A cidade onde é Natal o ano inteiro – Rothenburg ob der Tauber – Alemanha

Rothenburg

Caminhar pela cidade que respira Natal 365 dias por ano, é como andar num mundo, onde neve é de comer e o cheirinho de canela está por todo canto. É onde os tons mais vistos são: o vermelho, o verde e o dourado nos trajes, enquanto o marrom e o vinho enaltecem nossos olhos na arquitetura medieval.

Talvez pela nossa influência americana, já pensaríamos na trilha sonora de Jingle Bells, mas não, por favor, não. Nesta pequena cidade alemã, no norte do estado da Bavaria, ouvimos melodias menos cantadas e mais tocadas. Aquelas antigas mesmo que parecem estar sendo tocadas na casa de nossas avós, que nos abraçam e nos fazem reviver alguma lembrança antiga carinhosamente.

O Natal é assim mágico, assim como Rothenburg ob der Tauber. Suas casas possuem aquela aquarela de cores e seu formato excessivamente medieval, com os detalhes em madeira escura ou mesmo colunas pintadas de vinho. Os muros e as torres brincam entre as casas antigas, se misturando ao visual de outrora.

Rothenburg
Rothenburg ob der Tauber – Alemanha

Os moradores parecem manter exatamente o caminhar e também os trajes como faziam seus antecessores. Os detalhes das calçadas, também as plantas e flores que sobressaem nas paredes e nas janelas são feitos para cativar qualquer um que ali passa. Rothenburg ob der Tauber foi realmente feita para andar e ser embalado pela magia do Natal. Então, pare em qualquer um dos estacionamentos e ultrapasse o muro, deixando a calma e a tranquilidade desta pequena cidade te levar.

Quer saber mais sobre os vilarejos alemães? Confira o post de Rüdesheim am Rhein

Rothenburg
Rothenburg ob der Tauber – Alemanha

Com pouco mais de 11.000 habitantes, esta pequena cidade já foi por muitas décadas, há muitos anos atrás, maior que Frankfurt e Berlin por estar localizada no caminho entre grandes cidades antigas importantes, como Würzburg e Munique. Faz parte da incrível Rota Romântica alemã e está situada há menos de 100km de Nurembergue.

Devido a sua riqueza e influência em grandes partes do período medieval alemão, mantém até hoje sua arquitetura medieval, mesmo tendo sido atacada durante a Segunda Guerra Mundial. Sorte nossa, que a região atacada é um tanto afastada do centro histórico impecável de Rothenburg. Com o mantenimento em mente e seu território definido pelo muro, não há outro protagonista do que as jóias arquitectônicas deste período, ou seja, lá não se encontram edificações modernistas e contemporâneas. A cidade realmente respira história.

Rothenburg
Rothenburg ob der Tauber – Alemanha

Se seu ponto forte não é museus, Rothenburg ob der Tauber é perfeito para você. Ótimos restaurantes servindo a mais típica cerveja alemã com pratos específicos da região não lhe faltarão. Se o seu ponto fraco é museu, pois bem, aproveite o único museu de Natal da Alemanha. O local possui artefactos intactos da celebração desta data festiva dos séculos XIX e XX. São ilustrações do querido velhinho, uma mais engraçada ou delicada que a outra. Formatos de árvores de Natal e seus pendentes totalmente inusitados. A história do menino Jesus e presépios são contados com sutileza sem fazer menção a religião alguma. A visita vale o valor de €4 e em pouco mais de 40 minutos é possível passar por todas as pequenas exceções.

Gosta de vilarejos europeus? Leia o post de Albi, um vilarejo Francês.

Rothenburg
Rothenburg ob der Tauber – Alemanha

No mesmo estabelecimento está a loja mais encantadora possível, com uma árvore enfeitada com mais de 3 metros de altura e vendedoras vestidas a caráter, o passeio gratuito pela loja vale para viajantes de qualquer idade. É de se perder nos diversos tipos de adornos, bolas e pingentes, dos variados enfeites de vidro e porcelana. Os presépios artesanais são um alento para o nosso coração e trazem certa paz e fé para a nossa alma. São alguns feitos de madeira, ou mesmo de pedra, alguns até de lã. Todos estão a venda e não há como sair sem uma pequena lembrança deste mundo encantado.

Rothenburg
Rothenburg ob der Tauber – Alemanha

Rothenburg ob der Tauber possui tradição também por seu muro de pedra, que circunda toda a cidade antiga, preserva o charme e nos permite fazer uma viagem pelo tempo. Uma caminhada pelas suas ruas estreitas e de certa forma tortas, vira uma brincadeira natalina infantil. Ande sobre muro, afinal não são tantas as oportunidades de perambular por um. A posição da cidade no vale do rio Tauber lhe permitirá uma vista belíssima sobre este paredão.

Rothenburg
Rothenburg ob der Tauber – Alemanha

A prefeitura com sua encantadora arquitetura renascente, impressiona. Por ser um prédio tão imponente e gigantesco quando comparado com o restante da cidade. 

Leia também: Innsbruck, Áustria

Fica então explicito a importância que a cidade já possuiu, uma vez que foi durante diversos séculos na Idade Média sede do governo. Aproveite a inclinação da escada, sente-se sobre um dos degraus e contemple a beleza desta cidadela única, afinal o encanto estará em cada um dos detalhes a sua frente.

Rothenburg
Rothenburg ob der Tauber – Alemanha

Não há época específica para visitar esta cidadela. Mesmo se tratando de uma cidade que respira a história do querido velhinho, é de se surpreender os belíssimos dias de primavera e a beleza do inverno com os flocos de neve caindo sobre si. Um dia inteiro sem pressa é suficiente para conhecer as preciosidades da cidade. O acesso é bastante facilitado, sendo confortável chegar de trem ou mesmo estacionar nos diversos espaços próximos ao muro.

Rothenburg
Rothenburg ob der Tauber – Alemanha

Não deixe de provar a bola de neve, chamada em alemão de Schneebällchen em uma das confeitarias da cidade. Este doce que se parece com um Crostoli, é delicioso e possui a cobertura que você pode imaginar. Adoce sua viagem e tome um café, até mesmo um chá.

Apesar da celebração natalina ser essencialmente feita por nós ocidentais, a maior presença na cidade são dos turistas asiáticos. Por isto, não se incomode em ver tantos com seus guias turísticos e caravanas pela cidade, pois o passeio pela cidade vale cada passo.

 

5 comments

  1. Ah o natal, para mim é a época mais perfeita do ano e conhecer essa cidade onde se respira natal todos os dias através desse post foi uma delícia!! Consegui até sentir o cheirinho de canela através das palavras!! Consegui sentir o amor e harmonia através dos detalhes.. As fotos são lindas..

  2. Olá!!! Que delícia essa cidade! Embora tenha visitado a Bavária em Junho/2016, não visitei Rothenburg ob der Tauber: fiquei tão maravilhada com Nuremberg que não consegui sair de lá.

    Agora vejo que preciso voltar! Logo, urgente. Quero sentir o aroma de canela, provar a bola de neve, conhecer os presépios e me encantar com as cores de Natal.

    Adorei!!!!

    Ana

  3. Adorei este post!
    Nao sou apaixonada por Natal e por isso, quando vejo cidadezinhas alemãs com casinhas em enxaimel, penso automaticamente em inverno (e eu amo inverno). Rothenburg ob der Tauber està na minha lista desde que eu vi essa foto clàssica da capa! 😉

Deixe uma resposta