas brincar e ver as montanhas nevadas, não precisa se preocupar, apenas uma roupa mais quentinha garante a maior diversão.

Valle Nevado
Valle Nevado

Protetor solar para o corpo e para os lábios é muito importante. Muitas vezes os raios UV são muito mais intensos e a cor branca da neve ajuda queimar sua pele com o reflexo do sol, tirando o frio que resseca a pele. Se você esqueceu, não tem problema, no Valle Nevado há diversas lojinhas onde se pode comprar.

Seguro Médico: esquiar ou praticar snowboard é um atividade que muitas vezes pode causar acidentes, por isso avalie a ideia de fazer um seguro médico, geralmente ao fechar a viagem você já adquire o seguro, esteja certo disso. 😉

Aceita-se os seguintes seguros no Valle Nevado: Travel ACE, Universa, Assist Card, AXA, Europe.

Valle Nevado
Valle Nevado

Quase em todos os dias da temporada de inverno no Valle Nevado  você vai se deslumbrar com algum espetáculo. Show de fogos, oficinas para crianças e cursos de esqui, entre tantos outro. Então, a dica do Passaporte com Pimenta para não perder nenhuma dessas atividades é: pegue sempre a programação do dia!

Você vai ver um pedacinho da imensidade dos Andes, o pôr do sol, o silêncio da natureza. Vale muito a pena e a melhor parte é um destino perfeito para qualquer idade ou qualquer companhia. Um lugar cheio de neve e gelado te aguardando para o próximo inverno.

Salve esse post no seu Pinterest para ler mais tarde. 😉

Quer esquiar no Valle Nevado no Chile? Saiba que é preciso muito planejamento para esse tipo de viagem! Confira o post com todas as dicas para nada dar errado nas suas férias.

Deixe uma resposta