Feira de queijos de Alkmaar, na Holanda – O que ver por lá?

Feira de queijos de Alkmaar - como é?

Se você estiver de passagem pela Holanda, em uma sexta-feira (de março a setembro), com certeza você já tem um destino certo: Alkmaar. Participar da feira de queijos de Alkmaar é conhecer um pouco melhor da cultura holandesa. 

Talvez você esteja pensando: hummm interessante, mas não sei se vale a pena. Pois bem, eu te digo: vale. Pode anotar a dica, ler esse post até o final e entender qualé que é desta feira. 😉

Feira de queijos de Alkmaar - como é?

Acredite, não é qualquer feira.

A feira de queijos de Alkmaar é uma espécie de teste de qualidade dos queijos Goudas, produzidos nesta região. O mercado tem início às 10:00 da manhã. Pontualmente o convidado da semana toca o sino anunciando o início do evento. Mas a verdade é que o trabalho começa muito antes, os produtores de queijo chegam por volta das 7:00 da manhã na praça Waagplein para começar a posicionar as peças. O evento acontece até às 13:00, mas quanto mais tarde chegar menos queijo terá exposto.

Como eu disse o evento não é uma feira de queijo qualquer. Então, toda sexta-feira os produtores de queijo levam suas peças para passarem por um teste de qualidade dos produtos. O que garante a qualidade do queijo Gouda dessa região. O Gouda Holandês só pode ser produzido na Holanda, é uma denominação de origem. Exatamente como funciona o Champanhe que só pode ser produzido na região de Champanhe.

Todos os produtores são obrigados a levar seus queijos (Goudas) para passar pelo processo de validação. Pesagem, medição da temperatura e também a degustação. Uma unidade por produtor é abertos e provados, os especialistas avaliam os grãos e também os furos do queijo.

Aliás, um queijo tipo Gouda, sem furos é considerado um queijo de menor qualidade. Enquanto quanto mais distribuídos uniformemente estiverem os furos, melhor a sua qualidade. 😉

Bom, todo esse movimento é o que de fato é a parte interessante. O que antes era só uma feira para os produtores venderem os seus queijos, hoje se tornou uma grande atração turística. Começou na cidade de Gouda e hoje são quatro os mercados de queijo em toda a Holanda. 

A graça é ver os carregadores de queijo levando peças inteiras para o interior do armazém, localizado logo ali na praça. O armazém é o local onde de fato acontece todo o processo de pesagem, medição de temperatura e degustação que é transmitido ao vivo pelo grande telão na praça. 

Feira de queijos de Alkmaar - como é?As roupas típicas holandesas, deixam a feira ainda mais colorida. A música ajuda a animar o pessoal. E a senhora, que assume o papel de narradora do evento, ajuda os turistas a entender o que está acontecendo. 

Curiosidades sobre a feira

No total passam pela feira 30.000 Kg de queijo Gouda. Mais ou menos 2.200 unidades de queijo a cada sexta-feira. São transportados 8 unidades de queijo por vez e cada queijo deve pesar (de acordo com os padrões de qualidade) 13,5 Kg.

Feira de queijos de Alkmaar - como é?

Sempre são dois transportadores, que utilizam de um transportador de queijo especial. A feira acontece desde 1593, ou seja, tempo suficiente para desenvolver técnicas para facilitar todo o processo. O caminhar engraçado dos transportadores é a maneira mais simples para caminhar com mais de 100 kg nas costas sem correr o risco que as peças se movam.

Mas, Alkmaar merece muito mais do que uma simples visita pela feira de queijos. Fui com a programação apertada, e me arrepende! 

Após assistir o transporte dos queijos, segui explorando as poucas barracas da feira. Uma em especial chamou a atenção: queijo quente! Ainda sem café da manhã, optei por tomar ali mesmo. Um queijo quente e um suco de laranja, por favor. 😉

Uma vez na terra do queijo, na cidade do queijo e na feira do queijo, comer só um queijo quente era pouco. Segui caminhando pelo mercado, até que encontrei a barraca do queijo. =D  Lá são vendidos inúmeros tipos de queijo, por kg e pedaçosFeira de queijos de Alkmaar - comendo queijo menores para serem consumidos na hora. A ratinha atacou outra vez.

A cidade de Alkmaar é um charme, assim como na maioria das cidades holandesas lá também tem um canal. Eu preciso confessar: foram sete dias de viagem, e a cada nova cidade eu me sentia empolgada, feliz e apaixonada pelo cenário – canais e barquinhos holandeses.

E quem que se acostuma com esse cenário?

Feira de queijos de Alkmaar - como é?

Entre casinhas de pedra, telhados laranjas e janelas estampando as paredes das residências eu senti um aroma irresistível. Como um cachorro faminto, deixei o meu olfato me levar. POFFERTJES, essa era a placa! Nunca tinha ouvido falar, cresci o olho para dentro do trailer e me deparei com o que parecia ser pequenos bolinhos. Não sou muito fã de doces, prefiro os queijos =D, mas aquele cheiro não me permitiu sair de lá sem que eu provasse os bolinhos.

Feira de queijos de Alkmaar - provando os Poffe

Feira de queijos de Alkmaar - provando os Poffertje
Poffertje em Alkmaar

Obrigada, meu olfato quase nunca erra! Um dos melhores doces que eu já provei na vida.

Uma espécie de panqueca, em uma versão mais fofa, gostosa e deliciosa. Feita na hora e consequentemente quentinha, o moço jogou um pedaço de manteiga que imediatamente se desfez em cima dos meus bolinhos e salpicou açúcar em pó. Sério, não consigo entender como as waffles tem mais fama que essas pequenas delícias do universo. O local que eu comi foi o Lekkere Poffertjes que garante ser o melhor Poffertje da Holanda. Só provei dois e de fato esse aí ganhou de 10×0

Alkmaar ainda tem um Museu do Queijo, Museu da Cerveja e o Museu dos Beatles, com a primeira guitarra de John Lennon, feita na cidade. Com já disse a feira acaba às 13:00, quando a praça é invadida por mesinhas dos bares e restaurantes, que sem sombra de dúvidas se o dia estiver bonito você deve encontrar um lugar e ficar por ali curtindo o dia, tomando uma cerveja holandesa.

Feira de queijos de Alkmaar - provando os Poffertje

Como Chegar

Assim como quase tudo na Holanda, Alkmaar está muito próximo de Amsterdam. São 46 km da capital holandesa e 38 Km de Haarlem. Para chegar de carro é muito simples e existe um estacionamento praticamente ao lado da feira. Basta colocar no seu Google Maps – Karperton – lembrando que quanto mais cedo, mais fácil achar vagas.

Alkmaar também tem uma estação de trem, de onde é possível chegar direto via Amsterdam.

Se você, assim como eu opta por conhecer os destinos sobre quatro rodas e adora fazer uma road trip alugue o seu carro através da Rent Cars, pelo nosso link afiliado. Assim você nos ajuda a manter o conteúdo do Passaporte com Pimenta sempre atualizado. 

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.