Provados e Aprovados – Dicas de restaurantes em Dubai

Restaurantes de Dubai - Arabian Tea House Café

O pequeno emirado de Dubai é considerando um destino de luxo e se você já pesquisou um pouquinho sobre a cidade sabe que é possível deixar um rim em troca de uma refeição, estadia ou coisas do tipo. Tão pequena e tão cosmopolita só no Trip Advisor estão cadastrados 9.208 restaurantes. Acredite se quiser, Dubai está quase alcançado a metrópole – Nova York, que conta com 9.528 restaurantes. A essa altura você já deve estar imaginando que escolher um bom restaurante em Dubai pode ser um tanto quanto difícil. Quer saber quais são as melhores opções de restaurantes em Dubai? Confira a lista!

Adianto, essa lista não contem Fast-Food! Prepare o cofrinho e comece a engordá-lo desde já, afinal de contas ir para Dubai e abrir mão de certas extravagâncias pode ser um erro!

Antes de começar a minha lista é importante você ter consciência que bebida alcoólica (quando vendida) é algo muito caro em Dubai. Existem alguns restaurantes que nem oferecem, o bar do meu hotel não oferecia bebida alcoólica (real oficial isso). Então se você não quer gastar ainda mais, esteja ciente de que o seu jantar será regado a suco, água ou refrigerante.

Restaurante em Dubai – Times of Arabian

Fomos recebidos pela seguinte frase, escrita em árabe: “o hóspede que nos procura se torna o proprietário”. Traduzida para o português claro: minha casa é a sua casa!

Um verdadeiro templo árabe. Decoração vermelha e dourada, mais ostensiva impossível! Assentos enormes e aconchegantes, que mais pareciam a cadeira do rei. Luz baixa, mesa posta com talheres, taças e um guardanapo mais nobre que os meus lençóis de 300 fios.

Nos acomodamos e rapidamente surgiu uma simpática moça com os cardápios, que mais pareciam livros, de tão extensos. Sopas, saladas, entradas frias e quentes, carnes, acompanhamentos, sucos e sobremesas! E agora? Acalme-se. Tudo vem com fotos para ajudar na decisão final.

Em um grupo de 6 pessoas, optamos por várias entradas e compartilha-las. Recomendo que vá com calma, os pratos não são tão grandes, mas longe de ser pequenos, e o valor talvez um pouco elevado.

Eu sou uma verdadeira amante da comida libanesa e por isso a ideia de compartilhar os pratos e poder provar um pouco de cada um me caiu como uma luva.

Kebab, é um dos pratos mais tradicionais nessa culinária. Se você não conhece, saiba que nada mais é que carne no espeto. Você pode optar por Kebab de frango, vaca ou de cordeiro, mas também existem opções de porções com carne mista. Kafta (ou Kofta) também é uma opção de carne clássica nessa cozinha, uma espécie de almôndega no espeto (carne moída e temperada). Se eu fosse você escolheria uma dessas opções, não tem erro. 

Restaurantes em Dubai - Times of Arabia
Times of Arabia (Foto retirada do site do restaurante)

Além disso optamos pelas entradas frias e quentes, que pra mim, foi o ápice da noite! O pão sírio (ou pão pita) chegou quentinho. Eu conseguia ver a fumacinha subindo enquanto minha boca salivava. Logo em seguida a mesa começou a ganhar vida com tanta cor e aroma, a minha fome era tanta que eu poderia devorar a mesa toda em minutos. Por educação, achei melhor aguardar os mais velhos se servirem e delicadamente comecei a me divertir com tantos sabores.

Tinha Homus e Baba Ganoush, pasta de grão de bico e de berinjela respectivamente. Não tão light – pura fritura – nos jogamos nos Falafel (bolinho de grão de bico). Já que o pé já estava metade na jaca demos continuidade na fritura, dessa vez, com o kibe. Passou cachorro, coelho, passarinho, todo mundo por baixo da mesa, enquanto eu fazia um longo e profundo: Hummmm….

Restaurantes em Dubai - Times of Arabia
Times of Arabia (Foto retirada do site do restaurante)

Saboreamos tudo isso com suco, uns partiram para o suco de romã outros para a limonada com hortelã que é incrivelmente deliciosa. Mas, como encontrei uma bem melhor em outro restaurante, essa aqui não merece tando destaque.

Embora estivesse a noite, o calor de Dubai não nos deu muita escolha que não optar pelas mesas internas com o ar condicionado. Se você estiver por lá em dias mais amenos, sugiro que escolha as mesas externas com vista para o canal. O restaurante está localizado no melhor ponto de Dubai, na minha opinião. Times of Arabia, encontra-se dentro do Souk Medinat Jumeirah, que como eu já mencionei no post – os mercados de Dubai – é um lugar super agradável para passear e conhecer um pouco mais sobre a cultura e os costumes árabes.

Restaurantes em Dubai - Times of Arabia (Foto retirada do site do restaurante)
Exterior do Times of Arabia (Foto retirada do site do restaurante)

Se você quiser definitivamente entrar no clima é só pedir um Narguile, escolha uma shisha (tabaco aromatizado) no vasto menu de sabores e seja feliz.

Para maiores informações sobre o restaurante acesse o site – Times Of Arabia – recomendo que faça sua reserva com antecedência. O mesmo restaurante você também pode encontrar dentro do Dubai Mall.

Restaurante em Dubai – Arabian Tea House Café

Chegamos até lá por indicação da nossa guia, Bárbara. Disse que era um dos seus restaurantes preferidos na cidade e que embora tivesse turistas era um restaurante muito tradicional em Dubai e frequentado pelos locais.

Ao comentar com a minha amiga que mora em Dubai (sim, eu tenho uma amiga que mora em Dubai e ela já contou como é viver lá – nesse post) que estivemos no restaurante, imediatamente ela fez uma cara de: UAU “estou querendo a tempos visitar esse restaurante”. Mais surpreendente que isso foi chegar em casa e abrir o livro 1.000 destinos para conhecer antes de morrer e descobrir que Arabian Tea House Café ilustra as páginas do livro mais desejado dos viajantes incansáveis. Quer mais? Dos 9.000 restaurantes em Dubai, ele está entre os 60.

Restaurantes de Dubai - Arabian Tea House Café
Arabian Tea House Café – Dubai (Foto retirada do site do restaurante)

Alguma dúvida de que você tem que visitar esse restaurante ao passar por Dubai?

Já eram 16:00, o estômago pedindo arrego, o calor nos corroendo e tudo o que queríamos era sombra e água fresca. Ao entrar no restaurante, um pátio de uma tradicional casa árabe. Se o anterior me levou para uma tenda árabe, esse me levou direto para o mar mediterrâneo, mais precisamente para a Grécia. A decoração toda em azul e branca me faz acreditar que estava em terras gregas. Mas na verdade me encontrava em um dos bairros residenciais de Dubai.

Restaurantes de Dubai - Arabian Tea House Café
Arabian Tea House Café – Dubai

Bárbara fez apenas duas observações antes de partir para a sua reza do dia, sim ela era muçulmana. Disse que qualquer coisa que pedíssemos estaríamos muito bem servidos e em seguida recomendou uma limonada com hortelã, para refrescar, conhecida como a melhor de Dubai.

Antes de qualquer coisa pedimos a tal limonada, uma para cada. Em seguida perguntamos o que o atendente recomendava. Extremamente atencioso, nos recomendou pedir algumas das entrada para compartilhar. Assim fizemos (mais uma vez).

Restaurantes de Dubai - Arabian Tea House Café
Arabian Tea House Café – Dubai

Juro que não foi por falta de criatividade,mandamos ver mais uma vez no Homus, Falafel, Kibe, Kebab de frango e de cordeiro.

As limonadas chegaram, refrescante e extremamente geladas. Parecíamos camelos encontrando poços de água no deserto! A tal limonada é uma espécie de frozen, e a grande quantidade de hortelã ajuda deixar a bebida surpreendentemente refrescante.

Entre os dois restaurantes libaneses, se eu tivesse que escolher um deles com certeza ficaria com o Arabian Tea House Café. Além de ser menos turístico ele é mais barato e mais delicioso. Para os amantes da comida árabe, com certeza você sairá imensamente grato por ter um dia passado por tal lugar.  

Para maiores informações sobre o restaurante acesse o site – Arabian Tea House recomendo que faça sua reserva com antecedência.

Jantar no deserto de Dubai – Al Hadheerah

Um pouco mais distante da cidade de Dubai, jantar no Al Hadheerah requer planejamento de locomoção, reserva e talvez um planejamento financeiro a mais. O restaurante que está longe de ser uma experiência barata, mas talvez seja uma das experiências mais pitorescas da sua vida. Jantar no meio do deserto com toda a infra estrutura necessária, provar de uma gastronomia incrível do Oriente Médio, é algo que não acontece todos os dias. Pelo menos não pra mim! 😉

Chegamos até o luxuoso Bab Al Shams Desert Resort & Spa, é o hotel que acomoda o restaurante Al Hadheerah. Cercados por areia, o restaurante que está em um espaço ao ar livre e céu aberto iria nos proporcionar um jantar iluminado pelas estrelas.

Os pratos típico do oriente médio, são preparados na hora e sob o nosso olhar. Podemos transitar pelas 14 estações espalhadas pelo espaço e antes do jantar ser servido, uma série de entretenimento é oferecido para os turistas. Como dança do ventre, apresentação dos camelos, um museu histórico, exibição com falcões, tendas com artesanato e até mesmo pintura de henna nas mãos das mulheres, típico costume das muçulmanas.

Restaurantes em Dubai - Al Hadheerah
Al Hadheerah – Dubai (Foto retirada do site do restaurante)

O preço do jantar é fechado e inclui todas as opções de pratos e bebidas (água, sucos e refrigerantes e café) e os shows.

Restaurantes em Dubai - Al Hadheerah
Al Hadheerah – Dubai

Para maiores informações sobre o restaurante acesse o site – Al Hadheerah – como já mencionei anteriormente é necessário fazer reserva (online). Através do próprio site também é possível reservar o traslado, uma vez que o restaurante está mais afastado da cidade. Outra opção recomendada pela própria guia é pedir ajuda no seu hotel. Não indico pegar qualquer táxi para ir até o local, pode custar caro e lembre-se que você está indo para o meio do deserto.

Mas para viver a experiência de jantar no meio de um deserto, não necessariamente você precisa desembolsar 400 reais por pessoa, existem opções bem mais baratas. Eu tive a oportunidade de viver as duas, mas adianto que tudo tem seu preço. Confesso, eu fui aos extremos – do mais caro ao mais barato e talvez por esse motivo eu tenha tido um choque.  

A opção mais em conta eu encontrei aqui, que foi indicação da Gabi (a amiga que mora em Dubai) com a seguinte e clarissima recomendação: Se você quer viver uma experiência no deserto, eu iria no mais barato (afinal todas são iguais), mas pra isso você precisa desencanar da experiência gastronômica.

Como eu já havia vivido algumas experiências gastronômicas que tinham valido muito a pena, achei valida a ideia de partir para a mais barata.

Me explico: a experiência Al Hadheerah é exclusivamente um jantar no deserto, onde o acesso é feito por estradas de via normal. Essa segunda opção, iriamos viver um rally (ou safari, como eles chamam) no meio do deserto (que contarei tudinho em um segundo post) e ao final do rally será servido um jantar jantar com show bem mais simples que também ocorre no deserto.

A nossa segunda experiência aconteceu sentados no chão e com a possibilidade de dividir mesa com outras pessoas, isso se nós não estivéssemos em um grupo de 6, que é o limite de pessoas por mesa.

As opções de tendas com artesanato e a possibilidade de pintar as mãos com henna estavam lá também. O preço único também incluía a alimentação e bebida (água e refrigerante). Com uma única estação onde todos se servem ao mesmo tempo, optamos por aguardar um pouco para diminuir a fila e poder se servir tranquilos.

Restaurantes em Dubai - Jantar no Deserto
Jantar no Deserto – Dubai

Talvez a minha frescura tenha me bloqueado um pouco e tive certa dificuldade de me servir, acabei ficando com salada de alface, tomate, arroz e um kebab de cordeiro que foram servidos em pratinhos de plástico com talheres de plástico. Existiam algumas outras opções, mas a aparência da comida nadando no molho não me agradou muito. A Gabi já havia me adiantado que era um pouco apimentada, por bem resolvi pular essa parte.

O que eu tenho a dizer? Não recomendo o jantar mais barato! O mesmo site oferece vários pacotes de todos os valores. Escolha uma opção que caiba no bolso, quanto mais caro talvez a experiência gastronômica seja melhor. Como não vivi todas, não posso afirmar. Só sei, que a diferença de valores está justamente no jantar, já que o rally pelo deserto é o mesmo para todos os grupos.

Se não quer arriscar e o budget está mais tranquilo, recomendo muitíssimo a primeira opção.

Restaurantes em Dubai – Dubai Mall

Se você quer fugir um pouco da gastronomia árabe, ou não quer se arriscar com sabores novos recomendo fazer algumas refeições no Dubai Mall. O maior shopping de Dubai (e do mundo) oferece inúmeras opções de restaurantes internacionais.

Em um dos dias que estávamos com mais pressa acabamos optando pelo The CheeseCake Factory. Se você já esteve nesse restaurante nos Estados Unidos, bem sabe que a pressa só virou uma desculpa para nos afundarmos nos cheesecake deliciosos desse restaurante. Se você não sabe do que eu estou falando, te adianto: vale a pena cada caloria. Vale a pena inclusive, estar no oriente médio e se aventurar na gastronomia americana. Eu sei, isso é um erro quase imperdoável para os turistas fervorosos que querem apreciar única e exclusivamente a gastronomia local. Me desculpem, mas não tive como resistir.

O restaurante está exatamente em frente ao aquário de Dubai (leia o post aqui), e além dos famosos e deliciosos (sim, mais uma vez) cheesecake, o restaurante oferece muitas opções de comidas para um almoço e/ou jantar. Se você não conhece a rede te aviso: vá com calma nos pedidos! Você está em Dubai, mas os pratos são estilo americano, o que quer dizer m-u-i-t-o bem servido.

Se gostou da ideia, talvez fazer um turismo gastronômico pelo Dubai Mall pode ser uma opção. Acredito que seja possível dar uma volta ao mundo através dos restaurantes do shopping. Aqui vão alguns exemplos de como o local é internacional: Angelina (melhor chocolate quente de Paris). Eataly (conhecido como o templo sagrado dos amantes da culinária italiana). Ihop (as melhores panquecas americanas). Magnolia Bekery Café (talvez a padaria mais conhecida do mundo de Nova York direto para o Dubai Mall). Laduree (considerados os melhores macarons de Paris). London Fish and Chips (o peixe com batata mais desejado do mundo). Rainforest (o restaurante temático que te leva direto para uma selva).

O local oferece muito mais, leia aqui todos os restaurantes que você pode encontrar no Dubai Mall.

Restaurantes em Dubai – Burj Al Arab

Eu já contei aqui nesse post – Como conhecer o Burj Al Arab – que a única possibilidade de entrar e conhecer o hotel mais icônico da cidade é se hospedando ou tendo uma reserva em um dos restaurantes.

Restaurantes em Dubai - Burj Al Arab
Restaurante no Burj Al Arab – Dubai

Lá eu te ofereço duas opções. Um bar, com consumação mínima, ou um café da manhã de rei, ou seria um xeique? Pois bem, o café é farto e pode ser uma excelente maneira de você iniciar o seu dia.

Se você já foi para Dubai e tem mais alguma dica de restaurante, me conta aqui nos comentários. 😉

Salve o post: Restaurantes de Dubai, para ler mais tarde.

Restaurantes de Dubai - Onde comer na cidade?

2 comments

  1. Ai quanta delicia! Eu morro pela barriga nas viagens, adoro comer bem, e quanto mais típico melhor! O que eu aprendi com essa lista? Que comer em Dubai vai muito além dos pratos, é uma verdadeira experiencia! Quero um jantar no deserto, por favor!! E quero aquela limonada de hortelã no cenário branquinho da Arabian Tea House Café. Mas que tudo, quero muito, muito kebab! Tem coisa mais deliciosa na vida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.