Como foi o IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Paris - Foto na torre Montparnasse

No finalzinho de 2017 rolou o IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros (EEBB). Essa “brincadeira” toda começou em Barcelona, Porto deu sequência, Berlim continuou e Paris fez história no quarto ano deste encontro. Ao que tudo indica, não vai mais parar… =D

Foi o meu primeiro ano. Estava ansiosa e muitíssimo animada com tudo o que iria acontecer. Iriamos nos reunir: eu e mais 49 blogs, para falar sobre o universo da blogosfera e desvirtualizar algumas amizades.  

Não sei se eu acredito em destino, mas um mês antes de eu embarcar para essa aventura eu estava a procura de uma parceira para dividir o quarto de hotel comigo.

Um dia antes de sair para a minha viagem ruma a Itália, me dei conta que eu precisava fechar o hotel do encontro. E precisava ser prática, joguei no grupo do encontro que eu estava a procura de alguém, até que a Nathalia do blog Destino Provence, me respondeu que estava na mesma situação.

No dia seguinte, iria de carro até a Itália e como seriam quase 10 horas decidimos fazer uma parada estratégica em Aix en Provence. Acreditem, era a cidade da Nathália. Prática que somos, marcamos um almoço que se transformou em um belo tour pela cidade. Valeu Nathi =D

O evento nem tinha começado e já estava me trazendo boas amizades.   

Sexta

Tudo começou na sexta-feira, um pouco tímida fui conhecendo o grupo. O ponto de encontro foi na torre Montparnasse, que nos recebeu com champagne e macarons.

Existe coisa mais parisiense do que isso? Sim, a torre! Pois bem, ela também estava lá. A torre Montparnasse é o prédio mais alto de Paris com uma vista 360o da cidade e ainda que o dia não estivesse dos melhores nunca vi tanta gente reunida tentando garantir o melhor clique.

A noite foi caindo e a Torre foi ganhando uma nova cor, todo iluminada para provar que sempre é possível melhorar! Eu que adoro uma vista panorâmica para compreender a cidade, foi uma excelente maneira de começar nosso evento. Já conhecia Paris como a palma da minha mão #sqn.

Encontro Europeu de Blogueiros - Vista da Torre de Montparnasse
Vista do topo da Montparnasse

Vista: check!

Partimos para nosso próximo encontro, que rolou no XO Hotel, com um coquetel de boas vindas. Para a minha sorte esse era o hotel que eu estava hospedada, era tropeçar e cair na cama.

Estávamos em Paris e não tinha dúvidas que tudo seria servido com muita classe. O coquetel foi servido em parceria com o  Hôtel Gustav. Cheguei toda delicada, já garanti uma taça de vinho e fui em busca de conhecer a galera.

O bate-papo foi longo. Resultado: subimos para o quarto às 3:30 da manhã com a missão de estar inteira no dia seguinte.

Sábado

Quem nos recebeu para um dia inteiro de conteúdo foi o Hôtel Sully, um super parceiro que abraçou o evento e acreditou nos blogueiros presentes. Isso tudo porque o local oficial do evento deu pra trás 3 dias antes e quase matou nossa organizadora do coração.

Encontro Europeu de Blogueiros realizado no Hotel Sully
Hotel Sully – Paris

A palestra começou com a Fernanda do blog Preciso Viajar, com a palestra mais aguardada do dia: Como ganhar dinheiro com links afiliados.

Pois é pessoal, blogueiro de viagem precisa ganhar dinheiro! Permuta é legal, mas não paga as contas. E quando a gente deixa o link do booking e menciona outros parceiros é porque é assim que a gente ganha dinheiro. =D

Em seguida entraram a Magê do Milão nas Mão e a Cris do Sol de Barcelona, que são guias turísticas aqui na europa. O tema da palestra foi: como utilizar o blog como ferramenta de divulgação do trabalho. Embora eu não seja guia, confesso que consegui tirar muito proveito da palestra e tive vários insights. Geralmente eu sou a cliente, mas com a mente aberta tentei ao máximo trazer para o meu universo e tirar proveito daquele conteúdo, e deu certo!

A Damares da agência Atitudecom deu sequência nas palestras. Ela que mora no Brasil e estava de passagem em Paris, contou um pouco do que as empresas estão buscando nos influenciadores digitais, como está acontecendo esse tipo de parceria e mostrou que esse comportamento está cada vez mais normal.

A maratona continuou, e entrou a Juliana Morales do blog Nosso Armário. Ela trouxe um pouco da sua experiência de Marketing e abordou o assunto: Marketing 2.0. Nós blogueiros, temos que ter conhecimento em várias áreas distintas e  assuntos como esse nunca é demais.

Finalizamos o dia com a palestra das meninas do BLPM (Blogueiros de Língua Portuguesa de Madri), que compartilharam a experiência sobre como foi unir forças de vários blogueiros para alavancar os seus blogs pessoais. A iniciativa é incrível e mostra cada vez mais que não devemos enxergar os blogs de viagem como concorrentes, e sim como parceiros.

O sábado foi intenso, mas se engana quem acha que a programação acabou! O grupo seguiu para curtir um show de Cabaré. Paradis Latin, a primeira casa de Cabaré de Paris. Antes mesmo de iniciar o show fomos conhecer os bastidores e só assim foi possível ter ideia da real dimensão daquele show. Tanto trabalho e estrutura por trás de um show que dura 1 hora e meia. Fomos recebidos pelo Luís, um brasileiro muito atencioso que trabalha por lá.

Ganhamos uma taça de champagne para acompanhar o show que mistura o clássico cabaré com apresentações de danças bem modernas. Um tanto quanto maluco mas um verdadeiro espetáculo que mistura uma enorme variedade de tipos de dança. Luís nos explicou que o show não é 100% cabaré, pois 70% do público da casa são de franceses e caí entre nós eles devem estar de saco cheio disso rsrs…

Domingo

Domingo nos despedimos do XO Hotel, que nos acolheu tão bem. A Nathi foi super querida e uma excelente companheira de quarto. Eu que sou completamente apaixonada por Provence acho que tirei as energias dela de tantas perguntas sobre os famosos campos de lavanda, os vilarejos e até sobre a lagoa rosa de Camargue hihihi.

Encontro Europeu de Blogueiros em frente a Igreja Sacre Cre
Eu e a Nathália do Destino Provence

Foi uma delícia a experiência de ficar no XO Hotel. Além de estar próximo do Arco do Triunfo e da Champs de Elysee, existem duas estações de metrô próximo. A locomoção fica fácil, e esse é um Item super relevante ao escolher um hotel em Paris.

O domingo começou pelo bairro mais charmoso de Paris – Montmartre. Nunca tinha ouvido falar, mas foi amor à primeira vista. (Vai rolar um post só dele)

O dia estava espetacular e quem nos levou pra lá foi o pessoal da França entre Amigos. O Tour começou pela Sacré Coeur, que nos recebeu da melhor maneira possível: com o órgão tocando na sua máxima potência. Fiquei arrepiada e deixei a emoção me guiar por lá.

Encontro Europeu de Blogueiros passeio pela igreja Sacré Coeurr
Sacré Coeurr

Já estávamos todos em clima de despedida.

Eu infelizmente não tinha conseguido um contato próximo com todos, era muita gente e muito conteúdo rolando. Então aproveitei os encantos de Montmartre para conhecer mais algumas pessoas e conversar com tantas outras.

O evento encerrou no domingo, mas para a minha sorte eu havia comprado o meu retorno só para a segunda. E para a nossa surpresa o pessoal da Gallerie Lafyette nos convidou para um tour privado pela loja ainda pela segunda de manhã.

A maior loja de departamento de Paris ganha uma decoração belíssima no Natal, e quem está de passagem por lá nesta época vale a pena dar um pulo na loja. As vitrines e o centro da loja são todos tomados pela magia do natal, cada ano um tema diferente. Em 2017 o tema escolhido foi: espetáculo! E tenho que admitir, estava mesmo um espetáculo. =D

No nosso último dia em Paris fomos conhecer a Gallerie Lafayette e ver sua famosa decoração de Natal. Para a nossa sorte fomos recebido pela equipe de Marketing da galeria que nos contou que todo ano a decoração de Natal ganha um novo tema, e esse ano o tema é espetáculo! Além da árvore central que de hora em hora apresenta uma animação, as vitrines estão todas animadas e a galeria ainda oferece uma atração de realidade virtual que nos levou para um verdadeiro parque de diversões sem sair do lugar. Se você está de passagem por Paris na época mais encantada do ano, não deixe de passar por lá para conferir como a decoração está mágica e envolvente. #paris #frança #france #xmas #galerielafayette

Uma publicação compartilhada por Viagem e destinos (@passaportecpimenta) em

Por fim, mas de maneira alguma menos importante gostaria muito de agradecer a Martinha do Viajoteca que foi a grande organizadora disso tudo. O evento foi incrível e ela teve que rebolar para fazer tudo isso acontecer! Martinha, obrigada pela sua dedicação o evento foi show!

 

Veja quais foram os blogs que participaram do IVEEBB Paris 2017

Alemanha

Áustria

Espanha

França

Holanda

Inglaterra

Itália

Portugal

República Tcheca

Suíça

 

4 comments

  1. Muito legal, Maytê… deve mesmo ter sido uma viagem interessante de muito conhecimento e claro diversão! rsrs Paris deve ser uma cidade encantadoramente apaixonante. Um dia eu verei de pertinho! beijos

  2. Mayte, quanta gente bacana e quanto conteúdo legal! Deve ser uma maravilha poder encontrar com toda essa gente que acaba entrando nas nossas vidas pela tela do computador. Eu sou bem grata pelas amizades que vem nascendo desse mundo blogueiro, e espero participar de um encontro assim em breve! Bem que podia ser em um destino glamuroso assim,… tipo Paris lol

    Sorte e sucesso sempre aqui pro PCP! 😀

Deixe uma resposta