Innsbruck – Áustria

Innsbruck
Algumas cidades são lindas por si só. Digo isto porque a natureza e a geografia podem privilegiar de tal forma, que não há o que o homem possa fazer para superá-la. Este é o caso de Innsbruck, capital do estado do Tirol na Áustria. Com pouco menos de 120.000 habitantes e renomadas universidades, a cadeia de montanhas que cercam a cidade são um caso a parte. Se a visita for em pleno verão, quando as temperaturas chegam aos 30 e poucos graus ou mesmo no inverno rigoroso, atrações e fotografias espetaculares não irão faltar.

Para passeios românticos, um final de semana em Innsbruck é mais que perfeito!
Muitos utilizam a Áustria como rota para a Itália. Por isto, se o tempo for escasso, digo: a parada vale muito, já que o charme está nas caminhadas pelo centro da cidade. Quem sabe tomando um sorvete ou parando para um café, sempre com as montanhas de fundo.
Durante o inverno, a cidade é invadida por turistas de todos os lugares em busca de boas pistas de esqui. Já no verão, a busca é por ótimas trilhas e esportes ligados à natureza. Os teleféricos que funcionam durante grande parte do ano, proporcionam o acesso às montanhas e uma vista espetacular.
Innsbruck
Innsbruck
Innsbruck possui este nome devido inicialmente ao Rio, chamado Inn e à ponte principal utilizada desde o período medieval. Feita de pedra, possui as mais belas casas coloridas e bem preservadas de um lado e de outro construções barrocas intocáveis. As águas agitadas do rio de cor verde, acalma o coração dos turistas e enaltecem ainda mais a beleza natural do todo. Pela proximidade com as montanhas, nos períodos chuvosos, a coloração verde da lugar ao marrom claro, devido aos pedregulhos e terra.
Innsbruck
Innsbruck
Innsbruck
Innsbruck

Apesar de ser um país com pequeno território, a Áustria possui em sua história diversas guerras e disputas, sendo a última com a libertação pós Segunda Guerra. Por terem lutado bravamente para libertação da Áustria da ditadura alemã, alguns cidadãos franceses e tiroleses foram honrados através do Befreiungsdenkmal – Monumento de Libertação. Este possui em um dos seus pilares os nomes dos principais resistentes, a frase POR AQUELES QUE PELA LIBERDADE DA ÁUSTRIA LUTARAM, além de possuir uma belíssima águia, símbolo nacional.

Befreiungsdenkmal - Monumento de Libertação - Innsbruck
Befreiungsdenkmal – Monumento de Libertação – Innsbruck

Alguns vestígios indicam o início da cidade já na Idade da Pedra. Porém somente no século XII  encontram-se documentos tratando da importância de Innsbruck, como travessia pelos Alpes. A arquitetura é extremamente interessante. Com intensa influência romana e um toque germânico, Innsbruck enche os olhos. As edificações preservadas do centro chegam a ter a mesma idade do nosso imenso país.

A estátua de Santa Ana com o fundo as montanhas é de impressionar. Inaugurada em 1703, como comemoração da libertação austríaca dos bávaros, possui detalhes em dourado que enaltecem a imagem. 

Santa Ana - Innsbruck
Santa Ana – Innsbruck

O Triumphpforte é também um dos cartões postais da cidade. Por lembrar o famoso Arco do Triunfo francês, qualquer turista ficará encantado com os detalhes de seus pilares e a vista para as montanhas. Construído em 1765 como celebração do casamento do Arquiduque Leopold, segundo filho da rainha Maria Teresa.

Innsbruck
Triumphpforte – Innsbruck
 Próximo está também o telhado dourado, chamado no dialeto da região de Goldenes Dachl. Finalizado em 1500 como comemoração do casamento do Imperador Máximiliano I, possui mais de 2.738 plaquetas de bronze e é um dos símbolos da cidade. O imperador e sua esposa utilizaram a sacada por anos ao observar festividades e torneios na cidade.
Innsbruck
Innsbruck
Innsbruck possui ótimo sistema de transporte público, com bondes e ônibus por toda a cidade. O acesso pode ainda ser feito com trem, já que a estação central é muito bem localizada. Inclusive, sobre a estação de trem se encontra um Hotel Ibis que oferece uma excelente vista das montanhas. Apesar de estar sobre a estação central, não se nota ruído algum e é bastante seguro.
Innsbruck
Innsbruck
As rodovias são bem sinalizadas e amplas. Vale lembrar que para utilizá-las é necessário comprar a Vignette, tarifa obrigatória para uso das estradas e ruas austríacas. É vendida na forma de adesivo, o qual deve ser colocado no parabrisa do veículo. Existem prazos de validade diversos, no caso, o mais curto é válido por 10 dias e custa pouco menos de 9 euros. As Vignettes são vendidas em todos os postos de gasolina próximos à fronteira ou é possível também comprar pela internet, recebendo em casa.

Deixe uma resposta