6 Vilarejos Franceses para conhecer antes de morrer

Vilarejos

São pequenos, são charmosos, são dignos de cenários de filmes. Mas falar tudo isso seria muito clichê e falta de criatividade. Se você acompanha o Passaporte com Pimenta sabe que sou a maluca dos vilarejos e que recentemente a França ganhou um espaço extra no meu coração de viajante. Se juntar os dois, passo horas e dias falando e suspirando pelos tais vilarejos franceses!

Cada vez que eu vejo uma lista (como esta), abro meu mapa de desejos (tenho um de cada país) e saio marcando as indicações. A França é o meu mapa mais recheado e isso se dá, devido a extensa lista de pequenas cidades e vilarejos que desejo conhecer no país. Ainda nessa vida!

Além da minha fixação por listas de viagem, eu amo o livro 1.000 lugares para se conhecer antes de morrer. Muitas das minhas descobertas sobre os encantadores vilarejos franceses foram feitas através dessa bíblia sagrada do viajante.

Antes de entrar na minha lista sobre os meus vilarejos preferidos eu preciso dividir algo com vocês que eu descobri. Você já ouviu falar sobre o selo de vilas floridas da França? O governo incentiva as vilas que decoram ruas e sacadas com flores, alegando que isso dá um aspecto mais alegre para a cidade, melhora a qualidade de vida e claro atrai mais turistas. Os responsáveis por isso são os próprios moradores que são diretamente beneficiados pelo aumento do turismo na cidade e claro pela qualidade de vida. O governo só é responsável pela seleção e pela divulgação do projeto.

A classificação vai de uma a quatro flores. E todo ano as cidades passam por uma nova seleção, ou seja conhecer os vilarejos franceses na primavera pode ser ainda mais incrível! Falei tudo isso pra dizer que todos os vilarejos que vou mencionar aqui estão presente na seleta lista das vilas floridas da França, assim como estão também estampando as páginas do livro 1.000 lugares para se conhecer antes de morrer.

Alguma dúvida que você precisa conhecer JÁ esses lugares?

Albi

Vilarejos Franceses - Albi
Albi – França

A cidade de Albi está na região da Occitânia. Conhecida como a fortaleza dos catáros, a aldeia teve uma história bastante conturbada os católicos. Por esse motivo, foi construída uma enorme Catedral como símbolo de poder.

Ao lado Catedral encontramos o Palácio Barbie, que juntos formam a cidade episcopal. Hoje o palácio de transformou em um museu, destinado exclusivo para obras de Toulouse-Lautrec, famoso pintor que nasceu em Albi mas ainda jovem se mudou para Paris para aperfeiçoar suas técnicas artísticas. Mas o que mais chama atenção dentro a cidade episcopal é mesmo o pequeno e luxuoso jardim aos fundos do palácio. Projetado pela mesma pessoa que projetou os jardins de Versailles o local beira a perfeição. 

Leia o post completo sobre – Cidade de Albi, a cidade vermelha.

Carcassonne

Vilarejos Franceses - Carcassone
Carcassone – França

A cidade medieval de Carcassone, também se encontra na região da Occitânia. Embora a cidade tenha crescido e se modernizado, restos da idade média ainda fazem parte desse lugar. Considerada a cidade medieval mais bem preservada da Europa, o passeio principal é explorar o interior do castelo, assim como caminhar pelos arredores das muralhas, que com seus 3 km de extensão, são consideradas as muralhas mais antigas da Europa.

É um verdadeiro filme de época passear por esse vilarejo. Torres, pontes levadiças e as fortificações abraçam uma pequena cidade com ruas labirínticas que são invadidas todos os dias por turistas e fazem desta pequena vila ser uma das cidades mais visitadas da França. 

Leia o post completo sobre – Carcassonne, a cidade murada.

Colmar

Vilarejos Franceses - Colmar
Colmar – França

Do sul ao norte da França, vamos para Colmar na região da Alsácia. Uma região que já foi parte da Alemanha e por isso hoje é até difícil diferenciar a cultura alsáciana do país vizinho. A gastronomia, o estilo arquitetônico das casas e até mesmo o dialeto falado por lá levam influência alemã.

Colmar não passa um ano se quer sem levar a classificação máxima das vilas floridas. Mas não é só na primavera que a vila dá show. No final do ano Colmar se transforma em uma vila mágica que é invadida pelo clima de Natal e passa a oferecer um dos mercadinhos de Natal mais desejado de toda a Europa. Se ainda não tá bom pra você, sabe que foi esse vilarejo francês que inspirou a equipe do Walt Disney para construir a vila do desenho animado A Bela e a Fera. 

Leia o post completo sobre – Colmar, a vila florida da Alsácia.

Cordes Sur Ciel

Vilarejos Franceses - Cordes sul Cier -
Cordes Sur Ciel – França

Voltamos para a região de Occitânia, Cordes Sur Ciel é um pequeno vilarejos francês que se encontra no topo de uma montanha. Cordes sobre o céu, que a tradução do nome, revela muito sobre o lugar: quando a cidade está coberta por neblina Cordes fica para cima das nuvens. Para alcançar o pico, deve-se subir a pé. Não se preocupe, você será recompensado ao longo da sua caminhada. Lindas e charmosas casinhas de bonecas irão te acompanhar ao longo do caminho.

Não é atoa que o lugar levou o título de: Vilarejo mais bonito da França. As ruelas de pedras, pedem um sapato confortável para que você explore cada um dos cantinhos do vilarejo. Suba e desce quantas vezes for necessário. Aprecie a vista da região, toda vez que quiser se apaixonar ainda mais por esse lugar!

Leia o post completo sobre – Cordes Sur Ciel, o vilarejo mais bonito da França.

Èze

Vilarejos Franceses - Èze
Èze – França

Nos Alpes de Provence, encontra-se uma pequena vila chamada Èze. Um vilarejo suspenso, com vista para o mar mediterrâneo. Eu te pergunto: como não amar? A vista é tão desejada, que os melhores hotéis e restaurantes ficam localizados de frente para o mar. Sem nada nem ninguém para atrapalhar o momento!

Mas se você não está afim de desembolsar tantos euros em troca da vista, você pode subir até o Jardim Exótico e apreciar da mesma paisagem. O local trata-se de um jardim repleto de cactos e plantas exóticas que desfrutam de um panorama único. O local é muito peculiar e com certeza vale a pena a visita. Conheça o local com calma, ele é pequeno mas é muito bonito e merece atenção e tranquilidade.

 

Leia o post completo sobre – Èze, o vilarejo nos alpes de Provence.

Saint Paul de Vence

Vilarejos Franceses -Saint Paul de Vence -
Saint Paul de Vence – França

Saint Paul de Vence também está localizado nos Alpes de Provence e se encontra bem próximo de Èze. Inclusive, é bem possível fazer as duas em um único dia.

St. Paul, é um pouco mais chique e é conhecida como a vila dos artistas. Muitos deles escolherem essa pitoresca vila francesa para viver e se inspirar e por esse motivo o local se transformou em um museu a céu aberto. Caminhar pela ruelas da vila é apreciar obras das mais clássicas às mais contemporâneas, todas expostas nas paredes das galerias da cidade. Se vai comprar ou se vai só apreciar, tanto faz, fato que o local respira arte e nos faz acreditar que essa pequena vila é mesmo algo que saiu de uma bela pintura.

Leia o post completo – Saint Paul de Vence, a vila dos artistas

E aí, você conhece algumas dessas vilas? Ou conhece outras na França? Me conta aqui nos comentários, quais vocês adicionariam nessa lista.

Salve esse post para você ler mais tarde

Vilarejos Franceses - França

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.