Uma cidade megalomaníaca – O que você não pode deixar de conhecer em Dubai

O que fazer em Dubai - Visitar o Souk Medinat Jumeirah

Embora o país seja pequeno e muito novo, Dubai já está fazendo história. Com tantos lugares maiores do mundo, melhores do mundo, o mais alto do mundo, Dubai já tem mais de 100 recordes registrados no Guinness Book. Entre tantos recordes, vamos listar: O que fazer em Dubai.

Diferente de qualquer outra coisa que eu já visitei, Dubai é uma cidade montada! São sempre megas construções. Se somar os recordes de Dubai e Abu-dhabi diríamos que esse é o país dos recordes! Se você acha que por lá não irá encontra natureza, está muito enganado. Além do Deserto você vê muito verde. Acredite, não é artificial, mas só nos Emirados Árabes para florescer algo com tanto calor. É necessário muita “engenhoca” e dinheiro investido.

Após construir o maior prédio do mundo (Burj Khalifa) e a maior ilha artificial do mundo (The Palm) os emiratis, riscaram a palavra impossível do dicionário. Não é pra menos, esses dois são apenas alguns exemplos do que esse povo foi capaz

A cidade é um verdadeiro canteiro de obras. Trabalhadores 24 horas por dia trabalhando para subir prédios e mais prédios, hotéis e mais hotéis. A cidade está se preparando para fazer história, e se você conseguir segurar sua visita até 2020, eu recomendo. É nesse ano que irá acontecer a Expo, um dos mais importantes eventos mundiais que reúne diversos setores em um único evento. O legado que o evento irá deixar é uma cidade do futuro (ainda mais).

Enquanto a cidade do futuro não chega, Dubai de 2017 não deixa de ser futurista e surpreendente. Foi essa cidade que exploramos na pior período do ano: no verão!

Nossa guia, a querida Bárbara começou o tour dizendo que havíamos dado sorte, a temperatura estava agradável! Eu estava praticamente me desfazendo debaixo dos 40 graus. Bárbara, uma simpática brasileira muçulmana, nos recebeu vestida com a sua abaya e cabeça coberta com a shayla. Sobre nossos olhares curiosos esclareceu não sentir calor. E explicou: o tecido é adequado para que os raios solares sejam refletidos e as roupas são suficientemente largas para que o ar circule e refresque o corpo. Então tá! 

The Palm

O que fazer em Dubai.: Considerado o maior arquipélago artificial no mundo, foi por lá que iniciamos o nosso passeio, pelas Palmeiras. Atravessamos de ponta a ponta, de carro, metade em cima da terra, metade em baixo. Uma das maiores preocupações dos arquitetos da cidade do futuro é a beleza, parte desse percurso foi feito por um túnel que passa por baixo d’água. Por um motivo muito simples: estética!

Se você não tem uma casa de veraneio nas Palmeiras ou não está hospedado nesta região a sua ida até lá será basicamente para conhecer o Resort Atlantis The Palm. Uma réplica do hotel mais conhecido das Bahamas, mas claro que em uma versão um pouco maior. Nossa guia nos deixou nos pés do hotel, o calor e a grandiosidade do prédio dificultaram um pouco os cliques, que foram feitos em segundos. Seguimos caminhando em passos longos e rápidos até chegar na entrada do hotel (aquela que é permitida para os turistas).

O que fazer em Dubai - Visita o hotel Atlantis The Palm
Resort Atlantis The Palm – Dubai

Isso mesmo, os hotéis de Dubai já viraram verdadeiras atração turística, e por isso muitos deles não permitem a entrada de turistas. Só se você tiver uma reserva de hospedagem ou em um dos restaurantes.

Leia aqui: Como conhecer o Burj Al Arab

O Atlantis é um complexo de entretenimento. Além de admirar a sua grandiosidade e sua beleza, podemos optar por brincar no parque aquático que faz referência a Atlântida a cidade perdida. Ou escolher entre os mais de 15 restaurantes que estão localizados dentro do complexo. Entre eles o restaurante do famoso Chef Gordon Ramsey. Nobu, um dos mais conceituados restaurantes japonês do mundo. Ossiano, que te faz acreditar que você está jantando (ou almoçando) de baixo do mar, tudo isso porque o restaurante é todo revestido por um aquário gigante. Aquário esse que faz parte do entretenimento do hotel e é também uma opção de passeio (de um lado aquário do outro restaurante). Por recomendação da nossa guia optamos pelo Aquário do Dubai Mall. Anotem a dica: atração imperdível.

Leia também: Aquário de Dubai   

Para retornar para o continente optamos pelo Monorail. Uma das melhores formas de você conseguir ter uma real dimensão do que é e como estão distribuídas as palmeiras. O passeio é rapidinho e para aqueles que estão com guia podem pedir para que eles te peguem no fim do trajeto. Mas indico que você faça o contrário, chegue de Monorail e volte de carro. A vista do hotel é muito mais imponente conforme vamos nos aproximando (de mororail). No caso da foto abaixo, notem que só conseguimos enxergar as silhuetas dos prédios bem lá no fundo, isso é a neblina (de areia) que se forma na cidade.

O que fazer em Dubai - Andar de Monorail sobre as Palmeiras de Dubai
Monorail – Dubai

Dubai Marina

O que fazer em Dubai.: Dizem que a Marina é um dos lugares mais badalados de Dubai, claro que isso é quando o calor não está de rachar o coco. Um dos locais mais nobres da cidade. Você vai se sentir muito rico (ou muito pobre) ao passear ao lado daqueles iates que mais parecem mini cruzeiros atracados para fazer inveja em qualquer mortal.

Tirando a parte ostentação do passeio é aqui também onde encontramos o prédio com formato de um DNA humano. Conhecido como o prédio mais torcido do mundo (oi?), pois é minha gente eu disse que tudo era o maior e mais do mundo.

Dizem que os arquitetos de Dubai são os maiores inimigos dos engenheiros da cidade, pq será? =D

O que fazer em Dubai - Visitar o Marina Dubai
Dubai Marina

Ah, antes que eu me esqueça o canal que encontramos na marina é artificial e ele traz as águas do Golf Pérsico, e adivinha? Mais um recorde: A maior Marina artificial do mundo. Bizarro ou não, é verdade.

The Walk é uma espécie de calçadão da Marina (olha eu tirando todo o glamour do local) ou talvez podemos considerar um shopping a céu aberto. Inúmeras lojas, restaurantes e bares o passeio perfeito para um final de tarde.

Souks

O que fazer em Dubai.: Já que entramos no quesito shopping, vamos falar sobre os mercados da cidade. Indo dos mais tradicionais aos mais modernos.

Souk é o termo utilizado pelos árabes para se referir aos mercados. Podem ser aqueles tradicionais a céu aberto ou também os mercados fixos e fechados. A guia que pegamos em Abu-Dhabi disse que só é considerado Souk quando a estrutura do local é feita com vigas de madeira, achei isso interessante, mas não achei mais informações sobre isso. Na dúvida, não sei se isso procede ou não, mas por coincidência (ou não) todos os souks que passamos tinham a tal estrutura de madeira.

O que fazer em Dubai - Visitar os Souks da cidade
Souk Medinat Jumeirah – Dubai

Outra ponto curioso é que geralmente os souks estão localizados na almedina (centro da cidade). Como nós fomos visitar os mercados mais antigos e tradicionais de Dubai, tivemos que sair da cidade futurística e nos deslocar até a cidade real. Onde tivemos a oportunidade de ver uma cidade completamente diferente e cheia de contrastes de tudo que já tínhamos em Dubai.

Os principais Souks da cidade são: Mercado de ouro, especiaria e de tecidos, esses são os mais tradicionais e muito frequentado por locais, como eu disse eles ficam na almedina e um pouco mais afastado do burburinho cool de Dubai.

O que fazer em Dubai - Visitar o mercado de especiaria
Mercado de especiaria – Dubai

Outra opção mais moderna é o Souk Medinat Jumeirah. Na minha opinião o lugar mais bonito e agradável de Dubai! Esse é um souk moderno. Construído especialmente para os turistas terem contato com as tradições do país sem precisar de locomover até o centro antigo de Dubai.  

O que fazer em Dubai - Visitar o Souk Medinat Jumeirah
Souk Medinat Jumeirah – Dubai

Eu recomendo visitar todos. São muitos detalhes para cada um deles e por isso escrevi um post só dos mercados de Dubai – Leia Aqui.

Burj Khalifa

O que fazer em Dubai.: A torre mais alta do mundo dispensa apresentações. Uma das principais atrações da cidade é subir no Burj Khalifa, fato! Não se intimide pelo valor (um pouco salgado) já comece a encher o seu porquinho desde já, porquê ver a cidade do 124° andar é quase que obrigação de todos os turistas que passam por Dubai.

O que fazer em Dubai - Subir no Burj Khalifa
Burj Khalifa – Dubai

É muito comum a cidade estar com uma neblina (que na verdade é areia) que acaba muitas vezes dificultando enxergar o horizonte. Ainda assim vale a pena viver a experiência de subir no elevador mais rápido do mundo (claro) e sentir o seu ouvido tapando como se estivesse em um foguete (afinal, aqui é a cidade do futuro). Além de sentir você pode ver a velocidade que ele sobe, através do painel que marca o andar que você está (talvez não consiga acompanhar, mas já entre com o celular preparado para filmar esse momento)

A vista lá de cima pode variar muito do dia. Um dia limpo e azul e você pode enxergar as palmeiras. Se você não fez um salto de paraquedas em cima delas, talvez essa seja a melhor vista de cima que você poderá ter.

Recomendo muito visitar o local no final do dia (sorry é o horário mais caro, lei da oferta e da demanda). Ver o pôr do sol lá de cima é incrível e ainda se esperar um pouquinho você pega a cidade iluminada! Ou seja, faça valer a pena o valor, três vistas diferente: de dia, pôr do sol e noturno.

O que fazer em Dubai - ver a vista do Burj Khalifa de dia
Vista do Burj Khalifa – Dubai

Se você fez a sua lição de casa direitinho e engordou (bem) o seu porquinho você pode tomar café da manhã ou jantar no restaurante Atmosphere que fica no andar 140°. Só não esquece de reservar com antecedência.  

Dubai Mall

O que fazer em Dubai.: A cidade está recheado de shoppings. Considerado um destino de luxos acredite se quiser muitos turistas vão pra lá para simplesmente comprar. Que mal tem? Se você não pratica esse tipo de “exercício” com frequência (muito menos em Dubai) mas adora ver uma lojinha e se impressionar com coisa grande, recomendo que você visite o Dubai Mall. Adivinhem? Claro, é o maior shopping do mundo!

São muitas e muitas lojas, de todos os tipos, tamanhos e variedades! Aqui com certeza você irá encontrar tudo o que precisa. O shopping está dividido por alas de tipos de produtos, o que facilita (um pouco) a sua andança por lá.

É aqui também que você encontra o maior aquário do mundo, que pasmem – ele fica no meio do shopping. Já dei a dica lá em cima e torno a dizer, vale a pena e clique aqui se quiser saber mais.

O que fazer em Dubai - Visitar o Dubai Mall e passar pelo maior aquário do mundo
Aquário do Dubai Mall – Dubai

Aqui provavelmente você irá encontrar a sua loja queridinha, eu por exemplo adoro uma loja que até então só encontrava no Estados Unidos. Saiu do EUA direto para o maior shopping do mundo. (Se ficou curioso, a loja é a Bath Body Works). Além claro das centenas de restaurantes (que vou falar em breve em um post só sobre restaurantes em Dubai).

A entrada para a atração do Burj Khalifa é feita pelo shopping. Sendo assim se você for subir na torre aproveite para dar uma passeada por lá.

É na parte externa do Dubai Mall que você encontra o show das águas dançantes. Essa atração é imperdível, linda, impressionante e de graça! Sim, as águas dançam e seu queixo vai caindo a cada nota tocada. Em sincronia com a música a água sobe, desce vai pro lado e até dá uma reboladinha! Dúvida? Confere o vídeo que eu fiz. =D

Deserto de Dubai

O que fazer em Dubai: Um passeio pelo Deserto! Anotem: passeio obrigatório! É tão incrível que eu decidi fazer um post só pra ele. Aguardem aí!! Enquanto não sai, confere as fotos do lugar!

O que fazer em Dubai - Admirar a imensidão do Deserto
Deserto – Dubai

 

Museu de Dubai

O que fazer em Dubai - Visitar o museu de Dubai
Museu de Dubai

O que fazer em Dubai.: Tantas obrigatoriedades, trouxe uma atração que pra mim foi bem legal, mas não a classifico como obrigatória! Conhecer o Museu de Dubai. Esse pode ser um passeio rápido e interessante, não muito grande, mas bem objetivo ao contar a história do país e sua cultura. Acredito que por ser uma cultura tão diferente ele se torne tão interessante! Você não vai levar mais que uma hora para circular por todo o espaço.

Lá está montada uma casa de beduínos, que são os povos árabes que habitavam o deserto. Lá podemos ver como sobreviviam ao calor intenso e ao frio pesado das noites no deserto.

Além do que temos uma vista do antes e depois de Dubai (se é que já alcançaram o depois). Ainda assim, ver o que era tudo aquilo a 40 anos atrás é impressionante.

Areia e água, basicamente era essa a realidade da cidade!

 

O que fazer em Dubai - Visitar o museu de Dubai
Museu de Dubai

 

Salve o post do que fazer em Dubai, para ler mais tarde no seu Pinterest.

 

O que fazer em Dubai - Uma cidade cheia de constrastes e com muita opção de turismo

4 comments

  1. Eu adorei essa sua viagem! Dubai impressiona por tudo que representa: essa modernidade, ousadia e a prova de que se o dinheiro não compra felicidade, compra uns designs bem arrojados e produz milagres no deserto! Mas tenho que admitir: o que me deixou suspirando aqui foi aquele tour no deserto! A foto de voce e Chris na duna é pura poesia 🙂
    O Passaporte com Pimenta colocou Dubai na minha lista de desejos! <3

    1. Acho que você resumiu muito bem o post. Dinheiro não compra felicidade, mas compra muitas outras coisas rsrsrs Quando sair o post você vai ver o que é poesia, aquele lugar é o máximo! =D
      PS: Adoro colocar destinos na lista de desejos dos meus leitores rsrsrs

  2. oi Maytê… quando eu acho que você já contou tudo sobre esta viagem, que nada mais me surpreenderá, você me surpreende novamente. Dubai deve mesmo impressionar! Achei interessantíssima a menção e comparação que você faz aos mercados e a cidade de verdade com seus contrastes.

    Assim como a Klécia comentou, por causa do Passaporte começo a considerar ver tudo isso de perto. Mercados, o deserto, o museu, aquário, a arquitetura… tudo isso tem me impressionado e um outro detalhe que você menciona me chama a atenção: a preocupação com a beleza! Acho tão fundamental para um bem viver aliar funcionalidade, qualidade de vida e beleza!!! rsrs beijocas

  3. Adorei o post sobre dubai mayte! E realmente o que nao falta eh coisa pra faZer aqui. Alias todos que passam por aqui achando que 3 dias dah pra conhecer se arrepende! Eu recomento 7 dias (principalmente no inverno) que tem tantos festivais acontecendo, dah pra curtir praia e todo dia tem programacao! To curiosa pro post de restaurantes! 😋 bjooo

Deixe uma resposta