O que fazer em Volendam – uma das vilas mais bonitas da Holanda

O que fazer em em Volendam

Volendam está sempre liderando as inúmeras listas dos vilarejos mais bonitos da Holanda. Ainda que gosto não se discute, parece que Volendam é mesmo um conquistador “barato”. Calma aê, me explico – a aldeia é tão encantadora que ela por si só tem conquistado uma legião de fãs, sem ajuda de nenhuma atração de peso. Mas vamos lá, afinal o que tem para fazer em Volendam?

Sem nenhum monumento, museu, lugar concreto intitulado como imperdível. A antiga vila de pescadores não tem nada, além de um charme muito peculiar,  que na minha opinião é tudo que eu preciso. Um lugar para desfrutar, por minutos ou por horas. Como quiser!

Mas uma coisa é certa: Volendam é uma autentica vila holandesa.

Cheguei na hora do almoço, havia dedicado a minha manhã para conhecer o tradicional mercado de queijos em Alkmaar. Sendo assim, quando pisei na cidade, os turistas já haviam tomado conta de tudo, e já faziam da sua via principal um verdadeiro formigueiro. Já tinha lido que para fugir desse mar de gente era necessário chegar antes das 10:00, quem sabe na próxima. 😉  

Estacionamos o carro um pouco mais afastado do centro, uma excelente oportunidade para explorar caminhos distintos.

https://passaportecompimenta.com/feira-de-queijos-de-alkmaar/

O caminhar pela vila foi me revelando os motivos do local ser tão apaixonante. As casinhas holandeses cativam qualquer um e lá estavam elas: tijolinhos a vista, janelas enfeitando a fachada e o típico telhado pontudo e alaranjado.

O que fazer em em Volendam

Até que cheguei na via principal. As lojas de souvenirs e os restaurantes tomavam conta do local, mas sem perder as característica da arquitetura holandesa. A fome já estava dizendo: olá! Desviei a todo custo daqueles restaurantes que me pareciam muito pega turista, deixei o passeio fluir e fui até o final da rua.  

Caminhamos até a Cheese Factory Volendam, havia lido que lá além de uma fábrica de queijo tinha um museu também. Fato, um museu bem pititco no meio da loja, onde podemos ver e entender o processo de fabricação do queijo. Não paga para entrar e no final ainda rola uma degustação de queijo (assim como na maioria das lojas de queijo da Holanda). A visita é super rápida e vale a pena, não tem erro, a loja encontra-se na via principal de Volendam.

Souvenir, loja de queijo, souvenir, sorveteria, souvenir, restaurante, souvenir, loja de queijo, souvenir… Quando você se cansar dessa sequência pegue um atalho.

O que fazer em em Volendam

 

Volendam desconhecida

Abonde a via principal e comece a explorar as vielas de Volendam. São essas ruas que escondem o verdadeiro charme da cidade. Como não poderia ser diferente em uma cidade holandesa, Volendam também tem canais. A arquitetura continua a mesma, mas o quê que tem? O que é bonito não cansa.  

Entre eu chegar, caminhar pela rua principal e me perder pelas ruelas da cidade o relógio trabalhou por cerca de uma hora e meia. A fome já dava sinal de vida e resolvi voltar para onde tinha movimento para escolher onde e o que eu iria comer.

O que fazer em em Volendam

Não tinha dúvidas que seria algo fresco e que representasse a cidade. De longe avistamos uma fila, onde tem fila tem coisa boa. Olhamos e olhamos novamente era uma peixaria, mas eles serviam almoço – peixe frito. Dá maneira mais raiz possível você escolhe o seu peixe e ele vai direto para a fritadeira.

Fish and Chips no estilo holandês

Para acompanhar pegamos um cone de fritas em uma barraquinha qualquer e fizemos nosso próprio fish and chips. Se estiver sol não pense duas vezes, pegue a sua refeição e caminhe poucos metros até os banquinhos que estão localizados em uma pequena barragem e escolha a paisagem para o almoço: a vista da cidade ou a vista do mar.  

A peixaria encontra-se na rua: Havendijkje.

 

A sobremesa nós pegamos já na volta para o carro. São tantas as barraquinhas oferecendo waffle e poffertjes, que é possível morrer de diabete só vendo tudo aquilo.

Os Poffertjes eu havia descoberto horas antes em Alkmaar e já considerava o meu doce favorito. Não pensei duas vezes e pedi um completo – com banana e Nutella. E preciso confessar: ele é bem melhor só com açúcar a manteiga. 🙂

Meu horário estava contado, odeio fazer isso, mas esse dia foi necessário. Deveríamos chegar em Zaanse Schans antes das 17:00.

O passeio foi rápido, mas o suficiente para conhecer. Faltou mais tempo apenas para namorar o destino, um café talvez. 😉

Como Chegar

Volendam está localizado a 44 km de Amsterdã ou 46 de Haarllem, as opções para chegar até lá são: excursões ou de carro. Vocês já sabem que aqui no Passaporte com Pimenta viajamos sempre de carro, se você quer saber mais sobre o assunto leia: como organizar a sua road trip. Alugue o seu carro através da Rent Cars, pelo nosso link afiliado. Assim você nos ajuda a manter o conteúdo do Passaporte com Pimenta sempre atualizado.

As excursões saem da Estação Central de Amsterdam, e ao comprar o ticket você tem direito de circular pelas cidades vizinhas. 

Onde Ficar

Se você está em busca de uma viagem de carro pela Holanda, não recomendo que fique em Amsterdã, mas sim na região. O país é pequeno e é possível fazer muita coisa tendo como base a região da Holanda do Norte. Veja as opções de hotéis nessa região através do nosso link afiliado do Booking: Escolha o seu hotel na Holanda do Norte.

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.