Marcadas por um momento triste e sangrento na história do mundo, as http://torontodisposalbinrentals.com/garbage-bin-rentals-in-scugog-on/ Praias do Dia D, na Normandia, ficaram conhecidas após terem sido o local de desembarque de americanos, ingleses e canadenses no dia where to purchase Dilantin 06 de Junho de 1944 na Segunda Guerra Mundial.

Logo cedo começaram com os desembarques e no final do dia os aliados haviam estabelecido um ponto de apoio ao longo da costa, podendo começamos com o avanço ao interior da França.

Ao longo dos 80 km da costa normanda, a ação foi dividida em 5 principais setores e são eles: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.

A invasão das praias no dia D
A invasão das praias no dia D – Foto: US Department of defense

Por toda a extensão das praias do dia D podemos relembrar, homenagear e compreender os dias difíceis que todos aqueles homens passaram. Cemitérios, museus, monumentos e locais informativos estão espalhados por toda esta região.

Se você se interessa pelo assunto, sem sombra de dúvidas a Normandia como um todo é um destino que deve estar no seu roteiro um dia. As praias do Dia D podem ser exploradas em um ou dois dias, mas se o seu desejo é visitar cada um dos museus e memoriais, recomendo que reserve algo como quatro dias.

Omaha Beach - Praia do dia D - Normandia
Omaha Beach – Praia do dia D – Normandia

O passeio pela região é pesado e triste, mas como viajar é a escola da vida achei que incluir as praias do Dia D na minha viagem seria uma grande oportunidade de ver, sentir e compreender melhor o que aconteceu. Que aula de história incrível eu vivi aquele dia.

Vale recapitular que naquele dia, 132.000 soldados desembarcaram na costa da Normandia.

Praia de Utah

Utah Beach - Praia do dia D - Normandia
Utah Beach – Praia do dia D – Normandia – Foto: Imperial War Museum

Além do desembarque pelo mar,  feito por 21.000 homens, foi sob a praia de Utah que 14.000 paraquedistas americanos foram lançados, embora muitos não tenham conseguido alcançar o seu posto logo no primeiro dia, por terem caído fora do alvo, foi considerado um desembarque aéreo de sucesso.   

Praias do dia D - Normandia
Praias do dia D – Normandia

A primeira atração que se encontra por lá é o Museu do desembarque, na Praia de Utah, a visita ao museu te dá a oportunidade de compreender mais sobre a região estratégica. Uma coleção de materiais, testemunhos e também de veículos utilizados naqueles dias estão expostos no local.

Outra opção é o Airbone museum, localizado ao lado da Sainte Mère Eglise, igreja essa que deixou o paraquedista John Steele, conhecido pelo seu ato heróico na segunda guerra mundial. Ao ser lançado John ficou preso na torre da igreja, na cidade onde estava dominada por alemães, no instante em que caiu, o soldado se fez de morto para tentar se salvar. A atitude de John garantiu a sua vida e logo que os americanos dominaram a cidade John foi libertado. Hoje existe um boneco pendurado na igreja, homenageando John.

O Museu de Airbone aborda o lado dos paraquedistas americanos desde os preparativos da invasão, ainda na Inglaterra até as batalhas enfrentadas pela divisão 82ª e 101ª.

A série Bad of Brothers, aborda toda a participação dos paraquedistas, mas especificamente a divisão 101ª na segunda guerra mundial. A história é contado pelos próprios soldados e recomendo assistir antes de embarcar para a Normandia.

Praia de Omaha

Omaha Beach - Praia do dia D - Normandia
Omaha Beach – Praia do dia D – Normandia – Foto: US National Archives

Na praia de Omaha desembarcaram 34.250 homens. É nesta praia onde encontra-se o maior número de atrações relacionados a guerra.

La Pointe du Hoc (143 Km) foi uma fortificação alemã, construída sobre as falésias com vista para o Canal Inglês. Soldados americanos escalaram 30 metros de altura para alcançar a bateria de canhões, que deveriam estar apontados para as praias de Omaha e Utah. Porém, os canhões haviam sido retirados dias antes terra adentro. Sendo assim o Estados Unidos conseguiu conquistar o Point du Hoc com certa facilidade.

La Pointe du Hoc - Omaha Beach
La Pointe du Hoc – Omaha Beach

O caminhar por este cenário histórico nos dá uma pequena dimensão do que se sucedeu por lá naquele dia. Crateras no chão, aberto por bombas. A experiência de entrar em um bunker e de alguma maneira sentir o que era ficar dentro daquele lugar claustrofóbico. Ter a dimensão do campo de visão dos alemães, contra o sentimento dos americanos dando de cara com enormes construções de concretos sem conseguir imaginar o que exatamente os aguardavam.

La Pointe du Hoc - Omaha Beach
La Pointe du Hoc – Omaha Beach

É um mistura de sentimentos viver tudo aquilo! Enquanto os adultos, em silêncio, refletem e guardam os seus pensamentos, as crianças brincam pelo “parque” com um sorriso no rosto e com a inocência no coração.

Dedique ao menos uma hora para visitar esse lugar, que está repleto de informações contando em detalhes do que aconteceu neste ponto da Normandia.

La Pointe du Hoc - Omaha Beach
La Pointe du Hoc – Omaha Beach

Omaha Beach, também conhecida como Omaha Sangrenta, hoje é uma praia tranquila e está lá para quem quiser ver. Uma grande escultura sobe das areias de Omaha Beach – intitulada Les Braves – homenageando todos os homens que desembarcam naquele dia.

Les Braves - Omaha Beach - Normandia
Les Braves – Omaha Beach – Normandia

Se você ainda não assistiu o filme: O Resgate do Soldado Ryan, recomendo que assista antes de viajar e terá uma real dimensão do que passou naquele ponto da Normandia. Assistimos dias antes da nossa viagem, e chegar lá e dar de cara com a praia o coração até dispara.

O Museu Memorial de Omaha Beach está localizado próximo da praia e conta com coleções de uniformes, veículos, objetos pessoais e armas utilizados na guerra. Documentos, fotografias e notas que contam sobre o desembarque em Omaha, um filme com depoimentos de soldados sobreviventes irá guiá-lo através do desembarque tanto na praia como no Point du Huc.

Overlord Museum - Omaha Beach - Normandia
Overlord Museum – Omaha Beach – Normandia

Um pouco mais adiante, encontramos um museu maior o Overlord Museum que também conta sobre o período de desembarque, mas segue com o seu acervo até o momento da libertação de Paris. Cenas reconstituídas e contadas por testemunhas, mais de 35 veículos, tanques e armas fazem parte do acervo deste museu.

Com uma bonita vista para a praia de Omaha, no alto de uma montanha e próximo ao Overlord Museum encontramos o Cemitério Militar Americano, um dos pontos mais visitados no roteiro das Praias do Dia D.

Cemitério Militar Americano - Omaha Beach - Normandia
Cemitério Militar Americano – Omaha Beach – Normandia

Muito mais do que um cemitério o local é realmente um ponto de homenagem aos que dedicaram a sua vida para aquele embate. São mais de 9 mil túmulos a perder de vista, nove mil cruzes brancas expostas em um bonito jardim de frente para o mar da Omaha Beach.

O cemitério oferece algumas visitas guiadas e além disso espelhado pelo local é possível encontrar uma série de memoriais com painéis informativos que contam com mais detalhado o que aconteceu por lá.

Cemitério Militar Americano - Omaha Beach - Normandia
Cemitério Militar Americano – Omaha Beach – Normandia

Gold Beach.

Gold Beach - Praia do dia D - Normandia
Gold Beach – Praia do dia D – Normandia – Foto: Imperial War Museum

Foi na Gold Beach, mais precisamente em Arromache que a infantaria britânica desembarcou. Os ingleses construíram um porto artificial para receber os navios com equipamentos, restos do porto encontram-se na praia até hoje e é isso que atrai tantos turistas até lá. Além de alguns tanques e carros utilizados na batalha da Normandia que estão expostos ao longo da Gold Beach.

Bom, além de seguir até a praia para ver de perto o porto de Mulberry, que a visão irá depender muito da altura da maré, você pode visitar o Museu do Desembarque – onde é possível encontrar uma maqueta do porto Mulberry e compreender exatamente o que significa as peças que sobraram na praia.

Porto de Mulberry - Praias do dia D - Normandia
Porto de Mulberry – Praias do dia D – Normandia – Foto: Imperial War Museum

Outra opção é o Arromache 360o, um cinema com tela 360o com um filme de 20 minutos apresentando cenas reais sobre a batalha que ocorreu na Normandia na Segunda Guerra Mundial. O cinema está localizado no alto da montanha, com um vista panorâmica da Golden Beach, da onde é possível observar todos os restos do porto artificial construído em Arromache.  

Juno Beach.

Juno Beach - Praia do dia D - Normandia
Juno Beach – Praia do dia D – Normandia – Foto: Imperial War Museum

Juno foi uma das praia do Desembarque da Normandia mais sangrentas, foram 340 baixas e 574 feridos dos 21.400 soldados que desembarcaram. A praia de Juno foi invadida pelas tropas canadenses.

Além do vilarejo de Courseulles-sur-mer, primeira cidade que os canadenses conseguiram libertar dos alemães você pode pode visitar o Juno Beach Center o local homenageia os 45.000 canadenses que morreram na segunda guerra mundial. Além das exposições do museu é possível fazer um tour pela praia, passar pelas muralhas defensivas construídas pelos alemães e também visitar os bunkers com acompanhamento de um guia canadense.

Omaha Beach - Praia do dia D - Normandia
Omaha Beach – Praia do dia D – Normandia

Dentro do memorial você terá a oportunidade de entrar dentro de um carro anfíbio e simular o momento do desembarque. O museu vai além da batalha da Normandia e mostra a atuação dos canadenses na guerra como um todo e tem uma sala dedicada para o Canadá de Hoje.

Carro Anfíbio - Praias do dia D - Normandia
Carro Anfíbio – Praias do dia D – Normandia – Foto: US National Archives

Outro local de visita na Juno Beach é o Cemitério de Guerra Canadense. São 2.049 dos canadenses que desembarcaram na costa normanda, assim como dos que participaram da batalha de Caen.  

Sword Beach

Sword Beach - Praia do dia D - Normandia
Sword Beach – Praia do dia D – Normandia – Foto: Imperial War Museum

A praia de Sword foi onde os 28.845 soldados britânicos desembarcaram com o objetivo de liberar Caen.

Diferente dos outros museus e memoriais já mencionados por aqui, em Swrod Beach a principal atração é o Memorial Pegasus que conta a história da 6ª Divisão Aerotransportada.

O memorial aborda três elementos que se destacaram no desembarque do Dia D e foca na missão que a 6ª Divisão tinha, que era: manter o flanco leste das forças de invasão, a fim de evitar contra-ataques alemães vindos do leste.

La Pointe du Hoc - Omaha Beach
La Pointe du Hoc – Omaha Beach

Os elementos são: a ponte de Bénouvill e a ponte Bailey, que você pode ver as versões originais. E uma cópia em tamanho real de um planador Horsa.

Próximo de Sword Beach você pode visitar o The Grand Bunker, que foi um posto de comando alemão de 5 andares, hoje transformado em museu e inteiramente dedicado à Muralha do Atlântico na Normandia. Lá é possível visualizar documentos, planos e fotos para acompanhar a vida das cenas do Grande Bunker.

Hospedagem nas Praias do Dia D

Omaha Beach - Praia do dia D - Normandia
Omaha Beach – Praia do dia D – Normandia

Caen é a maior cidade da região, uma excelente base para quem quer fazer este roteiro. Além de ser uma excelente cidade para se visitar (falaremos dela nos próximos posts). Algumas sugestões de hospedagem na cidade de Caen:

Adagio Caen – essa foi a nossa opção. Estilo flat o quarto do Adagio é muito grande e confortável, com opção de uma mini cozinha para aqueles que gostam de preparar algo rápido no quarto e a localização do Adagio é ótima para quem quer visitar a cidade de Caen.

Ibis Caen Centre – o Ibis Caen Centre tem uma ótima localização para aqueles que vão visitar a cidade e também pode ser sua base para o roteiro das praias do Dia D. O hotel oferece estacionamento e você já sabe o que irá encontrar no tradicional hotel da rede Accor – Ibis.

Hôtel La Fontaine Caen Centre – para quem prefere um hotel mais moderno sem abrir mão da boa localização o hotel La Fontaine pode ser uma opção. Os hóspedes elogiam muito o bom atendimento do local.

Para conferir mais hotéis na cidade de Caen, clique aqui , e avalie todas as opções do Booking, nosso parceiro. Você garante a sua hospedagem e ajuda a gente a manter o blog sem pagar nada a mais por isso. Se for cliente Genius não perde os seus benefícios. 😉

Cemitério Militar Americano - Omaha Beach - Normandia
Cemitério Militar Americano – Omaha Beach – Normandia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.