O dia em que eu fiz um rally no deserto de Dubai

Deserto de Dubai

Aquele dia tinha tudo para ser mais um dia “normal” em Dubai. Prédios gigantes, construções retorcidas e inimagináveis. Inimaginável era mesmo o que eu iria viver naquela tarde: um rally no deserto de Dubai.

Eu já estive no Death Valley, nos Estados Unidos e no Deserto do Atacama, no Chile. Na minha cabeça deserto era tudo igual – um lugar cheio de areia e com uma beleza incontestável. Convenhamos o Atacama é dono de uma parte do meu coração, longe de mim tentar compará-lo. O que eu posso afirmar com toda certeza é que todas as experiências foram inesquecíveis. Mas hoje a estrela da vez é o Deserto dos Emirados Árabes. Se você quer saber sobre o Atacama – confira aqui como foi nossa experiência lá no Chile e para ler sobre o Death-Valley – confira aqui.

Deserto de Dubai – fechamos um excursão pela internet. Verdade seja dita – escolhemos pelo preço.

Às 16:00 horas Mohamed nos pegou no local acordado. Ele seria o motorista do nosso 4×4 e para a nossa sorte o nosso grupo era de 6 pessoas – limite de passageiros de um carro.

Mohamed se mostrou calado no início do passeio. Passou as coordenadas da aventura e nos passou o roteiro do dia.

Primeira parada – a entrada no deserto

O sol estava um pouco alto e a sensação é de que éramos pobres picolés fora do freezer. Mohamed iria esvaziar os pneus, prática de segurança para iniciar a aventura sobre um mar de areia. Nos deu 40 minutos para voltar para o carro. O parada se tratava de um espaço de lazer. Algumas barracas “pega turista desprevenido” que vendiam de souvenir a água. Sim, água é importante – compramos então.

O que mais tinha nessa área de lazer, além do sol, calor e barraquinha pega turista? Bom, tinha mais atrações pega turista – tipo andar de quadriciclo no deserto e também tirar foto com falcão. Chris, que é uma pessoa abençoada e não tem problema de melanina no corpo encasquetou com a ideia de ir brincar de quadriciclo, no deserto, repito – debaixo do sol de 40°. 

Andando de quadriciclo no deserto de Dubai

Entramos no Deserto…

Mohamad parecia que iria começar a interagir com a nossa turma, com um sorriso maroto no rosto nos perguntou: com aventura ou sem? Os homens não deram nem tempo da gente pensar nas opções e logo optaram pela primeira. Com aventura , claro!

Eu estava no banco de trás, do lado da janela, com cinto de segurança e segurando fortemente no puta que pariu. Quem estava sem cinto era o meu coração e todos os meus órgãos que devem ter estranhado bastante aquela movimentação toda.

Safari no deserto de Dubai

A aventura começou…

Por medidas de segurança todos os carros saem em comboio. O meu olhar atento no carro da frente era como tentar prever o que vinha pela frente. Nesse movimento de tentar prever o que iria acontecer gritos de desespero ecoavam. Segundos depois lá estávamos nós deslizando COM aventura pelas areias do deserto e os gritos se transformavam em gargalhadas. Como um círculo vicioso, nós estávamos entre gritos e gargalhadas.

Safaria no deserto de Dubai

 

Mohamed começou a se soltar. Entre um grito e outro (nosso) ele disse que essa é a melhor parte do trabalho dele: ver o quanto as pessoas se divertem fazendo aquilo.

O meu lugar privilegiado me permitiu encontrar um momento de calmaria no meio daquela aventura que mais parecia um barco perdido em alto mar em dia de tempestade. Como se eu colocasse aquele momento em câmera lenta, me fixei na janela e tudo era laranja, tudo era areia um tudo muito grande. Meus pensamentos foram longe, um tão longe que eu perdi de vista.

A imensidão do deserto de dubai

 

Saí do modo câmera lenta e voltei para a minha realidade intensa e frenética. Ainda tentando prever o futuro (através do carro da frente)imaginei que aquilo tudo estava sendo dirigido por alguma criança que estava a jogar Mario Kart do outro lado da telinha. Em alguns momentos o carro deslizava de lado entre as montanhas. Hora ele sumia no meio daquele monte de areia e do nada surgia como um barco que tentava escapar da fúria do mar. Foi nesse movimento: alegria e frio na barriga que passamos divertidos momentos até parar no ponto mais alto de um deserto que era inteirinho nosso.

Um deserto inteiro para nós

Depois de tanto desejar registrar tudo aquilo que estávamos vendo e vivendo, todos os carros realizaram a primeira parada no meio do deserto. O sol nesse momento já estava bem mais baixo e a temperatura um pouco mais amena. Mas, a paisagem continuava a mesma: simples e maravilhosa!

Parada no meio do deserto de Dubai

Jantar no meio do deserto

A nossa última parada foi para assistir o pôr do sol e jantar, tudo isso aconteceu mais uma vez no meio do deserto de Dubai. Nós, um grupo pequeno de pessoas, uma imensidão de areia e dois camelos.

Afinal de contas estamos em um lugar extremamente turístico, não seria de se estranhar que teriam camelos para tirar fotos com eles – tudo isso incluso no valor do passeio.

Foquei no pôr do sol.

Pôr do sol no deserto de Dubai

Em seguida entramos no espaço onde seria servido o nosso jantar, ainda com um pouco de luz do dia escolhemos nosso lugar. Logo fomos abordados por atendentes do local nos oferecendo um outro espaço por um custo extra – que seria para ser servido, sem a necessidade de ir até o local para se servir e também para sentar na cadeira e não no chão. Preferimos vivenciar tudo aquilo da maneira mais original mesmo, sentados no chão e nos servido.

O jantar e as bebidas estão inclusas no valor do pacote. Ao longo do jantar tiveram algumas apresentações como: dança do ventre, tanoura e homem fogo.

Sobre o jantar

Na real? Eu não gostei da experiência do jantar! Eu sei, eu sou bem fresca para comer e se você é assim como eu, talvez esse passeio não seja para você também. As comidas tinham uma aparência ruim, comidas muito líquidas que mais pareciam mingau. Não me lembro ao certo o que foi servido, mas me lembro que comi arroz com um espetinho de frango. Todos do grupo seguiram o mesmo cardápio, exceto alguns que não arriscaram na carne e ficaram apenas na salada com arroz.

Jantar no deserto em Duabi

 

Além da aparência que não era das melhores a comida estava muito apimentada (no caso a minha carne). Já haviam nos avisado sobre isso, mas isso também faz parte da culinária local.

Sobremesa? Nem pensar! Essa era mingau, com certeza, preferi deixar pra lá.  

Sobre o show

Os três shows estão bem longe de ser algo bonito e atrativo, eles são bem simples! Nada de super produções, eu sei, eu estou no meio do deserto. Ainda assim são apresentações simples e típicas da cultura árabe (tirando o homem fogo – que não entendi até agora).

Show no deserto de Dubai

A dança Tanoura é dança folclórica islâmica. Com certeza vai te deixar tonto só de assistir ao espetáculo. Geralmente um único dançarino que se localiza bem ao centro do palco e começa a girar, girar e girar mais um pouco. Girar pra quê? O artista deseja entrar em estado de transe para alcançar a pureza espiritual.  

Tanoura em Dubai 

A minha opinião?

A experiência no deserto você tem que viver se está de passagem pelos Emirados Árabes, mas eu não indicaria essa empresa – ou melhor não indico o passeio mais básico. Nós não tivemos problema algum com empresa, guia ou alimentação.

Quando me foi indicada, por uma amiga, ela foi bem clara: todos os passeios são semelhantes. O que muda de um para o outro é o jantar. A rota e o deserto são sempre os mesmos, para todos!

Os preços variam de AED 70,00 até AED 200. Ou seja, alguma diferença entre o mais barato e o mais caro tem que ter, não é mesmo?

Minhas recomendações: Se você quer vivenciar a experiência no deserto, opte por um pacote um pouco mais caro para ter um gran finale a altura. Lembrando que tanto o carro como a mesa de jantar são para grupos de até 6 pessoas. Caso você esteja em menos é bem provável que te coloquem junto com outra turma.

Se você não quer viver a experiência do deserto, no post –Restaurantes de Dubai eu indico um restaurante que oferece uma experiência de jantar no deserto. Mas lembrando que esse é apenas jantar mais show – nada de 4×4 desbravando as montanhas de areia.

E aí, o que acha de viver essa aventura no deserto de Dubai?

6 comments

  1. Virei sua fã, obrigada pelas dicas, você me ajudou e muito. Dubai é meu sonho, eu chorei olhando as fotos que vc postou, obrigada de coração pelas dicas e postagens. Deus te abençoe mais e mais.

Deixe uma resposta