Burgos, está localizada a 255 km da capital espanhola. Já foi uma cidade real e moderna diante de tantas alianças políticas. Considerada a capital do Reino de Castellano-Leonés e sendo passagem do Caminho de Santiago, Burgos necessitava de uma Catedral a altura da importância da cidade.

A imponente e belíssima Catedral de Burgos é a principal atração da cidade, mas passear pelas margens do rio Ariazon e adentrar o antigo portão da cidade rumo ao centro histórico também pode ser um passeio e tanto.

Te convido a explorar a cidade e descobrir Find Out More o que fazer em Burgos.

Catedral de Burgos

Catedral de Burgos

Já falamos da importância e pompa da cidade de Burgos, foi então que em 1221 deu-se início na construção da grandiosa obra da Catedral da cidade. Começou a ser construída no estilo mais moderno da época, o gótico, estilo que estava sendo utilizado nas grandes catedrais francesas. Sendo assim a ordem era que a Catedral de Burgos fosse inspirada na Catedral de Notre Dame de Paris e também na Catedral de Reims. Considerada a primeira catedral gótica da Península ibérica.

O seu tamanho surpreendente paira sobre a cidade e o horizonte, sendo possível enxergar seu contorno quase todos os cantos de Burgos. Em 1984 conquistou o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Catedral de Burgos

Interior da Catedral

Se o exterior é atraente e cativante, você ainda não viu o interior da catedral. São tetos, lustres, vitrais e altares que se revelam verdadeiras obras de arte.

Poderia detalhar e narrar cada um dos espaços, mas recomendo entrar com tempo, adquirir o tour com áudio guia e aproveitar essa preciosidade.

Catedral de Burgos

É uma mistura de estilos. Quantidade de detalhes que estão por todos os lados que é até difícil acompanhar, detalhes estes que são complexos de serem compreendidos. Um interior neutro, as pedras brancas dão leveza e claridade para o local, ao mesmo tempo encantadores vitrais que recebem luz natural fazendo do lugar se transformar em um verdadeiro palco colorido.

Preciosidades que vem das mãos de artistas, que parecem brincar de fazer arte na pedra, na madeira, no teto, no piso, no lustre, nos vidros e na tapeçaria.  

Catedral de Burgos

Confesso, eu me apaixonei por esse lugar! A cada novo espaço uma surpresa.

Arco de Santa Maria

O http://sunnycycleps.com/wordpress/wp-content/plugins/slider-nivo/includes/abstract/class.includes.php Arco de Santa Maria faz parte de um conjunto de portões que davam acesso para a cidade medieval. Foi totalmente restaurada e hoje esculpidos na pedra. Lá encontramos 6 dos principais personagens de Burgos, entre eles o imperador Carlos I e o fundador da cidade Fernán González.

O interior do arco abriga um pequeno museu com objetos da região de Castilla y Léon e também da cidade de Burgos.

Plaza del Rey San Fernando

Ao atravessar o Arco de Santa Maria você dará de cara com a Praça do Rei, assim como com a majestosa catedral. Não tem como negar que a grande atração da praça é a vista para a catedral. Mas aqui recomendo uma pausa, que tal uma sangria para curtir a vista?

Optei pelo bar mais turístico da cidade, desses que eu geralmente a fujo por puro pré-conceito. Sentei no Arcobello e tomei a melhor sangria da vida (vivendo há três ano na Espanha, acho

que essa dica tem seu valor né?) =D

Passeio pela cidade

Caminhar pela cidade de Burgos pode estar entre as atividades mais agradáveis da lista. Desejo desde já que no dia da sua visita esteja um lindo dia de sol.

Ruas de Burgos

Não deixe de caminhar pela margem do rio e aproveitar o área verde da cidade. Outra opção é subir até o mirante, que está próximo do Castelo de Burgos para ver a vista da cidade é claro, apreciar a Catedral de outro ângulo. A subida até lá pode ser cansativa, se não estiver com disposição, recomendo fazer o passeio de trem pela cidade que tem parada no mirante.

Mirante de Burgos

Como Chegar

Burgos pode ser uma parada estratégica perfeita entre Madrid e o País Basco, já demos a dica de um roteiro de 15 dias pela Espanha de carro. Mas se esse roteiro não te interessa, você pode fazer uma viagem desde Madrid, já que são 244 km de distância entre uma e outra.

Ruas de Burgos

Se você preferir, ônibus também é uma opção. Confira através da companhia Alsa. Por fim, uma terceira e última é utilizar o trem, mais informações através da companhia Renfe. Ambas as opções tem saida desde Madrid e Bilbao.

Onde comer

Cervecería Morito

O bar mais tradicional da cidade de Burgos é a Cervecería Morito, que serve os famosos tapas. O local é muito concorrido e por isso recomendo chegar cedo.

Onde comer

Faça a sua reserva de hotel pelo nosso link do Booking.com. Usando o nosso link de afiliado você não paga nada a mais por isso, se é cliente genius continua tendo todos os seus benefícios e ainda nos ajuda a rentabilizar o blog.

3 COMENTÁRIOS

  1. OI Mayte,
    eu me encantei com essa catedral desde a foto no seu lindo perfil no Instagram! Que bom ver mais dela aqui no post!
    Mais que justificada a escolha da cidade, eu também ia querer ver essa igreja de perto! E ela não desapontou, cada mínimo detalhe me deixou encantada. Eu lamento muito que hoje não se empregue o tempo e o dinheiro em obras assim tão grandiosas quanto encantadoras. Essas coisas me fascinam!
    Achei a cidade também muito bonitinha – especialmente o Arco. Que lindas as figuras gravadas na pedra!

  2. Nao sou expert em arquiteturas de igrejas, mas toda vez que vejo essas torres pontudas e rebuscadas, as imagino na Espanha (e normalmente estão).
    Adorei o Arco de Santa Maria… Bem diferente, diria…. Talvez pelas construção atràs e ao redor. O interior da catedral nao deixa a desejar. E viva o barroco e o rococó! 😉

  3. Mais uma encantadora cidade! Cheia de antiguidade, história e beleza! A a Catedral de fato é belíssima e pelas imagens você pontuou muito bem Maytê: cheia de detalhes para nosso deleite. Ainda bem que o pé direito é alto para que os artesãos que esculpiram este belo edifício tivessem bastante espaço para trabalhar! 😍 beijinhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.