O que fazer em Bilbao, na Espanha – Além do Guggenheim

O que fazer na cidade de Bilbao

Os anos 80 foram marcados por inúmeros acontecimentos em Bilbao, deixando rastros de decadência, desemprego e conflitos sociais na principal cidade do País Basco, na Espanha.

O plano de revitalizar Bilbao, no início dos anos 90, foi tão certeiro que hoje a cidade está cada vez mais no radar turístico. Ficou em segundo lugar como o melhor destino europeu de 2018 (veja aqui a lista completa) e foi estrela do livro Origem de Dan Brown.

Tudo começou com o imponente museu Guggenheim, é impossível pensar em Bilbao e não remeter as curiosas formas e curvas do museu. As célebres obras de arte do museu como Puppy, o cachorro de flor. Mamá, a aranha gigante e também as Tulipanes, as coloridas flores que refletem a admirável arquitetura de Frank Gehry.

O que fazer na cidade de Bilbao
Mamá – Museu Guggenheim

Se você é fã de arte moderna, considere um dia inteiro para explorar o exterior e também o interior do museu. Pegue o seu áudio-guia, siga em direção ao impressionante átrio do Guggenheim e divirta-se. O espaço é um prato-cheio para aqueles que admiram esse tipo de arte. Agora, se você não é tão fã assim repense a sua entrada no local, mas de forma alguma deixe de visitá-lo por fora.

A complexa obra arquitetônica do Guggenheim é fabulosa. E tem também a área Art District, como é conhecido o espaço externo do museu onde você pode encontrar algumas das obras de artes mencionadas anteriormente. Leia nosso post sobre o Museu do Guggenheim.

Bilbao é muito mais do que o Guggenheim

O que fazer na cidade de Bilbao
Azkuna Zentroa – Centro Cultural de Bilbao

Bilbao é arquitetura, é arte e é gastronomia

Vamos falar de gastronomia então. O País Basco como um todo é conhecido por sua rica e saborosa gastronomia, aliás a região leva o título de ser o paraíso das estrelas Michelin, mas a capital desse paraíso é em San Sebastian. E nós já falamos sobre isso em outro post onde comer em San Sebastián.

Mas a gastronomia local não deixa ninguém na mão e tem para todos os gostos e bolsos. Afinal de contas o “prato” mais tradicional do País Basco são os famosos pintxos, comida sobre um pedaço de pão. Simples, fácil, rápido e barato.

Talvez uma boa opção seja se aventurar no Mercado de la Ribeira. São dois andares, o primeiro dedicado exclusivamente para os queridinho da cidade – os pintxos. Já o segundo andar é destinado para os frutos do mar, carnes, embutidos e frutas. Aquele lugar que a gente vai e dá vontade de sair com a compra do mês. Quem nunca? 😉

Mercado de la Ribeira - Bilbao
Mercado de la Ribeira – Bilbao

E os estrelados?

Se quer provar as “estrelas de Bilbao”, aqui seguem os cinco restaurantes estrelados da cidade: Etxanobe, Mina, Zarate, Zorrziko e Nerua. Esse último localizado dentro do Museu Guggenheim e na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo de 2018.

Não foi desta vez que eu provei um restaurante estrelado. Mas nem por isso comi mal, afinal estamos no País Basco. Muito próximo do museu, encontrei ao acaso o Las Cepas. Com uma opção de menu do dia, a la carte ou até mesmo pintxos. Fiquei com o menu do dia e fui feliz com a minha escolha.

Sobre um centro antigo – cheio de charme

O que fazer na cidade de Bilbao
Bilbao

O contraste do moderno e do antigo, logo saltou aos olhos, mas não menos bonito por isso. A arquitetura do casco viejo não é tão grandiosa quanto o Guggenheim, mas na minha humilde opinião é muito mais charmosa. Não é à toa que foi declarado como monumento histórico-artístico. As sete ruas, são pequenas ruelas peatonais que permitem você desfrutar desse momento sem a preocupação do trânsito. Aproveite e explore cada uma delas, olhando de cima a baixo e se encantando com o colorido detalhe dos prédios, varandas e janelas.

O que fazer na cidade de Bilbao
Bilbao

Mais que arquitetura

É no bairro antigo que encontramos também a Catedral de Bilbao, Teatro Arriaga, e as melhores opções de bares de Pintxos. Se você está esperando uma dica sobre o melhor deles, saiba que essa é uma missão (quase) impossível. Ao perguntar para os locais cada um tem a sua preferência. Mas uma coisa eu te garanto, não tem erro, escolha um (ou dois, ou três…) e seja feliz. Aqui a regra é: descubra você qual é o melhor. =D Pule de bar em bar, prove um pintxo em cada um, e depois volte me contar qual foi o preferido. 

O que fazer na cidade de Bilbao
Teatro Arriaga

A revitalização da cidade foi trazendo pouco a pouco a arte para cada cantinho de Bilbao. O Azkuna Zentroa é um antigo depósito de vinho transformado é um centro cultural. Construído sobre as 43 colunas que são verdadeiras obras de arte. Uma diferente da outra. Um prédio que parece ter sido construído dentro de outro prédio, ou seria um prédio construído em volta do outro prédio? Essa ficou confusa – vá até lá, e tire suas próprias conclusões.

Tem arte, tem gastronomia e tem também muito verde. Se o Guggenheim é o coração de Bilbao, logo ao lado encontramos o pulmão verde da cidade: o Parque de Doña Casilda. O local pede um passeio tranquilo e aquela dica do piquenique que não pode faltar por aqui. 😉 Dentro do parque também encontramos o Museu de Belas Artes de Bilbao.

O que fazer em Bilbao
Parque de Doña Casilda

A cidade vista de cima…

Contemplar Bilbao do alto pode ser uma boa pedida, para o final de um dia cansativo. Suba até o Monte Artxanda com ajuda do funicular, ou de carro. Observe a ria, as grandes obras arquitetônicas da cidade e a natureza abraçando a cidade de Bilbao! Tem maneira melhor de concluir um passeio?

Como Chegar:

Bilbao conta com uma estação de trem, localizada no centro da cidade. Por lá chegam trens das principais cidades espanholas. Assim como a cidade também conta com um aeroporto que recebe voos de Madrid e Barcelona.

O que fazer em BilbaoSe a sua intenção é explorar o País Basco, recomendo que alugue um carro ou chegue com ele. Existem várias opções de bate-volta desde de Bilbao que podem ser feitos de carro.

Dirigir até Gaztelugatxe – cenário do Game Of Thrones é uma boa opção e tem também o Bosque de Omã – um museu a céu aberto, além claro da San Sebastian. Esse último, embora não seja tão longe, recomendo que durma pelo menos uma noite na cidade.

Se você optar por chegar em Bilbao pela estrada, dirigido desde Madrid, a cidade de Segóvia e também a de Burgos, são excelentes opções de parada para diluir a sua viagem.

Se você, assim como eu opta por conhecer os destinos sobre quatro rodas e adora fazer uma road trip alugue o seu carro através da Rent Cars, pelo nosso link afiliado. Assim você nos ajuda a manter o conteúdo do Passaporte com Pimenta sempre atualizado.

Onde ficar:

Como eu estava em um grupo de seis pessoas, optei por um apartamento. O Hiroko Apartamento tem uma excelente localização.

Outras opções de hotéis em Bilbao, a região de Indautxu é uma excelente localização.

6 comments

  1. Acho legal mostrar esse lado charmoso do País Basco. Tudo o que vemos é tão deprê, né? Gostei do que você mostrou e das outras possibilidades para Bilbao. Sou sempre adepta a ver o lado bom das viagens! Parabéns pela matéria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.