O que fazer em San Sebastian, Espanha – Considerada a melhor praia da Europa

O que fazer em San Sebastian: Conhecer a Baía da Concha

Se você está se perguntando o que fazer em San Sebastian, caiu no lugar certo! A cidade é envolvente e eu estava empolgadíssima para conhecer esse destino! Já havia feito inúmeros planos e sabia que ela me reservava inúmeras surpresas.

Uma cidade elegante e generosa, dá espaço para a alta gastronomia ao mesmo tempo e sem ofender os grandes chefs oferecem os conhecidíssimos pintxos (comida de boteco). A Praia da Concha foi eleita a melhor praia urbana da Europa pelo Tripadvisor (ano 2017), mas a cidade também oferece um centro antigo e uma arquitetura impecável para aqueles que preferem mais agito. Tem jardins, tem parque, história, jovens, idosos, é vibrante, é tranquila, tem pôr do sol (incrível) e tem também influência francesa. Já disse que tem pintxos e uma gastronomia incrível? =D Ops me desculpem! É que a gastronomia de lá é de deixar qualquer um maluco!

Reservei apenas um dia do meu roteiro para explorar San Sebastian. Se pudesse corrigir esse erro, adicionaria um dia a mais para desbravar Donostia, como é conhecida em euskera, língua falada no País Basco.

Como de costume aqui no Passaporte com Pimenta, o dia começou cedo. Acompanhada do Chris (sempre), meus avôs e meus tios seguimos para conhecer San Sebastian do alto.

Particularmente é a minha maneira preferida de iniciar os passeios por uma cidade desconhecida. Lá de cima desenho a cidade na cabeça. Já me faço entendida sobre onde estão os pontos e rapidamente bato o martelo na rota que já foi traçada anteriormente com um pouco de pesquisa e planejamento. 😉

Subimos de carro até o Monte Igueldo. O dia estava jogando no nosso time – céu azul!

O que fazer em San Sebastian: Subir até o Monte Igueldo para ver a cidade de cima
Monte Igueldo – San Sebastian

Seguimos serpenteando o morro com uma vista única da Baía das Conchas e do Mar Cantábrico. Para atingir o pico foi necessário pagar um pedágio (pago por pessoa), que sai um pouco mais barato que o ticket do funicular (confira os valores e horários aqui).

O que fazer em San Sebastian: Subir o Monte Igueldo e ver o Mar Cantábrico
Mar Cantábrico

Ainda cedo, estava tudo abrindo. Como nosso real interesse era na paisagem, isso não foi um problema. As sacadas com a vista para o mar eram todas nossas. Aproveitamos a calmaria e tratamos de contemplar o melhor visual de San Sebastian! Talvez um pouquinho mais tarde a calmaria seria engolida pela excitação das crianças que visitam o espaço para se divertirem no parque de diversões que habita o mesmo o local

O que fazer em San Sebastian: Subir até o Monte Igueldo para apreciar a vista
Monte Igueldo – San Sebastian

Nossa próxima parada foi o Palácio Miramar. Ainda com o auxilio do carro paramos em uma vaga qualquer da rua, para conhecer o lado elegante de San Sebastian. A cidade já foi o destino de verão preferido da realeza espanhola, e por isso encontramos tanto requinte por lá.

O Palácio Miramar é a antiga casa de veraneio da Rainha Maria Cristina que após sua morte foi herdado pelo Rei Alfonso XIII que em seguida tornou-se propriedade do estado. Hoje o Palácio é um espaço voltado para a educação e cultura, alguns dos seus cômodos ainda são originais, mas a maioria deles foram adaptados para receber os alunos da Faculdade do País Basco.   

O que fazer em San Sebastian: conhecer o Palácio Miramar
Palácio Miramar – San Sebastian
O que fazer em San Sebastian: Conhecer o Palácio Miramar
Palácio Miramar – San Sebastian

O jardim foi o nosso primeiro contato com o Palácio. Nos primeiros passos já era perceptível o cuidado com o meio-ambiente. O colorido das flores iluminavam o caminho das pedras, cobertos por agradáveis sombras formadas pelas inúmeras árvores.

O que fazer em San Sebastian: Caminhar pelos jardin do Palácio Miramar
Palácio Miramar – San Sebastian

Cara a cara com o palácio não foi difícil entender o porque a rainha havia escolhido tal lugar para passar as suas férias. Lá estava a baía das conchas, o céu azul e a areia dourada nos convidando para um banho de mar. Tivemos que ser forte e resistir! Aquele convite não tinha muita chance de se concretizar, já que a agenda estava recheada de atrações.

Ficamos apenas  com a paisagem, talvez a mesma que Maria Cristina tivesse da janela do seu quarto, do seu banheiro, da sua sala de estar e de jantar também. O espaço é tão agradável que se tornou um parque, onde amigos, casais, pais e filhos gastam tempo se divertindo e respirando ar puro. Talvez aqui seja um bom lugar para sacar aquele sanduíche esperto da mochila e aproveitar o panorama

O que fazer em San Sebastian: Nada e apreciar a Praia da Concha
Praia da Concha – San Sebastian

O Palácio Miramar está localizado em uma das pontas da Praia da Concha, se você não está de carro aconselho fazer o trajeto até o centro histórico caminhando pela orla. Como estavamos com o carro e tudo que vai volta, optamos por seguir dirigindo até o centro e estacionar por lá.  

Optamos pelo estacionamento La Concha, por estar próximo de tudo que iriamos fazer nas próximas horas.

Era hora de se envolver com as ruelas da la parte vieja de San Sebastian. Arrisco a dizer que a é a minha parte favorita. Mas entre o estacionamento e o centro atravessamos mais um dos belos jardins da cidade e como se não bastasse os coloridos das flores, eles me colocam um carrossel a beira mar.

Não disse que tinha traços da França por aqui?

O que fazer em San Sebastian: conhecer as influências francesas da cidade
San Sebastian

Mas verdade seja dita, não é só o carrossel que é responsável pelos traços franceses que a gente vê por lá. Se você olhar no mapa verá que San Sebastian está colada na França. Aliás algumas cidades francesas fazem parte da província do País Basco. Dizem que a influência francesa, também é responsável pela alta gastronomia da cidade, mas arrisco a dizer que os espanhóis também tem seus méritos. (Alô Ferran Adrià, não é mesmo?)   

Ainda pelas nossas andanças, pelo mesmo jardim (Alderdi Edre), demos de cara com um prédio emblemático de Donostia, a prefeitura. Se a rainha Maria Cristina fez da cidade a residência de verão da corte espanhola, não é de se duvidar que rapidamente San Sebastian se tornou o destino mais importante da burguesia do país. Assim que a realeza se instalou no local, começou a pipocar atrações de entretenimento para as classes mais privilegiadas, e assim surgiu o Teatro Victoria Eugenia, Hotel Maria Cristina e o Cassino, que foi fechado em 1924. O prédio se tornou a prefeitura da cidade, esse que se encontrava bem na nossa frente.

O que fazer em San Sebastian: Prefeitura da cidade
Prefeitura de San Sebastian

Deixamos tudo isso para trás, para se perder no bairro mais charmoso da cidade. Ruas peatonais, que me conquitaram pelas incontáveis varandas com floreiras penduradas. A primavera já tinha ido embora, no mínimo à três meses, mas os botões de rosas continuavam lá fazendo a alegria dos moradores e dos turistas que pareciam hipnotizados pelos coloridos balcões.

Uma lojinha de souvenir aqui, um bar de pintxo alí, mais uma lojinha, mais um bar e embora tudo pareça ser igual é tudo muito diferente e envolvente, nos fazendo desejar caminhar por horas entre aquelas poucas ruas do centro antigo de San Sebastian.

Foi por aqui mesmo que fizemos nosso almoço e entre tantas opções foi difícil escolher! San Sebastian tem tanta fama pela gastronomia, que me convenceu que será necessário um post único e exclusivo sobre o assunto. (Aguardem!!)

O que fazer em San Sebastian: Comer os Pintxos da cidade
Pintxos – San Sebastian

A essa altura a bateria estava no vermelho, escolhemos uma sorveteria qualquer em seguida uma cafeteria qualquer e de mesa em mesa fomos recuperando as energias, passeando pelo centro e seguimos então até a Catedral Buen Pastor. Inspirada nas catedrais da Alemanha com um estilo neogótico, chegamos tarde e só conseguimos ver por fora. =x Uma pena, pois havia lido que valia a pena entrar ainda mais por que é free. =D 

O que fazer em San Sebastian: Conhecer a Catedral Buen Pastor
Catedral Buen Pastor – San Sebastian

Nós tínhamos uma reserva em um restaurante na orla, estávamos hospedados fora da cidade e como nada acontece por acaso, resolvemos voltar para a praia da concha, caminhar a beira mar e fazer hora enquanto não dava o horário da nossa reserva.

A melhor decisão da dia! Estávamos prestes a assistir um show.

Quem me acompanha por aqui sabe que sou a maluca do pôr do sol, já vi muitos na minha vida, mas esse foi diferente, foi especial. Não sei dizer se foi o mais bonito, mas se não foi, está entre os 5 mais.

É normal o sol dar esse espetáculo nos finais de tarde no balcão da Praia da Concha, por isso recomendo que acompanhe o horário do pôr do sol e esteja lá para garantir o seu lugar.

Quando o sol começou a se pôr, eu logo percebi que aquele não seria “normal”. Ele mal começou e o céu já estava pegando fogo, começamos a caminhar a beira mar, mas estava impossível não ficar com torcicolo de tanto virar o pescoço. Resolvemos que seria melhor parar e apreciar tudo aquilo nos mínimos detalhes.

O que fazer em San Sebastian: Assistir o pôr do Sol na Praia da Concha
San Sebastian

O céu que estava vermelho ganhou uma tonalidade lilás com pequenos rabiscos rosa e laranja. E como se algum design estivesse brincando com as cores de uma arte, de repente o céu voltou a pegar fogo e quanto mais o sol baixava mais ele “queimava” e ia deixando de presente uma paisagem completamente alaranjada. Começava a surgir a silhueta dos barcos atracados na baía e também dos morros que a cercam. Uma paisagem que se eternizou na minha memória!

Foi a despedida perfeita!

O que fazer em San Sebastian:
San Sebastian

Finalizamos com um jantar tão inesquecível quanto o pôr do sol. Que eu conto no post sobre os restaurantes de Donostia – San Sebastian. Aguardem as delícias dos próximos posts. 

Salve no Pinterest o Post: O que fazer em San Sebastian para ler mais tarde

O que fazer em San Sebastian no País Basco na Espanha

1 comment

  1. Que lindo, lindo lugar, Mayte! Eu também ia querer mais dias na cidade! Entre pintxos e uma gastronomia incrível, ia me perder nas horas olhando a praia (que de fato é linda! Não sei se é a mais bonita da europa, mas é uma das mais lindas!). E esse por do sol? Melhor espetáculo da vida! Tambem entraria pra minha lista de favoritos! Que sonho de destino, einh?

Deixe uma resposta