Planejar uma viagem pode ser uma delícia, ou um pesadelo, para aqueles que não tem ideia nem por onde começar. Criamos uma planilha que vai te ajudar a planejar e criar um roteiro incrível. Uma viagem (bem planejada) e um roteiro (bem feito) irá te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Tudo o que você precisava, não é mesmo?

Um passo a passo de como criar o seu roteiro, como trabalhar com a planilha e dicas de quem já planejou muitas viagens. 😉

L'elecció de la destinació

Si vostè és com jo, la seva llista ha de tenir 400 destinacions i seria fàcil passar tot l'any viatjant, fins a dos, tres, quatre anys ...

Però llavors, com triar un? Jo ús dues tàctiques per fer-ho.

Como montar um roteiro de viagem

L'elecció de la destinació

Uma viagem parte de três princípios.

    1. Você tem um cause imiquimod cream price destino certo e um objetivo claro do que quer ver. Com base nisso, você precisa encontrar o scan https://djkranz.com/48576-bupropion-cost-without-insurance.html período adequado para a sua viagem
    1. Você tem imuran cost férias no período x. Com base nisso, você precisa encontrar o himalaya lukol price incorporate destino certo para esse período.
  1. Promoção!

Destino certo e objetivo claro

Partindo da ideia de que você SONHA em ver os campos de tulipas na Holanda, você não pode marcar as suas férias para setembro. Existe um período certo quando as tulipas florescem e infelizmente não existe outra saída: você deve visitar a Holanda entre março a maio.

E assim vai funcionar quando você tiver o destino certo e objetivo claro da viagem, você tem que buscar qual é o período exato que sua viagem tem que acontecer e se planejar para isso.

Seu período de férias X o destino perfeito

Se você já tem o período da suas férias é hora de encontrar o destino perfeito. Se você já tem alguns destinos em mente, pesquise como é o clima para esse período (chuva, frio, calor, seco, alta temporada, eventos grandiosos rolando na cidade, etc…). Todos esses fatores podem atrapalhar uma viagem seja pelo clima ou pelos valores que podem subir.   

Se você está aberto a sugestões, faça uma ampla pesquisa sobre os melhores destinos para se visitar em determinada época.

Exemplo: Primavera na Europa melhores destinos

Se você quer uma ajudinha, confira as nossas pastas do Pinterest com dicas de destinos para para cada estação do ano: estiu, caure, primavera e hivern.

Promoção

Montar um roteiro de viagem com base na promoção que pingou no final de semana é uma boa tática para você começar a viagem gastando menos. 😉

Fato que nem sempre é muito fácil conseguir agarrar aquela promoção que apareceu, para você se dar bem nessa é necessário ter maior flexibilidade no trabalho. Nem tudo são flores!

Fins i tot si vostè és una persona extremadament flexible promocions no caurà a la falda, i order neurontin over the counter disponibilidade vostè necessita estar http://swflpromisezone.org/product-category/powerpoint-presentations/ pró-ativo i rápido.

Sigo muitos perfis relacionados a viagem no Facebook, configurei para essas páginas aparecerem por primeiro na timeline. Ao abrir o Facebook já estou por dentro de todas as promoções do dia. 😉

Se você ainda não faz isso corre lá fazer. Abaixo te mostro como você faz para receber as notificações por primeiro das páginas que mais te interessam.

Tem dúvidas de como montar um roteiro de viagem? Eu expliquei passo a passo de como eu elaboro o meu e planejo toda a minha viagem. Com indicação das melhores ferramentas para a sua montagem.

Agora sim – montando o roteiro

Começo abrindo pastas para não perder nadinha. Abro uma pasta no pinterest, reserva e também no Google Drive.

Faço várias pesquisas, sem muito filtro. Começo a entender a região, o que tem para ver, quais são os tipos de atrações por aí vai…

Tem dúvidas de como montar um roteiro de viagem? Eu expliquei passo a passo de como eu elaboro o meu e planejo toda a minha viagem. Com indicação das melhores ferramentas para a sua montagem.

Tem dúvidas de como montar um roteiro de viagem? Eu expliquei passo a passo de como eu elaboro o meu e planejo toda a minha viagem. Com indicação das melhores ferramentas para a sua montagem.

pinterest: a ferramenta pode ser uma excelente fonte de pesquisa para conteúdo de viagem. Funciona como um Google, sim o Pinterest é uma ferramenta de busca. Então além de imagens bonitinhas o Pinterest oferece um botão: leia.

Clique e divirta-se! =D

Existe m-u-i-t-o conteúdo dentro do Pinterest, então abra uma pasta para a sua viagem e vá salvando o que mais te agrada para não perder nada.

Consulta aquí el passaport perfil amb pebre a Pinterest.

blocs: vaig llegir http://catalystfinancialgroup.com.au/94898-calcium-carbonate-price-per-ton.html еmploy muitos blocs per configurar el meu itinerari de viatge. Faig recerques als blogs de parla portuguesa (pena Brasil i Portugal). Busco gringos llocs i sempre tractar de fer una investigació sobre els blocs en l'idioma que viatjarà.

Crec que és una bona manera de tenir diferents punts de vista de la mateixa sort. diferents cultures en ment oberta i comencen a veure una mica co poblemo uma grande metrópole, cheio de oportunidades.

Si vostè no parla l'idioma, traductor Google És aquí per ajudar-lo.

Tem dúvidas de como montar um roteiro de viagem? Eu expliquei passo a passo de como eu elaboro o meu e planejo toda a minha viagem. Com indicação das melhores ferramentas para a sua montagem.

Instagram: pastinha no Instagram também! Vou salvando todas as dicas que pipocam na minha timeline e utilizo a ferramenta de buscas pela # ou pela localização. Instagram não é só um rostinho bonito, muita inspiração e dicas de viagem rolam por lá.

Siga o nosso perfil e receba dicas de viagens todos os dias – Instagram

Muntant el full de càlcul

Faça o download – Full de càlcul - Passaport amb pebre. 

Essa é a parte mais importante planejamento da sua viagem. É aqui que vamos organizar todas as informações que estão espalhadas no computador, celular e na sua cabeça.

Minha planilha consiste em 6 abas, você pode utilizar todos ou adaptar da melhor maneira para você. Não existe uma regra por onde começar, vou explicar cada uma das abas e inserir dicas que eu fui aprendendo ao longo dos anos.

A planilha contém link de afiliado (reserva), ao utilizar meu link você me ajuda a manter a blog sempre atualizado com um ótimo conteúdo de viagem.

Não existe uma regra por onde começar.

Viatges calendari general

Gosto de deixar essa como a primeira aba da planilha para ter uma visão geral do que vai acontecer. Já começo incluindo as datas da viagem i els dies de setmana.

É muito prático ter os dias da semana em mãos. Quando estiver planejando o roteiro dia a dia vai se deparar com os dias em que os estabelecimentos estão fechados (principalmente restaurantes e museus) ter em mãos todas as informações ajuda a evitar surpresas.

horària local, ciutat d'origen, destí i l'hora d'arribada são colunas importantes no seu planejamento, principalmente se a sua viagem envolve trem e muitos voos.

Caso seja uma viagem 100% de carro as colunas dos horários podem ser excluídas.

Si es tracta d'un viatge per carretera, consideri deté la columna, és molt comú en els viatges en cotxe i pot ajudar a obtenir una visió general de la seqüència de comandaments cada dia. Més enllà del que podem incloure camps quilometratge i ràpidament es pot identificar si un dia esgotador.

Tem dúvidas de como montar um roteiro de viagem? Eu expliquei passo a passo de como eu elaboro o meu e planejo toda a minha viagem. Com indicação das melhores ferramentas para a sua montagem.

transport

Transporte pode ser um custo alto da sua viagem. Nada melhor que ter todo o controle de custos em mãos. E também todos os vouchers.

Nesta aba eu gosto de detalhar por trecho, se for uma viagem de carro eu consigo ter noção da quilometragem (sim novamente), e consigo ter uma ideia de valores de pedágios e também calcular o valor da gasolina (uma média). Alguns destinos eu ainda consigo calcular o valor do estacionamento.

Para calcular valores como pedágios e gasolina eu uso o ViaMichelin (válido para Estados Unidos e Europa). Ao inserir a origem, destino e mais algumas informações sobre o carro a ferramenta te mostra os custos. Leia também – Com planificar un viatge per carretera.

Para calcular o valor de estacionamento muitas vezes encontro sites que passam a informação aproximadamente.

No caso de trem, ônibus e avião fica fácil checar os valores nos sites das empresas. Aproveite para já inserir o valor na planilha junto com o link do site, vai facilitar uma consulta futura.

És important que es crea columnes separades per: quantitat pagada, i la quantitat total a pagar. Així que no perdi el control del cost total dels viatges i pot controlar molt bé el que ha pagat i qui ha de pagar encara.

Tem dúvidas de como montar um roteiro de viagem? Eu expliquei passo a passo de como eu elaboro o meu e planejo toda a minha viagem. Com indicação das melhores ferramentas para a sua montagem.

allotjament

Após escolher muito e fechar o hotel eu já insiro na planilha informações como: cidade, check-in, check-out, número de diárias, status, valor e informações.

O valor vamos seguir a mesma lógica que o transporte: valor a pagar, valor pago e total.

Muitos hotéis cobram um valor antecipado para segurar a reserva e na hora do check-out você paga o restante. Esse controle pode ser complicado e você pode se perder, por isso a planilha ajuda muito com o valor pago e valor a pagar.

Dica: No status eu gosto de incluir até que dia eu posso cancelar sem custo. No campo informação eu adiciono o link da minha reserva, assim centralizo toda a informação.

Você sabia que o blog Passaporte com Pimenta tem uma parceria com o Booking? Acesse o Booking para fazer a sua reserva você não paga nada a mais por isso e se for cliente genius também não perde o seu desconto.

Tem dúvidas de como montar um roteiro de viagem? Eu expliquei passo a passo de como eu elaboro o meu e planejo toda a minha viagem. Com indicação das melhores ferramentas para a sua montagem.

Lazer – Atrações

Os tipos de viagens podem variar muito, umas pedem mais investimento em atrações e outras menos. Mas quase sempre surge uma coisinha aqui, outra coisinha ali.

A igreja que custa €3 em uma vila, vai te custar €10 em outra cidade e pode custar até €30 quando se trata de um tour completo. Ou seja, não custa nada contabilizar essas atrações, não é mesmo?

Conforme eu vou montando o roteiro diário eu vou entrando no site de cada uma das atrações, assim já incluo na planilha valor e o link do site. Faço isso até para as atrações que eu não tenho certeza se vou. Na hora da decisão final fica mais fácil.

Em um segundo momento eu dedico um dia só para fechar os tickets. Sempre falo nos meus posts sobre a importância de comprar tudo o que for possível online. Você só tem vantagem com isso: evita filas, às vezes consegue agendar o horário da visita e conseguir desconto. 😉

Importante também ficar de olho se não existe combos para várias atrações da cidade, pode valer a pena.

Uma vez que você já comprou os tickets online, lembre-se de alterar os valores para a coluna: valor pago.

Tem dúvidas de como montar um roteiro de viagem? Eu expliquei passo a passo de como eu elaboro o meu e planejo toda a minha viagem. Com indicação das melhores ferramentas para a sua montagem.

Detalhes do Roteiro

A minha última aba é para o roteiro dia a dia. Uma coluna para cada dia da viagem e linhas separadas por hora.

Já aviso, eu não sou maluca e nem bitolada com essa parte da planilha, isso serve como orientação e organização. Me ajuda a entender o que cabe dentro de um dia e me organizar com os horários das atrações já compradas.

Se é um dia que vou andar pelo centro histórico de uma cidade, eu reservo toda o período da manhã e lá eu adiciono o nome de todos os pontos que eu devo visitar. Exagerar (um pouco) ajuda sempre ter uma gordurinha no roteiro.

Gosto muito de brincar com os comentários dentro da planilha. Se eu reservei x tempo para o almoço, mas ainda não sei ao certo qual é o restaurante, abro um comentário e jogo o link das minhas opções, assim tenho tudo em mãos (nome do restaurante, horário de funcionamento e localização).

Tem dúvidas de como montar um roteiro de viagem? Eu expliquei passo a passo de como eu elaboro o meu e planejo toda a minha viagem. Com indicação das melhores ferramentas para a sua montagem.

My Maps

O My Maps, ferramenta de mapa do Google é tipo meu melhor amigo no planejamento de uma viagem.

Cada uma das atrações e pontos turísticos que eu encontro sobre uma determinada cidade eu adiciono no mapa. Uma maneira fácil de compreender a geografia de uma cidade e visualizar qual é a melhor rota. Se você for do tipo detalhista, pode brincar com as cores e ícones para cada tipo de atração.

Outro tipo de marcação pode ser escolher uma cor para as atrações e restaurantes que você julga imperdível e outra para aquelas que funcionam como um plano B.

Quando eu fui para Lisboa, peguei dois dias de muita chuva. Entrei em um café qualquer abri meu mapa e rapidamente transformamos a viagem cultural em uma viagem gastronômica.

Confira aqui o resultado: Uma viagem gastronômica por Lisboa.

Tem dúvidas de como montar um roteiro de viagem? Eu expliquei passo a passo de como eu elaboro o meu e planejo toda a minha viagem. Com indicação das melhores ferramentas para a sua montagem.

Gastos Totais

Não menos importante aqui está a sua última aba da planilha. Vamos visualizar todos os gastos.

A planilha deve puxar todos os campos das abas anteriores que contêm valores. A ideia é que rapidamente você visualize o que já foi gasto e o que você ainda tem para pagar. Indico também criar um campo de gastos previstos na viagem.

Tem dúvidas de como montar um roteiro de viagem? Eu expliquei passo a passo de como eu elaboro o meu e planejo toda a minha viagem. Com indicação das melhores ferramentas para a sua montagem.

No caso de estar planejando a sua viagem com bastante antecedência, é possível diluir os gastos e não surtar quando chegar a fatura do cartão, após a viagem.

Se você está planejando três meses antes, dedique um mês para comprar os transportes. Outro mês para os tickets das atrações. Outro para os hotéis. Se você seguir essa ideia muito provável que na viagem seus únicos gastos sejam: alimentação, lembrancinhas e compras.

Alguns poucos gastos extras vão surgir.

Tem dúvidas de como montar um roteiro de viagem? Eu expliquei passo a passo de como eu elaboro o meu e planejo toda a minha viagem. Com indicação das melhores ferramentas para a sua montagem.

E aí, o que acharam da maneira como eu organizo as minhas viagens? Você tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente.

Quer saber mais alguma coisa? Deixe nos comentários!

A planilha utilizada neste post foi criada e adaptada (para as minhas necessidades) com base na planilha do blog – Um Viajante

49 COMENTÁRIOS

  1. Ótimas dicas. Eu também fiquei muito mais criteriosa depois que comecei a escrever pro Tô Pensando em Viajar. Te entendo perfeitamente! Adorei esse post e as dicas! Tudo super organizadinho e lindo! Demais!

  2. que post mais completinho, Mayte! Eu acabei de descobrir que sou bem parecida com você no método de planejar uma viagem 😀
    Adoro pesquisar no Pinterest, também me inspiro no instagram! O que eu não fazia ainda era usar a planilha para o cronograma de viagem – eu fazia uma to do list para cada dia da viagem no word, e montava um mapa no My maps. Mas vou testar a planilha porque né… amo uma planilha organizada 😀

  3. Voce é muito organizada Mayte! Ou eu sou muito relaxada
    hahahaha
    Me lembro de minha primeira viagem com o Thiago, em 2006. Eu nao fui a louca das planilhas (hahahaha), mas eu tinha tudo coordenado em uma agendinha: onde ficar, onde ir, o que fazer e etc. Peguei inclusive amizade com os funcionários dos hostels de tanto que eu escrevia e perguntava as coisas.
    No entanto, foi em minha viagem para a Itália em 2008 que aprendi a ser mais livre (e relaxada). Antes eu precisava de tudo engessado e ali, a gente simplesmente ia. Para a Suiça, me lembro que reservei minha hospedagem enquanto viajava para là (hahahahaha) e foi uma experiencia muito boa. Escolhíamos nosso destino conforme preço, mas principalmente a Meteorologia.
    Acho que por conta disso, passei a ser mais descuidada e a me organizar menos. E’ muito libertador, mas quando retorno, percebo que deixe muita coisa para tràs.
    Ah…. nunca viajei de RyanAir, sempre de EasyJet, mas nunca aproveitei as promoçoes na época que morei aì. 🙁

  4. Maytê Scaravelli, por favor poderia me enviar o link da planilha. Esse link que está nesse post está com 04 abas. Pelo seu post vc diz que ela é mais completa.

    • Ricardo, que bom que você gostou. =D

      Eu sempre compro antes! Geralmente você paga mais barato, elimina tempo de fila, algumas atrações são com horário marcado e isso ajuda no planejamento do dia. Conheço pessoas que não conseguiram entrar na Sagrada Família por chegar na hora e não ter mais ingresso. Então minha recomendação é: SEMPRE que possível, compre antes. 😉

  5. Parabéns pelo post – e pela organização nos planejamentos ! E eu que pensava que planejava demais! Com o aumento exponencial do turismo e a desvalorização do real, planejar é essencial na economia de tempo e dinheiro. Também adoro pesquisar na língua local do país, temos informações muito mais ricas.

  6. Adorei as dicas de como montar um roteiro de viagem!!! Acho que sou meio desorganizada perto do seu planejamento! kkkk Achei a planilha super detalhada e bem prática. Eu também faço uma pastinha usando o Evernote. Coloco tudo lá o que pesquiso sobre o destino. Fica como um caderno virtual.

    • hahaha não fale isso, cada um tem a sua maneira o importante é não perder tempo e dinheiro ao longo da viagem. Mas fato que essa minha organização ajuda muito no dia a dia da viagem. Evernote também é uma maravilha para ajudar nesta organização.

  7. Belas dicas!!! Também gosto de me organizar antes. Acho que a diversão já começa no planejamento e sem dúvida, planejada a viagem fica mais divertida e permite que se aproveite melhor o tempo e se evitem imprevistos.
    Incluir uma planilha de custos também é essencial para se evitar surpresas no bolso.

  8. Excelente esta planilha para organizar o roteiro de viagem, Maytê. Eu também sou super organizado com relação ao planejamento das nossas trips e também tenho uma “planilhona” onde coloco todas as informações que preciso. Vou pegar algumas dicas da sua para otimizá-la ainda mais.
    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.