O que fazer em Utrecht – Um dia vagando pelos canais de uma das mais belas cidades holandesas

Canais da cidade de Utrecht - O que fazer

Utrechet superou todas as minhas expectativas! Uma cidade universitária, toda jovenzinha, repleta de bares na beira dos seus inúmeros canais. Um ar bucólico pelas suas ruelas estreitas, onde senhores se equilibram com suas bengalas entre uma pedra e outra. A tranquilidade das ruas arborizadas versus a agitação das ciclovias. Neste contraste maluco, Utrecht é uma cidade única e encantadora. Mas afinal, o que fazer em Utrecht?

Canais de Utrecht - O que fazer na cidade

Já foi considerada a principal cidade da Holanda. Quando no séc XVII na Idade do Ouro Holandês perdeu o título para a sua vizinha, Amsterdam. Período este que o mundo inteiro prestigiou o comércio, ciências e a arte holandesa. Desde então Utrecht foi ofuscada pelo brilho da capital dos Países baixos e hoje pouco se fala da cidade que leva o mérito, por muitos holandeses, de ser a cidade mais bonita da Holanda.

Eu que caí de amores pela terra das tulipas, sou incapaz de opinar qual cidade é mais bonita. Mas não ousaria discordar dos holandeses. Apenas sou grata por essa admirável cidade ainda não ter sido invadida por uma multidão de turistas.

Torre Dom e Catedral St. Martin

Chegamos por lá em uma manhã de domingo. Logo começamos caminhar sentido a Torre Dom. Símbolo da cidade, sendo possível admirá-la de quase qualquer canto de Utrecht. Hoje considerada a mais alta torre de igreja da Holanda e já foi considerada a mais alta da Europa. Localizada na antiga cidade murada, local de origem da cidade de Utrecht. Além do campanário, o local no passado contava com uma capela particular do bispo de Utrecht e também já foi torre de vigia. Hoje a torre está aberta para visitação e para aqueles que gostam de ver a cidade de cima, sendo uma ótima opção de passeio. Só tem que ter pique de subir os 465 degraus. =D Se o dia estiver limpo o passeio é mais do que recomendado, lá de cima é possível enxergar longe e ver as cidades de Amsterdam e Roterdã.

Localizados na praça do Dom, praça essa que divide torre e catedral, não demorou muito para que matássemos o charada. Aquela praça já havia sido parte da Catedral de St. Martin, uma pesquisa rápida no Google e descobrimos que em 1674 um tornando dividiu a igreja e a torre em dois lugares distintos. A antiga e inacabada nave central da igreja não aguentou a tempestade. Por falta de dinheiro diante de uma obra tão audaciosa, boa parte do edifício veio abaixo. No séc XX a Catedral passou por inúmeras reformas, mas a nave central nunca mais foi reconstruída. Dando espaço para uma agradável praça que pede minutos de atenção para admirar a grandiosidade das duas obras e resquícios da história da cidade.

O que fazer em Utrecht  

Comércio

Se você é do tipo que não pode ver uma lojinha diferentona que se sente atraído, recomendo que não vá aos domingo. Desconhecia esta informação e infelizmente (ou felizmente) saí da cidade sem um sacolinha. #chateada

Calma, não sou do tipo a louca das lojas enquanto estou viajando. Mas a cidade está recheada de loja conceito. Lojas com as vitrines impecáveis e sedutora, daquelas que você sonha em ter muito tempo e dinheiro para passar um dia inteiro em cada uma delas sem se preocupar com a conta final. Em particular lojas de artigos para casa e cozinha (meu fraco, confesso). Mas lá, até mesmo a loja de bicicleta me conquistou! Já anotei na wish list: voltar em um dia de semana, com a carteira cheia!

Nada de grandes marcas (embora algumas estejam lá), mas era notável que a o mercado local era a maioria. Isto me faz ter ainda mais vontade de comprar e prestigiar pequenos empreendedores e também artistas locais.

Batata frita e cerveja

O que fazer em utrechtHolanda não foi um país que me conquistou pelo estômago, ainda que batata-frita esteja entre meus pratos preferidos (me julguem), comer isso por uma semana não foi legal. Mas dentre todas elas a de Utrecht foi uma das melhores, assim como a de Delft. Crocante, sequinha, suculenta e uma maionese caseira para declarar amor eterno.

Papel e caneta na mão: Dapp, é o lugar! 😉

Como de praxe por lá, pegamos nossas batatas e saímos caminhando. Sim, um cone deste por pessoa, porque dividir batata-frita é a mesma coisa que dividir sorvete! #jamais

 

Seguimos em busca do líquido que melhor ajuda descer esta iguaria, a cerveja! Miramos em uma igreja e acertamos na Olivier. Uma cervejaria belga localizada dentro de uma antiga igreja. Se não fosse as mesinhas na calçada a fachada não entregaria que atrás daquelas paredes existem centenas de opções de rótulos de cervejas. O horário era meio alternativo e nos permitiu entrar sem ter que esperar do lado de fora, mas se quer entrar para almoçar ou jantar recomendo chegar mais cedo para garantir uma mesa.

O que fazer em Utrecht

Explorar o centro de Utrecht não requer muito (nada) de esforço. Faça isso a pé e sem pressa. Talvez seja a melhor atração da cidade: caminhar e descobrir por conta própria cada uma das ruela da cidade.

O que fazer em Utrecht

Não deixe de caminhar pela margem do Oudegracht, o principal canal da cidade. Faça isso de duas maneiras distintas, vá no nível da rua, desviando das bicicletas e das tentadoras lojas de decoração e volte andando no nível do canal. Irá se surpreender com esse percurso. Se ainda assim não for o suficiente, pegue um barquinho e navegue pelas águas de Oudegracht e também dos outros canais da cidade.

o que fazer em Utrecht

Utrecht ainda tem um papel importante no país quando o assunto é educação. A cidade acolhe mais de sete instituições de ensino superior. Dentre elas a Universidade de Utrecht, a maior universidade da Holanda e uma das mais prestigiadas da Europa, de onde já saíram alguns Prêmios Nobel. E aí está o motivo de Utrecht ser uma cidade tão jovem e agitada. Se gosta de noites agitadas, mas prefere algo mais tranquilo que Amsterdam, essa pode ser uma boa opção.

Cheia de contrastes e cheia de charme, Utrecht me reservou bons momentos e excelentes memórias! Um dia voltarei, para desfrutar dos becos da cidade com muita mais calma e das suas inúmeras lojinhas apaixonantes.

O que fazer em Utrecht

Como Chegar

Utrecht está situada 40 quilômetros de Amsterdam. Da Estação Central de Amsterdam, você chega em menos de meia hora. Se você, assim como eu gosta de viajar de carro, são 50 minutos de estrada. Alugue o seu carro através da Rent Cars, pelo nosso link afiliado. Assim você nos ajuda a manter o conteúdo do Passaporte com Pimenta sempre atualizado.

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.