Viagem pelo cenário de Game of Thrones – San Juan de Gaztelugatxe

Gaztelugatxe , localizada no País Basco na Espanha

A batalha travada entre as águas agitadas do mar cantábrico e a ilhota de San Juan de Gaztelugatxe desenha uma paisagem muito peculiar. Com ajuda do homem, para que esse cenário ficasse ainda mais espetacular, podemos encontrar uma ponte de pedra que conecta a ilha com a terra firme. Desbravar esse pedacinho da Espanha pode ser uma verdadeira aventura, que sem sombra de dúvidas será recompensada pelo visual.

O cenário medieval, entrou para a seleta lista de paisagens que fizeram parte de um dos seriados mais prestigiados do momento – Game Of Thrones. Se você acompanha, sabe que eles não brincam em serviço e que as vezes nos fazem desacreditar que aquele lugar existe.

Gaztelugatxe Ilha e continente conectados por uma escadaria
Gaztelugatxe – País Basco – Espanha

San Juan de Gaztelugatxe existe! E foi locação da série na sexta temporada.

Dizem que os lugares mais bonitos do mundo, requer certo esforço para desfrutá-los. Sendo assim, não teho dúvidas que Gaztelugatxe é um dos lugares mais bonitos do mundo. Após vencer a primeira etapa, descer toda a colina e estar frente a frente com a ilha, nos deparamos com a extensa escadaria que iria nos conduzir em zigue zague até o ponto mais alto e a vista mais bonita.

Caminho para Gaztelugatxe. Ilha do País Basco, na Espanha
Gaztelugatxe – País Basco – Espanha

Lá, além da vista, vamos encontrar uma pequena igreja. Fechada para o público, dizem que ela guarda as oferendas dos piratas e dos pescadores que sobreviveram à fúria do oceano. Outra lenda é que quem chega até o topo deve tocar o sino três vezes. Fazer um pedido e assim será recompensado pelo esforço físico.

As badaladas do sino parecem estímulos para os que ainda se encontram longe de alcançar o topo. Com muita calma, cada um no seu tempo, cruzei com famílias, senhores, crianças e até cachorros subindo as escadarias de Gaztelugatxe. Uns com mais facilidade do que os outros, mas cada um respeitando o espaço do próximo. 

Ao conquistar o ponto mais alto, tratei de me dirigir até o sino e dar as minhas três badaladas. Com o objetivo de encorajar os que ficaram para trás e claro, garantir o meu pedido. O que eu pedi? Para continuar conhecendo lugares tão lindos quanto esse!

Sino de Gaztelugatxe na Espanha
Gaztelugatxe – País Basco – Espanha

Lá em cima não tem nada. Banheiro e nem barzinho para uma cerveja para um brinde especial. Muitos levam seu lanche, para desfrutar de uma refeição com vista. Como não era nosso caso, recuperamos as energias e partimos para a última fase do desafio: retornar! Já imaginando que iriamos precisar da colaboração dos nossos joelhos, para descer tudo o que eu havíamos subido e em seguida subir tudo o que eu havíamos descido, resolvemos descansar um pouco mais.

A volta seria ainda mais difícil.

A vista do alto de Gaztelugatxe na Espanha
Gaztelugatxe – País Basco – Espanha

Ainda em tempo, venho dizer que Gaztelugatxe significa “castelo de pedra” em euskera (língua basca). O castelo eu não achei, mas a verdade é que no passado o local serviu de proteção das terras de Bizkaia.  

Como chegar:

Localizada ao norte da Espanha, no País Basco, San Juan de Gaztelugatxe está à 35 Km de Bilbao. O acesso só é possível de carro. Recomendo colocar no GPS, pois o local não está muito bem sinalizado. Chegando lá, você irá estacionar e terá que caminhar até o início da trilha.

Bem ao lado do estacionamento, existe uma opção de bar/restaurante –  Gaztelu que eu utilizei para repor as energias com uma cerveja bem geladinha e um merecido brinde com o marido e a minha tia, meus companheiros de aventura. Tem também o Eneperi, que estava fechado na ocasião, mas é uma opção.

Dica: Se você montou a sua base em Bilbao, recomendo que reserve o seu primeiro dia para ir até Gaztelugatxe. Como já disse – chove muito na região. Ter mais dias para tentar explorar o local com o céu aberto e sem chuva fará total diferença na sua experiência. Se não der certo no primeiro dia, tente no segundo, terceiro… (foi o que fizemos)

Paisagem de Gaztelugatxe - cenário de Game Of Thrones na Espanha
Gaztelugatxe – País Basco – Espanha

Sobre a trilha

Devido ao alto volume de chuva a trilha está sempre uma meleca (barro) e escorregadia. Recomendo que vá com um tênis! Sem chance alguma de tentar fazer a trilha com sapato, sapatilha ou algo do tipo. 

Existe também um mirante para os que não querem seguir até o final, chegar até o mirante levará em torno de 20 minutos de caminhada por um trecho mais leve. E a vista do mirante, é mais ou menos essa:

Gaztelugatxe - País Basco - Espanha
Gaztelugatxe – País Basco – Espanha

Nós realizamos todo o trajeto em uma hora e meia. Feito com muita tranquilidade para descansar e registrar a paisagem.

Apesar de ter visto idosos e crianças realizando o trajeto eu só recomendo para o que estão acostumados com esse tipo de passeio. As crianças correm sérios riscos de cansarem e quererem voltar e os idosos podem cair e se machucarem.

Aqui deixo cenas do episódio do Game Of Thrones onde aparece San Juan de Gaztelugatxe, lembrando que o castelo que aparece nas cenas não existe.

Confira a cena:

Salve esse post no Pinterest para ler mais tarde

Quer conhecer um dos cenários do Game Of Thrones? Gaztelugatxe no País Basco, na Espanha

2 comments

Deixe uma resposta