Mercados de Dubai – Um guia com os melhores Souks da cidade

Mercados de Dubai - O colorido do mercado de especiaris

Dubai é um destino repleto de atrações ecléticas, uma cidade para todos os gostos! Hoje o foco são para os mercados de Dubai e que fique claro que não necessariamente isso quer dizer gastar dinheiro.

Os souks, como são conhecidos esses mercados, são atrações imperdíveis na cidade. São quatro e um muito diferente do outro, é possível fazer tudo em um único dia e ainda encher a agenda com outras atrações que eu indiquei no post sobre o que fazer em Dubai.

Geralmente os souks estão localizados na almedina (centro da cidade). Como nós fomos visitar os mercados mais antigos e tradicionais de Dubai, tivemos que sair da cidade futurística e nos deslocar até a cidade real. Onde tivemos a oportunidade de ver uma cidade completamente diferente e cheia de contrastes de tudo que já tínhamos em Dubai.

Confira então um guia sobre os melhores mercados de Dubai.

Souk Madinant Jumeirah

Mercados de Dubai: Souk Medinat Jumeirah é o mercado mais moderno de Dubai.
Souk Medinat Jumeirah – Dubai

Souk Madinant Jumeirah, faz parte do complexo de entretenimento e resorts da rede Juemirah. A rede de hotéis mais luxuosa de Dubai (talvez do mundo). Esse mercado está interligado com alguns dos principais resorts da cidade através de um canal artificial que traz o título de Veneza de Dubai. As gôndolas são substituídas pelas abras, que são os táxis navegáveis dos países árabes.

Em um estilo um pouco mais sofisticado, fazendo jus ao local que a gente se encontra, você pode desbravar cantinhos e ter vistas diferenciadas do Burj Al Arab que só são possíveis através desse passeio turistão. Não se intimide, pegue o seu táxi navegável é descubra uma outra Dubai, inclusive tendo a oportunidade de dar uma espiadinha nos luxuosos resorts que cercam os canais.

Mercados de Dubai: Souk Medinat Jumeirah e a vista perfeita para o Burj Al Arab
Souk Medinat Jumeirah – Duba  

Voltando ao tema: mercados de Dubai, o Souk Medinat Jumeirah é na verdade um tradicional mercado árabe, com traços mais modernos e mais atraentes aos olhos dos turistas. Começando pelo ar condicionado, o local é todo climatizado coisa que não encontramos em nenhum outro Souk de Dubai. As lojas são um pouco mais modernas e podemos encontrar marcas que atraem os olhos dos turistas, mas sem perder o estilo dos clássicos mercados de Dubai.

As vigas de madeira e barracas expostas ao longo dos infindáveis becos do Souk faz com que eu tenha me encantado por esse lugar.

Mercados de Dubai: Souk Medinat Jumeirah é o mercado mais moderno de Dubai.
Souk Medinat Jumeirah – Dubai

A mistura dos tecidos, artesanatos, ouro, roupas típicas faz do Souk Medinat Jumeirah uma galeria disfarçada de um tradicional mercado árabe. Nem por isso o local perde o seu encanto e particularmente eu achei esse cantinho de Dubai o mais bonito e agradável da cidade.

Ainda sobre a minha opinião, acho que o lado externo desse Souk é o ambiente diferenciado e merece uma atenção, merece um passeio e com certeza merece uma pausa para o melhor ângulo do Burj Al Arab.

Mercados de Dubai: Souk Medinat Jumeirah e seu colorido com centenas de artesanatos
Souk Medinat Jumeirah – Dubai

Procure pelo Café Costa, e prepare-se para centenas de fotos! Se o dia estiver agradável recomendo gastar parte do seu tempo sentada em um café ou restaurante admirando a vista e ou observando a diversidade de culturas que passam pelo local.

Mercados de Dubai: Souk Medinat Jumeirah e a vista perfeita para o Burj Al Arab
Souk Medinat Jumeirah – Dubai

Se me permite uma última dica, sugiro que volte a noite no Souk Medinat Jumeirah. Irá se surpreender com um novo lugar, as luzinhas penduradas e a iluminação intimista pode ser o lugar perfeito para um jantar de despedida da cidade ou pq não de boas vindas? Enfim, isso é só uma desculpa mesmo para dizer: você precisa passar por lá a noite!

Gold Souk

Mercados de Dubai: o amarelado ouro das arábias.
Mercado de Ouro – Dubai

Não menos turístico, mas muito mais tradicional, o mercado do ouro é o lugar onde os locais compram ouros para as suas esposas.

Localizado no centro antigo de Dubai (almedina), aqui podemos ter contato com a população. Talvez um choque de realidade, pela falta de prédio gigantes, tortos e espelhados mas essa é a verdadeira Dubai. Seja bem vindo!

Entrar em um dos mercados de Dubai mais tradicional pode ser um passeio muito mais rápido do que você imagina. Não torça o nariz ao se decepcionar com as peças que fogem um pouco do nosso costume. Longe das vitrines da HStern ou Vivara, por aqui é: ouro, muito ouro Inshalá! Como já diria Khadija, da novela O Clone (entregando a idade)

As peças amareladas, enormes e chamativas é uma das características dessa cultura. A maioria das peças variam entre 21 e 24 quilates, nenhuma com menos de 18K e é por isso que as jóias tem uma coloração tão intensa. Na cultura árabe é isso que mostra o poder financeiro de uma família e até mesmo o tamanho do amor de uma marido pela sua esposa. Dá pra imaginar?

Quer comprar uma peça? Siga as dicas:

Primeiro se informe qual é a cotação do dia do ouro. Em seguida coloque toda a sua habilidade de poder de negociação em jogo. Quando chegar no preço ideal (para ambos os lados) proponha o pagamento em dinheiro, chore por mais um descontinho e negócio fechado! =D

Mercados de Dubai: Grandes e chamativas peças das joalherias do mercado de ouro
Mercado de Ouro – Dubai

Ligados nas oportunidades e sabendo que todos os dias passam centenas de milhares de turistas por ali, os árabes estão ampliando os seus negócios. Fui abordada por inúmeros homens tentando me oferecer bolsas, sapatos, óculos, relógios de grifes (tudo réplica, que fique claro). É só aceitar o convite que eles vão te levar para dentro da loja e despencar uma quantidade enorme de produtos.

 

Spice Souk

Mercados de Dubai: o aromático mercado de especiarias
Mercado de Especiarias – Dubai

Do luxo do ouro, fomos para o aromático mercado de especiarias. Uma paleta de cores e aromas que se você nos acompanha por aqui bem sabe que isso me fascina.

Conduzidos pelo delicioso cheiro das especiarias, vivemos uma experiência sensorial! Sem brincadeira, os comerciantes (muito simpáticos por sinal) te convidam para entrar em suas lojinhas e te mostram o que eles tem de mais diferente se você é do tipo que adora viver esse tipo de experiência e também gosta de se aventurar na cozinha, dedique um tempo para esse pequeno mercado que irá te enlouquecer.

Comunicação não será um problema! Para vender eles tentam de tudo e até arranham no português. Se der trela para eles, quero ver sair, mas te garanto que será muito divertido! Eles são extremamente atenciosos e excelentes vendedores. =D

Temperos, chás, ervas medicinais que se bem embalados e em pequenas quantidades não tem problema algum colocar na mala e voltar para a casa com o cheiro e sabor de Dubai como souvenir.

Textile Souk

Fotos do Mercado de Tecidos: Flickr

O último mercado que nós passamos foi o de tecido. Se você assim como eu, é a loka dos lenços, seja muito bem vinda ao paraíso! Vamos com calma, não saia comprando o primeiro que vê pela frente.

Um mais lindo que o outro é aqui que as muçulmanas compram as shaylas (lenços) que é um dos acessórios mais importante da sua vestimenta. Como o mercado não é muito grande, vale a pena rodar para conhecer e voltar naquele que mais te agradou. Os preços variam muito de uma loja para a outra, por isso é bom ter uma noção dos valores para que você saiba até onde pode chegar na negociação.

Os tecidos variam muito de qualidade, mas basta você se mostrar desconfiada que logo eles justificam o valor. Eles vão comparar um com o outro e dar uma aula sobre os tecidos.

Quanto mais você levar mais poder de negociação você tem (clássico). Por isso, encontre o melhor estabelecimento para comprar todos em um único lugar. 😉

Em geral os vendedores são sempre muito simpáticos. Aproveite para pedir dicas de como colocar o lenço, eles terão o maior prazer de te ensinar diferentes formas.

Dica: Se você vai fazer o passeio pela mesquita de Abu-dhabi, saiba que você tem que estar com a cabeça coberta, aqui pode ser um bom momento para comprar um e arrasar nas fotos da mesquita.

Leia também: Mesquita Al Zayed – Abu Dhabi

Ir em todos vale a pena?

Com certeza! Os Souks de Dubai são bem diferentes uns dos outros, isso você já deve ter percebido. Tirando o Souk Medinat Jumeirah, os outros três mercados de Dubai estão praticamente lado a lado. Todos são pequenos, e rapidamente você realiza o passeio e conhece algo totalmente diferente do que estamos acostumados.

Passear pelos mercados de Dubai é uma oportunidade de poder conhecer melhor um pouco da cultura árabe.

Para chegar até lá: de táxi ou de transporte público.

Salve o post sobre os mercados de Dubai para ler mais tarde

Mercados de Dubai - Um Guia com os principais Souks da cidade. Com muito colorido e aroma

3 comments

  1. Ai, quero ir em todos com certeza!!! O de ouro (inshalá!) parece ser pura ostentação! Nunca vi nada tão brilhante na vida quanto aquela vitrine! Mas meu coração ficou mesmo no de especiarias – cores e sabores, a cidade viva e fervilhando! Quero isso na minha vida. E claro que eu darei uma passadinha no de tecidos, para escolher um lenço – divo – para conhecer a mesquita mais linda do mundo! 😀

  2. Sei que estou sendo repetitiva e até clichê, mas estou encantada com as notícias que você está trazendo de Dubai… Adoro mercados e estes com certeza são diferentes de todos os que já visitei na vida! Independente de qual, eles todos me pareceram muito coloridos!

    Um amor especial pelo de especiarias, claro. Se der trela quero ver sair?! Então já viu que vou passar dias ai né?! rsrsrs

    Também quero um lenço lindo (adoro lenços) e passear pelos canais vendo a exuberância de Dubai!

    Quem diria que um dia eu desejaria visitar Dubai! rsrsr bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.