Verão na Europa?! 7 praias imperdíveis na Catalunha – pertinho de Barcelona

Praias da Catalunha - Call Forn

Ainda estamos em Janeiro, enquanto escrevo esse post estou com o meu aquecedor ligado e me esquento com um xícara (leia-se balde) de chá para aquecer o corpo e as ideias. Afinal esse post trata-se de altas temperaturas, padrão: verão europeu! Se está com viagem marcada entre Junho e Setembro para Barcelona, você precisa dessas dicas: 7 praias da Catalunha, pertinho de Barcelona.

Barcelona tem praia, mas não são as mais frequentadas pelos moradores! Além de ter um porto muito próxima da praia de banho,  está sempre muito cheia. Sendo assim, o locais geralmente tendem a sair da cidade e explorar a região.

Tanto a Costa Brava quanto a Costa Dourada, fazem parte da costa da Catalunha. Ambas estão repletas de pequenas e tranquilas praias de águas cristalinas. Praias mais extensas e com mais estrutura. E como estamos falando da Europa, não poderia me esquecer que também temos pequenos vilarejos que acabam na areia e no mar mediterrâneo. Tem resorts luxuosos e tem até praias com castelo, igreja e anfiteatro a beira mar – isso sim é Europa!  

Aviso importante: se está indo para as praias europeias adianto que aqui farofa é permitido! Muito comum a gente ver gente tirando, tomate, sanduíches, legumes e frutinhas para se refrescar do calor de 40 graus. Não se intimide, passe no mercado, compre um térmica e leve seu piquenique – não se esqueça da sacolinha para o lixo! 

Vamos ao que interessa?

Praias da Catalunha: Cadaqués

172 Km de Barcelona

Praias da Catalunha - Cadaqués
Cadaqués – Catalunha

Foi amor à primeira vista! Quando encontrei Cadaqués na internet logo entrou para a minha lista de desejos e logo eu estava lá vendo tudo aquilo de perto. Pra mim Cadaqués é um pedacinho da Grécia na Catalunha.

Um pequeno vilarejo encravado na montanha, repleto de casinhas brancas que ao final forma pequenas praias, que estão todas decoradas com barquinhos de pescadores ancorados. Cadaqués foi a cidade de veraneio escolhido por ninguém mais que: Salvador Dalí. Ele, que morava muito próximo (em Figueres) optou por comprar uma casa na praia e passar suas férias por lá em busca de inspiração, ao me aprofundar mais sobre a vida e obra do artista me deparei com Cadaqués estampada em várias das suas artes. Hoje a casa de Dalí virou museu.

Se quer saber mais sobre a praia? Leia o post sobre Cadaqués. Se quer saber mais sobre Dalí, leia o post – Museu Salvador Dalí, o local está localizado apenas a 35 Km de Cadaqués e pode ser uma excelente opção de continuação da sua viagem.

Praias da Catalunha:

107 Km de Barcelona

Praias da Catalunha - Platja D'Aro
Platja D’Aro – Catalunha

A Praia D’Aro, já está na classificação de praias grandes e com estrutura! É aquele lugar para você alugar uma casa, ou até mesmo escolher um dos resorts com vista para o mar (veja esse aqui) e passar uma semana desfrutando do verão europeu! Nada mal, a praia que tem água azul turquesa seria a paisagem perfeita para dias calmos e tranquilos de férias.

O calçadão a beira mar está todo tomado por agradáveis e tentadores bares e restaurantes, são convidativos para tomar uma sangria enquanto você relaxa e contempla a paisagem! 

Praias da Catalunha: Tossa do Mar

104 Km de Barcelona

Praias da Catalunha - Tossa do Mar
Tossa do Mar – Catalunha (foto wiki-midia)

Dizem que aqui é ponto de encontro dos famosos e dos mais endinheirados, mas também que é que não iria querer ficar em uma praia que tem um castelo e uma fortaleza compondo o cenário? Acho que isso é uma inspiração para as mentes artísticas.  

Mas nós, meros mortais, que não somos famosos e endinheirados também podemos desfrutar dessa paisagem sem pagar nada a mais por isso. É só escolher o seu lugar ao sol e curtir! Tão pertinho da Platja D`Aro, você pode ir e voltar para Tossa do Mar, ou pode fazer um bate-volta da Capital da Catalunha: Barcelona.

Mas o que importa é que você não pode deixar de visitar La Villa Vella, que é o cartão postal dessa cidade. A praia com uma fortaleza e um castelo para proteger a cidade dos piratas! Isso não é incrível? Mas não se prenda só a praia, não deixe de zanzar pela vila dos pescadores e se encantar com ruelas de pedras.

Praias da Catalunha: Sitges

41 Km de Barcelona

Praias da Catalunha - Sitges
Sitges – Catalunha (Foto – Flickr)

A um pulo de Barcelona uns dizem que é possível fazer bate-volta (não é mentira), mas recomendo fortemente que passe o final de semana pela cidade. Ela não é grande, mas é extremamente agradável e pede mais do que uma visita rapidinha.

São mais de 10 praias espalhadas pela sua orla, que vão desde praias de nudismo até uma praia com uma igreja com vista para as águas do mediterrâneo. Como a Europa e igreja são quase sinônimos, esse post não poderia faltar isso não é mesmo? E se você não está acostumado a ver uma igreja pé na areia dirija-se para a praia La Fragata.

Mas eu não te aconselhei a passar um final de semana inteiro só para conhecer essa praia. Sitges está repleto de cantinhos pitorescos e suas casinhas brancas fazer a diversão dos que adoram brincar de ser fotógrafos. Aliás, muitos instagramers internacionais estão dando seu ar da graça nessa cidade só para fazer fotos que bombam, vai por mim o lugar é super fotogênico.

Quer mais um motivo para visitar esta cidade? Sitges é a terra da família Bacardi. Um edifício modernista, no centro antigo da cidade oferece uma experiência com a bebida e também uma imersão na história da cidade. Se você adora um mojito, essa é a sua chance de preparar o melhor mojito da sua vida. Se não der certo, apenas peça um no bar e divirta-se. 😉

Praias da Catalunha: Tarragona

100 Km de Barcelona

O anfiteatro de frente para o mar na cidade de Tarragona
Tarragona – Catalunha

Embora ela tenha uma praia, talvez essa seja a última coisa que faça por lá: tomar um banho de mar. Seguindo a mesma ideia de Barcelona, Tarragona também tem um porto que fica muito próximo da praia de banho e isso não agrada muito os moradores que sempre tentam fugir para praias mais próximas. Mas não poderia deixar de fora dessa lista essa cidade!  

Tarragona foi uma das principais cidades no Império Romano. Tarraco, como era conhecida, foi a capital da península ibérica nesse período. Caminhar pela cidade é quase como caminhar por Roma (em proporções bem menores) mas são tantos vestígios do Império Romano que esquecemos o marzão azul e nos aventuramos no ‘monte de pedra” que reservam as mais profundas e valiosas histórias do velho continente.

Mas podemos unir os dois, não? E aí Tarragona fica imbatível! Que tal um anfiteatro com vista para o mar? Unir história com a paisagem natural é algo que Tarragona sabe fazer muito bem e por isso não vou me prolongar, mas prometo voltar com um texto inteirinho sobre a cidade (LOGO).

Praias da Catalunha: Cala forn

147 Km de Barcelona

Praias da Catalunha: Cala Forn
Cala Forn – Catalunha

Pequenininha, pitoresca é meu achadinho por aqui! Tenho Cala Forn como um tesouro, guardo essa praia dentro de uma caixinha de música e abro quando quero paz e tranquilidade. Aquele final de semana que acordo, o dia está brilhando e penso: hoje eu quero paz! “Amor, bora para Cala Forn!”

Lá vamos nós!

Como já disse ela é pequena (bem pequena) mas é linda, é calma e é perfeita para fugir daquela muvuca de criança, família e daquela turma com som alto (sim, aqui tbm tem isso). Se você procura paz, procura tranquilidade, te convido a conhecer Cala Forn!

Praias da Catalunha: Parque Natural do Delta del Ebro

170 Km de Barcelona

Praias na Catalunha - Deltebre
Deltebre – Catalunha

Uma desembocadura do Rio Ebro, forma uma reserva biosférica e o Parque Natural do Delta do Ebro. Repleto de lagoas salgadas que fazem a alegria dos flamingos, e também inúmeras plantações de arroz que satisfaz os visitantes que estão em busca de uma bela Paella (arroz, como é conhecido na Catalunha) a economia dessa região gira em torno de agricultura, pesca e turismo.

O turismo fica por conta das extensas praias que parecem não ter fim. Ao entrar na estrada rumo a Punta de La Banya você irá se surpreender ao deparar com o mar que aparece de ambos os lados da janela do carro.

Praias extensas e com muito vento é o convite perfeito para aqueles que gostam de praticar exercícios aquáticos que necessitam do vento como aliado. Se você não é fã desse tipo de esporte, pode ao menos admirar o céu colorido com tantos Kind Surf que enfeitam a paisagem. No caso da foto apenas dois =x mas eu passei por lá no inverno, no verão a paisagem é completamente diferente!

Confira aqui – O que conhecer pela Espanha

A Catalunha tem uma vasta opção de praias, como eu já disse uma mais bonita e diferente que a outra. Para você ter liberdade de ir e vir, alugue um carro em Barcelona e explorar essas e tantas outras praias e cidades dessa região. Faça o seu orçamento com a Rent Cars (clique aqui).

Quer descobrir mais #praiaspelomundo? Confira os posts abaixo, que assim como eu participaram de uma Blogagem Coletiva com o tema “Praias pelo Mundo”, realizada pelo grupo de blogs de viagem Pequenos Grandes Viajantes.

Atravessar Fronteiras – Camps Bay Beach, na Cidade do Cabo, África do Sul
Destinos por onde andei… – Dia de praia em Miami
Fui ser viajante – As praias de Zakynthos, na Grécia: um guia completo pela ilha
Let’s Fly Away – As belas praias de Trindade: par perfeito com Paraty
Ligado em Viagem – As praias de areia preta da Islândia
Mulher Casada Viaja – Búzios: o que fazer na parada do cruzeiro
Turistando.in – As praias da Ligúria, na Itália
Vou pra Roma – Dicas de praias na Itália

Salve esse post no Pinterest para ler mais tarde

7 Praias da Catalunha - Bate-volta de Barcelona
Praias da Catalunha

Foto Tossa do Mar – Fonte / Foto Sitges – Fonte

19 comments

  1. Que praias maravilhosas, adorei todas as dicas. Não conheço a Espanha ainda, mas está na minha lista faz tempo e está me atraindo muito ultimamente. Que litoral maravilhoso, cheio de beleza e história, destinos de sonhos.
    Um mar azul e cristalino desses é motivo para conhecer e retornar várias vezes, se for possível, claro. Belo post, adorei, parabéns!

  2. Maitê, que post gostoso de ler, deu para aprender muita coisa, obrigada por compartilhar. Enquanto lia, fiquei pensando que não vou conseguir conhecer uma parte da Espanha em apenas uma viagem, que o ideal seria morar um tempo aí kkkk Abraços e até a próxima!

    1. Márcia, obrigada pelo retorno! É vrdd, a Espanha merece ou uma viagem muito longa ou várias viagens pequenas e ainda assim é difícil conseguir explorar tanta beleza rsrs… Estou aqui já fazem 2 anos e sinto que não conheço nada desse lugar rsrs

  3. Que lindas!!!!
    Nao sei se a Tossa do Mar é realmente bonita, mas ela me ganhou em tua foto! Tarragona jà està clicada em meu mapa tem um bom tempo e tbem gostei muito de Cala Forn

  4. Maytê, como faz pra escolher uma só? São tantos elementos interessantes: igreja pé na areia, ruínas históricas romanas, paz e tranquilidade… adorei todas, mas tenho que confessar: eu adorei Cadaqués. Pedacinho de Grécia na Espanha eu preciso conhecer, sem dúvida!! 💙

  5. Estivemos em Barcelona no outono, pegamos um friozinho até. Ano passado estivemos na Espanha o verão mas não fomos para esses lados. Anotei as dicas para quando voltamos ao país, minha enteada mora em Madrid e agora temos mais uma razão para estarmos de vez em quando por aí. Amamos praias e pretendo voltar no verão :).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.