Onde comer em San Sebastián – A meca gastronômica da Espanha

Onde comer em San Sebastian: Narru

Saiba que escolher um lugar onde comer em San Sebastián pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil! O valor não é o problema, a pequena cidade ao norte da Espanha é reconhecida pelas comidinhas de boteco, os famosos pintxos, e também é uma cidade conceituada pela alta gastronomia.

O problema está na variedade!

São mais de 200 bares de pintxos. 10 restaurantes estrelados, somando 17 estrelas. Tem também estabelecimento dando pinta na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo e tem endereços entre os 10 melhores restaurantes do mundo. Além dos estrelados, tem também os sem títulos, mas nem por isso inferiores!

Se você é do tipo que curte uma viagem gastronômica, pode anotar aí no caderninho: 5 dias em San Sebastian para desfrutar e engordar com as suas delícias. Mas se é do tipo que só une o útil ao agradável, dois dias serão suficientes para explorar a cidade com tranquilidade e ainda assim reservar algumas refeições para descobrir os sabores de Donostia, como é conhecida a cidade de San Sebastián em basco.

Onde comer em San Sebastian – Pintxos

Começaremos pelos mais tradicionais e mais populares, os pintxos! Muitas vezes são confundidos com os tapas espanhóis e na verdade não existe muita diferença. O conceito é o mesmo – comida rápida (às vezes em até uma mordida) que são combinados com uma caneca de chopp ou uma taça de vinho. A diferença dos pintxos é que eles vem com um palito espetado. Pintxo = palito.

Em teoria, eles estão todos expostos no balcão do bar, ao entrar você recebe um prato escolhe o que quer, senta na mesa, come e depois a paga. A conta é feita com base nos palitos que “sobraram”.

Na prática, você entra em uma bar avista de longe que existe um balcão com várias coisas em cima. Nesse momento você veste uma armadura e entra para um combate, são inúmeros guerreiros tentando conquistar um (ou vários) pintxos. Aquele campo de batalha é colorido, é diferente e é curioso, mas infelizmente você não tem muito tempo para explorá-lo. Deve ser ágil, caso contrário pode ser jogado para fora do bar com apenas uma bundada.

Onde comer em San Sebastián - Provar os pintxos da cidade
Pintxos – San Sebastián

Uffa, uma vez que você conseguiu vencer a barreira e chegou até o balcão escolha os seus pintxos e pague na hora. As opções frias você já leva consigo e as quentes chegam em seguida na sua mesa, ou, em algum canto do bar que você esteja em pé por falta de lugares para sentar!

Os pintxos podem variar de preço de bar para bar. Mas em geral é algo em torno de 1 a 5, por unidade, alguns vem até acompanhado de uma caneca de Chopp. 😉

Onde comer em San Sebastián -
Pintxos – San Sebastián

Veja no mapa o nosso roteiro – Clique aqui

Embora todos pareçam servir a mesma coisa, acredite: cada um serve uma opção diferente da outra. Aliás, muitos bares tem o seu pintxo tradicional, se quiser seguir tradições é só pedir indicação para os atendentes. 😉

Recomendo que você reserve algumas horas do seu dia (almoço ou jantar) para brincar de caça ao tesouro. O bares estão na sua maioria concentrados no centro antigo de San Sebastián e por isso você pode comer um pintxo em cada bar. Se quer provar os melhores e mais tradicionais da cidade, segue as minhas dicas:

Bar Zeruko, Borda Berri, A Fuego Negro, Bar Nestor, Ganbara, La Cuchara de San Telmo, Paco Bueno

Um comida descontraída e sem frescura!

São tantas as opções que eu duvido você conseguir escolher rápido e ainda não ficar na dúvida se fez a escolha certa. Mas, se for o caso, peça mais um e mais um e outro mais … e passe o dia provando pintxos! =D

Onde comer em San Sebastian – Narru

Conforme eu fui pesquisando sobre os restaurantes conceituados e acessíveis para o meu bolso em San Sebastián, Narru foi destacando e ganhando o brilho do meu olhar. A localização, os reviews, o salão, as fotos do instagram e principalmente o preço do Menu.

Fiz a reserva (duas semanas antes), chegamos no horário, nos acomodamos e demos inicio a um jantar regado a sussurros que se resumiam em: Humm, delícia, nossa, meu Deus! E por aí vai…

Optamos pelo menu que era composto por: entrada, prato principal, sobremesa, bebida e café. Tudo isso incluso em um valor fechado.

Costilla de cerdo cocinada a baja temperatura, glaseada y asada 📸 Antonio Belotti 

Uma publicação compartilhada por Restaurante Narru (@restaurantenarru) em

Acho que em San Sebastian os restaurantes mais conceituados estão sempre a espera de uma visita de um crítico gastronômico, que poderá lhe presentear com um estrela Michelin. Sendo assim o atendimento no Narru foi impecável, mas sem muitas formalidades. Assim que a atendente sentiu um familiaridade com o nosso idioma soltou que sua família era portuguesa e tudo ficou ainda melhor. Simpática e atenciosa fez do nosso jantar um dia ainda mais especial após o belíssimo pôr do sol que havíamos assistido a beira da praia da concha.

Leia aqui: O que fazer em San Sebastian

Bonito asado, guindillas fritas y crema del país. Amén! 

Uma publicação compartilhada por Restaurante Narru (@restaurantenarru) em

Para maiores informações (horários, valores e reservas) acesse o site Narru. Se atentem para o tal menu mencionado (Menu do Dia) que ele não é servido aos finais de semana e na sexta-feira só no almoço.

Onde comer em San Sebastian Hondarribia – Abarka

Hondarribia é uma vila localizada a 22km de San Sebastian. É considerada uma das vilas mais bonitas do País Basco (pausa para uma lágrima, já que não consegui visitar o vilarejo só o restaurante), tem restaurante estrelado e sua culinária é comparada com a sua vizinha: San Sebastian.

Onde comer em San Sebastián - Paleta Ibérica no Abarka
Restaurante Abarka – Hondarribia- País Basco

A escolha pelo Abarka se deu pela vasta pesquisa sobre os melhores e mais indicados restaurantes da região. Ah, lembrando que essas minhas pesquisas sempre busco restaurantes que priorizam a culinária local e valorizam os produtos de proximidade.

Eu nem tinha fechado o roteiro, mas o restaurante Abarka já estava reservado. Como estávamos de carro, ir de uma cidade a outra não seria um problema. Chegamos lá, uma quarta-feira, às 14:00 e o restaurante vazio. Só nós! Uma mesa de seis e mais um garçom, chileno, simpaticíssimo!

No mesmo esquema do menu, mas desta vez sem bebida inclusa. Foram 4 pratos ( dois tipos de entradas, prato principal e sobremesa)

Arrisco a dizer que essa foi a melhor refeição da viagem. Começamos com uma porção de paleta ibérica (jamon) foi uma das melhores que eu já provei na Espanha. A sobremesa, uma torrada caramelizada com sorvete com toda a certeza do mundo foi a melhor sobremesa que eu já comi na minha vida (desculpa vó).

Onde comer em San Sebastián - torrijas caramelizada no Abarka
Restaurante Abarka – Hondarribia- País Basco

Um pão fofinho e quentinho, molhado com uma caldo de baunilha, uma superfície crocante com açúcar queimada, acompanhada de um simples sorvete de baunilha para deixar tudo ainda mais delicioso e gordinho. O negócio é tão bom que a sobremesa do Abarka virou referência quando o assunto é: doce! Torrija caramelizada con helado – jamais te esquecerei!

Para maiores informações (horários, valores e reservas) acesse o site – Restaurante Abarka.

Se você já foi para San Sebastián e tem alguma dica de restaurante, coloca aqui nos comentários. 😉

Salve esse post no Pinterest para ler mais tarde

Onde comer em San Sebastián no País Basco na Espanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.