Giethoorn – Uma charmosa cidade sem ruas na Holanda

Giethoorn cidade sem ruas Holanda

Giethoorn é a cidade sem ruas da Holanda, por isso é conhecida como a Veneza holandesa. Desculpe, não gostei da comparação, preciso te dizer que Giethoorn é mais bonita e charmosa que a famosa cidade italiana. Parece impossível não é mesmo? Mas é real, bem menor que Veneza a cidade sem ruas é uma experiência única e bem diferente.

Giethoorn cidade sem ruas Holanda

Já fazia um par de anos que Giethoorn estava na minha lista, mas quando eu digo lista leia-se no topo da minha lista. Confesso, eu queria ir para a Holanda para conhecer a cidade sem ruas e os campos de tulipas.

Por sorte, conheci bem mais!

Deixamos o nosso carro no estacionamento, na entrada da cidade, e partimos para a exploração. Não demorou muito para a gente encontrar  o primeiro canal, repleto de pequenas embarcações no aguardo dos turistas. Você pode optar por alugar um barquinho particular e fazer o passeio por conta ou escolher por embarcações maiores que levam grupos de turistas para conhecer Giethoorn.

Não se preocupe, conduzir o barco é uma tarefa fácil, mas requer um pouco de paciência. Não é necessário nenhum tipo de carteira especial para dirigir, uma vez que a embarcação navega lentamente.

Não pensamos duas vezes e alugamos um particular. Éramos em quatro pessoas, custou 50 euros o barco. Varia muito da empresa e também do tempo de passeio. Optamos logo pelo mais longo, 2 horas navegando pelos charmosos canais holandeses. Antes de iniciar o passeio recebemos um roteiro, uma rota exata para um passeio de duas horas. Não tem erro, os barcos navegam em uma mão única e as opções são: 30 min, 1 ou 2 horas e cada um corresponde a uma roteiro diferente.

Giethoorn cidade sem ruas Holanda

2 horas navegando pelos canais de Giethoorn

A rota nos conduziu entre sedutoras casinhas de telhado de palha e janelas coloridas. Se eu não tivesse visto uma senhora regando as flores do seu jardim e outra pintando a ponte da sua casa, diria que aquela cidade era de mentira, feita para atrair turistas. Mas não, ela é de verdade. Ainda que poucos, existem moradores em Giethoorn,  e que se não fossem os turistas bisbilhotando a sua intimidade pelas janelas da casa, provavelmente seriam bem mais felizes.

Giethoorn cidade sem ruas Holanda

Recomendo chegar cedo, os chineses parecem terem descobertos esse destino antes de qualquer um de nós e eles chegam em peso, lotando a cidade e também os canais. Embora a cidade não tenha rua e nem carro, ela tem trânsito. Quanto mais tarde você chega, maior tráfego de barcos você vai pegar.

Giethoorn cidade sem ruas Holanda

Como nosso passeio era mais longo, nosso roteiro nos levou até um parque natural que está do lado da cidade. O Weerribben-Wieden National Park é uma área de pântano, navegar pelas águas que cortam o parque é uma paz. Poucas turistas chegam até lá, já que a grande maioria opta pelos passeios mais curtos.

Outra opção é alugar um barco por um tempo menor e seguir até o parque de bicicleta. Seria uma experiência completa.

Explore Giethoorn a pé

Após as nossas duas horas de passeio devolvemos o barco e resolvemos explorar a cidade a pé. A cidade já estava um pouco mais cheia, mas não perdeu o encanto. Sem ruas, Giethoorn conta com um pouco mais de 170 pontes, separando a cidade entre pequenas ilhotas.

Giethoorn cidade sem ruas Holanda

Confesso que subestimei o tempo nesta cidade. Embora ela seja pequena, recomendo que reserve um dia inteiro para o passeio entre o percurso e o passeio pela cidade. Almoço na cidade ou então tome um café com uma encantadora vista, tenho certeza que não irá se arrepender. Sente-se no gramado que beira o canal e dê risada com os turistas brincando de carrinho de bate-bate com os barcos. E o mais importante – respeite os os moradores e as propriedades deles.

Como Chegar  

Giethoorn está localizado a 120 km de Amsterdã, existem possibilidades de chegar de transporte público, mas recomendo que alugue um carro para esse passeio. A primeira opção você terá que fazer algumas trocas de ônibus.

Alugue o seu carro através da Rent Cars, pelo nosso link afiliado. Assim você nos ajuda a manter o conteúdo do Passaporte com Pimenta sempre atualizado.

Se vai chegar de carro, coloque no GPS: Tourist Info Giethoorn. Lá você vai encontrar um estacionamento e é só caminhar até a cidade.

Recomendo que se você for dedicar todo o seu dia para visitar Giethoorn, no retorno para Amsterdã passe pelo dique. Algo completamente diferente para nós. São 32 km de estrada passando por cima do mar.

Dique Holanda
Dique Holanda

E aí, o que achou de Giethoorn, a cidade sem ruas da Holanda? Já conhecia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.