O que fazer em Delft, na Holanda? Um dia flanando por essa bela cidade

O que fazer em Delft na Holanda - lindos canais

Pequena e apaixonante! Assim eu defino Delft. Para a minha sorte eu não cheguei ao país dos tamancos de madeira via Amsterdam, meu vôo chegou por Eindhoven. De início não gostei, mas as coisas sempre acontecem por algum motivo que a gente só vem a descobrir depois.

Por volta das 16:00 entramos na cidade de Delft, com o carro. O típico cenário holandês estava crescendo diante dos meus olhos. O sol já começava o seu lento movimento de baixar, e o dourado do entardecer parecia se harmonizar perfeitamente com as casinhas de tijolinho a vista, telhados alaranjados e as tais janelas holandesas. Exatamente como eu imaginava! Diante das casas que ao meu ver eram sinônimos de paz e tranquilidade, passavam bicicletas que vinham de todos os lados possíveis e inimagináveis dando agito para uma cidade que até então parecia bem tranquila.

O que fazer em Delft - admirar os charmosos canais
Delft – Holanda

Christian, que conhece a esposa que tem (eu), foi logo avisando: toma cuidado viu! Aqui tem que prestar atenção com as bicicletas, não vai dar bobeira. =D

Embora muitos brasileiros nunca ouviram falar de Delft, a cidade tem peso. É onde podemos encontrar os restos mortais da família real holandesa e também uma das cidades mais antigas do país. Além da parte histórica, Delft é culturalmente conhecida pela sua porcelana azul e por ser cidade natal do artista Johannes Vermeer, um famoso pintor holandês, responsável pela icônica obra: A menina do brinco de pérola.

Deixamos nossas coisas no hotel, inclusive o carro, e fomos explorar a cidade. Não preciso nem dizer que mesmo que o Chris tenha me avisado, eu quase fui atropelada pelas bicicletas (algumas vezes).

Sem roteiro definido, porque a cidade pede liberdade, atravessamos um canal e depois outro e pronto já estávamos no centro antigo de Delft. Fiz o que eu mais gosto de fazer nas minhas viagens pela Europa – caminhei! Embora as cidades da Holanda sejam praticamente todas “feitas” de casinhas fofa e canais eu ainda não tinha me acostumado com aquele cenário. Me permitir suspirar e deixar a minha empolgação fluir.

O que fazer em Delft - canais e barcos da Holanda
Delft – Holanda

Em tom de empolgação as primeiras horas na cidade foram assim: Chris, olha que fofo aquele cantinho! Chris, olha que lindo aquele barquinho no canal! Meu deus, que incrível esse cantinho da cidade, olha mais um, e outro e outro e outro… rsrsrs acho que ele cansou de mim, mas se manteve firme. Acho que ele também estava “empolgadão” com a beleza e charme da cidade, porém um pouco mais contido do que eu. =D

O que fazer em Delft - canais e barcos da Holanda
Delft – Holanda

Não demorou muito as lojas começaram a baixar suas portas. Bares e restaurantes levantavam as suas, mesas e cadeiras para o lado de fora. A cidade ia perdendo o ar bucólico das senhorinhas passeando pelo centro antigo, e dava espaço para agito de uma cidade universitária.   

O que fazer em Delft - conhecer a Bier Fabriek
Bier Fabriek – Delft – Holanda

Sedentos por uma cerveja holandesa e cansados da viagem, a melhor opção para aquele dia era mesmo sentar, beber e comer. Optamos pela Bier Fabriek, indicação da recepcionista do nosso hotel. De localização fácil e ambiente agradável, nos sentamos por lá mesmo.

O chão forrado de cascas de amendoim. Que diacho é isso? Quem foi o sem noção?

Simplesmente a maneira mais fácil e rápida para atender a alta demanda de uma cervejaria holandesa. Retirado os copos e pratos da mesa, e vrummmm nas casas de amendoins (que são cortesia da casa) vão rapidamente para o chão. Próximo cliente? Pode se sentar. =D

O cardápio oferecia quatro diferentes tipos de cerveja, eu que não entendo muito do universo do malte peço uma leve (me julguem) – recebo como indicação a Bianco e nela fico a noite toda. Para comer, investimos em algumas porções para começar a nos aventurar na gastronomia local. Não deixem de provar a cremosa e crocante Bitter Ballen.

O que fazer em Delft - provar o Chocolate Company Factory
Chocolate Company Factory – Delft – Holanda

No dia seguinte começamos nosso dia cedo, no Chocolate Company Factory – CHCO. Sempre opto por hotéis sem café da manhã, adoro conhecer os cafés da cidade. Quem mais aí é desses? 

Provei o melhor chocolate quente da minha vida! Esquece tudo o que você já tomou, viu ou ouviu sobre chocolate quente. Escolha o seu chocolate e aguarde o seu leite quente e cremoso. Preparados? Mergulhe a sua colher de chocolate dentro da xícara e pronto.

Trilha sonora: Hummmm

O que fazer em Delft - provar o Chocolate Company Factory
Chocolate Company Factory – Delft – Holanda

Ainda na praça principal encontramos a torre de 108 metros, que o que tudo indica sofreu um incêndio. Lá está a Nieuwe Kerk, que quer dizer igreja nova e de nova não tem nada já que foi concluída no séc. XVI. Tudo bem, estamos na Europa e a igreja antiga se encontra logo ao lado da nova (por isso o nome – nova e antiga hehe).

O que fazer em Delft - Conhecer a Nieuwe Kerk
Nieuwe Kerk – Delft – Holanda

Na nova podemos encontrar os restos da família real holandesa e também subir na torre, que se estiver um dia limpo se torna uma atração imperdível. Até mesmo porque dependendo do tempo a torre nem abre para visita.. Já a igreja velha Oude Kerk conta com uma torre um pouco menor, apenas 75 metros. Essa é uma construção parcial do projeto original. Por falta de espaço para a estrutura da tal, uma vez que a igreja foi construída à margem do canal. Ainda que seja bem menor, essa tá torta, e a vizinhança temia por um acidente, mas a prefeitura assegura que está tudo bem.

O que fazer em Delft? Conhecer a Oude Kerk
Oude Kerk – Delft – Holanda

Uma vez na Holanda, aproveite para se esbaldar de tanto comer queijo. O lema aqui é: queijo no café manhã, no almoço, no jantar e também nos intervalos dessas refeições. =D

Entrou em uma loja de queijo? Degustação na certa! A nossa primeira experiência com essa degustação louca e sem fim ocorreu na colorida e aromática loja – Cheese and More – Henri Willing. Queijo com trufas, queijo com lavanda, queijo com mostarda, queijo com blueberry, queijo com coco, queijo, queijo e mais queijos… as opções são demasiadas e a nossa curiosidade chega a falar mais alto que o simples desejo de comer queijo.

Se você é adepto ao movimento de comprar comidinhas para fazer um piquenique no quarto de hotel esse é o seu momento.

A loja está localizada no Grote Market, praça principal onde encontramos a prefeitura, igreja nova, chocolateria e também inúmeras lojinhas de souvenirs e das tradicionais porcelanas azuis de Delft. Existem opções para todos os bolsos e também para todos os gostos e ainda que não gosta ou não queira gastar dinheiro com isso, as porcelanas não deixam de ser uma arte. Entre na Heinen Delftware para apreciar algumas peças.

O que fazer em Delft? Conhecer a Grote Market
Grote Market – Delft – Holanda

Se você busca por história, não deixe de entrar no Stedelijk Museum e se aprofunde na história da guerra da Holanda e Espanha.

Delft é um encanto de cidade e se eu não tivesse passado por lá tenho certeza que um dia iria me arrepender. O tipo de cidade que não pede mais do que um dia, mas o tipo de cidade que eu passaria vários dias. Deu para entender?

O que fazer em Delft na Holanda - lindos canais
Delft – Holanda

Se você se encantou por Delft, não tenho dúvidas que vai se apaixonar por Alkmaar – cidade da feira de queijos! Se você vai visitar a Holanda na primavera, com certeza não pode perder o parque Keukenhoff – O Parque de tulipas.

Onde ficar

O que fazer em Delft - se hospede no hotel casa Julia
Hotel Casa Julia – Delft – Holanda

Nós optamos pelo Hotel Casa Julia, que foi uma feliz escolha. Já que o hotel é uma graça, novo e pequeno. Fomos recebidos com uma plaquinha: sinta-se em casa! Com certeza eu me senti. O atendimento foi excelente e ainda nos ofereceram café e frutas ao longo de toda a estadia. =D

A recepcionista abriu o mapa, nos fez algumas perguntas chave e nos indicou restaurantes, bares, cafeterias e atrações.  Além de ter estacionamento, a localização é perfeita para deixar o carro no hotel e perambular a cidade toda a pé.

Mas, caso queira dar uma olhada em outras opções veja os hotéis em Delft. Recomendo ficar no centro antigo ou ao redor dele para te possibilidade fazer tudo a pé.

Como Chegar 

O que fazer em Delft na Holanda - lindos canais
Delft – Holanda

A Holanda é um país pequeno, sendo assim é possível fazer inúmeros bate-voltas dentro do país tendo uma cidade como base. Neste caso eu estava chegando pelo aeroporto de Eindhoven, dormi uma noite em Delft para seguir viagem para o norte do país.   

Amsterdam: 63 Km

Eindhoven: 136 Km

Haia: 16 Km

Rotterdam: 16Km

Se você, assim como eu opta por conhecer os destinos sobre quatro rodas e adora fazer uma road trip alugue o seu carro através da Rent Cars, pelo nosso link afiliado. Assim  você nos ajuda a manter o conteúdo do passaporte com Pimenta sempre atualizado e não paga nada a mais por isso.

Delft também conta com uma estação de trem, que é possível chegar desde as principais cidades do país.

Gostou desse post? Salve no seu Pinterest para ler mais tarde

O que fazer em Delft

4 comments

  1. Olá Maytê, estive em Delft no mês passado e também adorei. É uma cidadezinha muito, muito bonita. Só uma pergunta: você não subiu à torre? Olha que, apesar de cansativo, vale mesmo a pena – não sei se posso deixar aqui o link, mas em caso afirmativo pode ver o visual lá de cima neste texto sobre Delft publicado lá no blog. Parabéns pelo seu texto e grande abraço desde Portugal.

    1. Olá Filipe, me encantei. =D Eu infelizmente não subi na torre, como chegamos no final do dia já estava fechada e no dia seguinte nossa manhã em Delft começou por volta das 7:00 só para alguns registros da cidade um café da manhã e logo partimos para a próxima cidade, sendo assim ela não tinha aberto ainda. =( Queria muito ter subido, mas o Drone acabou fazendo o trabalho duro por mim rsss…
      Muito obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.